SóProvas


ID
5351203
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Um  barco  de médio  porte  naufragou  no  dia  29  de  fevereiro  de  2020  no  Amapá,  na  boca  do  Rio  Jari.  A  embarcação,  batizada  de  Anna  Karoline  III,  transportava  cerca de sessenta pessoas, que saíram da localidade de Porto  do  Grego,  no  município  de  Santana  (AP),  com  destino  a  Santarém  (PA).  De  acordo  com  a  Capitania  dos  Portos  do  Amapá, há pessoas desaparecidas e um óbito até o momento. 

Internet: <www.bol.uol.com.br> (com adaptações).

Acerca do tema abordado no texto acima e de assuntos correlatos, julgue o item.

A deficiente fiscalização sobre o transporte aquaviário no Norte do País permite que situações de risco, como o uso de combustível clandestino por muitas embarcações, potencializem o risco de novos acidentes.

Alternativas
Comentários
  • Um barco de médio porte naufragou no dia 29 de fevereiro de 2020, na região Sul do Amapá, na boca do Rio Jari. A embarcação, batizada de Anna Karoline 3, transportava  pessoas que saíram da localidade do Porto do Grego, no município de Santana (AP), com destino à Santarém (PA). Segundo o comandante da embarcação, o acidente aconteceu após um forte vento, que fez com que muitos passageiros caíssem na água. Uma balsa que passava pelo local auxiliou no resgate. Foram 40 mortos, 51 sobreviventes e 2 desaparecidos.

    O inquérito da Polícia Civil apontou que a embarcação estava com 70% de sobrecarga, o que foi um dos fatores que contribuíram para o naufrágio. Segundo informação da página da Agência Senado, em função do naufrágio, em março de 2020 a fiscalização de embarcações no Amapá foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em conjunto com a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). 

    O pedido de audiência foi feito no dia 2 de março, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quando o número de mortos registrado no naufrágio ainda era de 13 pessoas. Depois disto, o número subiu para mais de 30 vítimas fatais. Segundo o senador suas denúncias da falta de fiscalização das embarcações como principal propiciadora de tragédias eram feitas desde 2013. 

    Pelas informações colhidas na Agência Senado é possível perceber que a afirmativa apresentada na questão está correta 

    Gabarito do Professor: CERTO.