GABARITO: ERRADO
Casos em que nunca ocorre crase
x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.
x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.
x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?
x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?
x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.
x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.
x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.
Casos em que sempre ocorre a crase
? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.
? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.
? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.
Casos em que a crase é opcional
→ Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.
→ Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.
→ Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.
Fonte: PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é crase?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-crase.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
O
trecho apresentado na questão possui 6 erros:
- O 1º é referente à ausência de vírgula para isolar a expressão adverbial longa, que está deslocada "para desenvolver e implantar o Programa
Ginástica On Line e outros que julgar pertinente". De acordo com a regra, adjuntos adverbiais longos (são considerados assim os que possuem a partir de 3 palavras), quando deslocados, devem ser isolados obrigatoriamente com vírgulas;
- O 2º erro diz respeito à concordância do adjetivo "pertinente". Tendo em vista que ele concorda com "outros" (programas), que está no plural, o correto é que o adjetivo também esteja flexionado: [...] outros que julgar pertinentes[...];
- O 3º está na grafia dos vocábulos "On Line" e "segmento". Esta palavra existe na língua portuguesa, mas é sinônimo de SEÇÃO, PARTE, o que não é o sentido correto da frase. A ideia expressa na frase está relacionada com o ato de seguir, continuar, portanto, o correto é seguimento. Já referente àquela palavra (On Line), de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), a grafia correta da palavra é on-line, com hífen.Também, por já está dicionarizada, não precisa ser apresentada com itálico;
- o 4º erro é referente à ausência do acento grave em "as ações". Tal trecho é o complemento do substantivo "segmento" e, portanto, deve ser iniciado por preposição. Sendo assim, o uso da crase é obrigatória: [...] para dar
segmento às ações [...];
- o 5º erro está no emprego de "na" no trecho "ações de incentivo na atividade física". Tal preposição deve ser empregada quando no sentido de "Na parte interna ou superior de algo". Como a intenção não é tratar da parte interna da atividade física, a construção correta é [...] ações de incentivo à atividade física de
nossos colaboradores.
Gabarito do Professor:
ERRADO