SóProvas


ID
5350897
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise o caso a seguir: Lactente de 04 meses de vida iniciou quadro de febre, vômitos, 08 evacuações por dia, fezes líquidas, sem sangue ou muco. No 3º dia do quadro, a febre e os vômitos cederam, mantendo fezes líquidas, volumosas e perda ponderal. Chega ao atendimento médico no 16º dia de diarreia, com queixa de que há dois dias passou a apresentar evacuações explosivas, distensão abdominal, cólicas e “assadura” perianal. Usa leite de vaca desde os 60 dias de vida. Exame físico: escore Z IMC= -2,1DP, hidratada, abdome distendido, timpanismo aumentado, dermatite perineal (assaduras). Sem outras alterações. O diagnóstico clínico mais provável para o caso é: 

Alternativas
Comentários
  • As diarreias podem ser classificadas em dois tipos: diarreia aguda, quando a duração é menos do que 14 dias, e diarreia crônica, quando a duração é maior do que 14 dias.

  •  DP foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, como um episódio diarreico de causa presumivelmente infecciosa que se inicia como um episódio agudo e se prolonga, de forma não usual, por um período igual ou superior a 14 dias, acarretando agravo do estado nutricional e condição de alto risco de vida. O termo não inclui as formas crônicas ou recorrentes de diarreia, como sprue tropical, doença celíaca, fibrose cística e outras afecções hereditárias com manifestações diarreicas