SóProvas


ID
5352607
Banca
IDIB
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre os atos de improbidade administrativa:

I. Todo ato de improbidade administrativa gera ao erário danos materiais que devem ser ressarcidos pelos culpados, ainda que parcialmente.
II. O agente público pode até permitir que terceiro se enriqueça ilicitamente numa licitação pública, desde que não se envolva diretamente na prática da respectiva improbidade administrativa.
III. No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    Apenas em III

    LETRA C

  • GABARITO - C

    Em relação a alternativa A:

    A LIA dispõe em seu Art. 5°que ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  • Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.429 de 1992.



     

    - Atos de Improbidade Administrativa que importam enriquecimento ilícito (artigo 9º, da Lei nº 8.429 de 1992): artigo 12, Inciso I, da Lei nº 8.429 de 1992, perda da função pública; indisponibilidade e perda dos bens adquiridos ilicitamente; ressarcimento do dano (quando houver); multa de até três vezes o que acrescido de forma ilícita; suspensão dos direitos políticos de 8 a 10 anos; impossibilidade de contratar com o Poder Público e de receber benefícios fiscais até 10 anos. 

    - Atos de Improbidade Administrativa que causam prejuízo ao erário (artigo 10, da Lei nº 8.429 de 1992): artigo 12, Inciso II, da Lei nº 8.429 de 1992, perda da função pública; indisponibilidade e perda de bens adquiridos de forma ilícita; ressarcimento do dano; multa de até duas vezes o valor do dano causado; suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos; impossibilidade de contratar com o Poder Público e de receber benefícios por até 5 anos. 

    - Atos de Improbidade Administrativa decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário (artigo 10 - A, da Lei nº 8.429 de 1992): artigo 12, Inciso IV, da Lei nº 8.429 de 1992, perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos; multa de até três vezes o valor do benefício financeiro; ressarcimento ao erário por danos causados. 

    - Atos de Improbidade Administrativa que atentam contra os Princípios da Administração Pública (artigo 11, da Lei nº 8.429 de 1992): artigo 12, Inciso III, da Lei nº 8.429 de 1992, perda da função pública; ressarcimento do dano (quando houver); multa de até 100 vezes a remuneração do servidor; suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos; impossibilidade de contratar com o Poder Público e de receber benefícios por até 3 anos. 


     

    - Itens:

     

    I – FALSA. Nem todo ato de improbidade administrativa gera ao erário danos materiais. Existem 4 tipos de atos de improbidade administrativa.

    II – FALSA. Trata-se de ato de improbidade administrativa que gera prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, Inciso XII, da Lei nº 8.429 de 1992

    III – VERDADEIRA. Com base no artigo 6º, da Lei nº 8.429 de 1992 – literalidade da lei.

     

    Diante do exposto, percebe-se que a única alternativa correta é a letra C).

    Gabarito do Professor: C) 

  • Gabarito: C

    I – FALSA. Nem todo ato de improbidade administrativa gera ao erário danos materiais. Existem 4 tipos de atos de improbidade administrativa.

    II – FALSA. Trata-se de ato de improbidade administrativa que gera prejuízo ao erário, nos termos do art. 10, Inciso XII, da Lei nº 8.429 de 1992

    III – VERDADEIRA. Com base no artigo 6º, da Lei nº 8.429 de 1992 – literalidade da lei.

    Art. 6° No caso de enriquecimento ilícitoperderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

     

    Diante do exposto, percebe-se que a única alternativa correta é a letra C).

  • Questão Desatualizada

    Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio. - REVOGADO pela Lei 14.230/21