SóProvas


ID
5353501
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O grande tema de 2020, em escala global, foi a pandemia da covid-19. A primeira morte causada pela doença foi anunciada em janeiro, em uma província chinesa. De lá para cá, o número de infectados e de mortes cresceu exponencialmente. Uma corrida para a produção de vacinas para enfrentar a pandemia envolveu países, instituições e cientistas. Paralelamente, a questão ambiental viu ampliada a sua presença na agenda do mundo contemporâneo.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item.


Responsável pela colonização da África e de algumas regiões asiáticas, a Europa, em sua totalidade, tem acolhido bem os milhares de imigrantes que nela procuram refúgio.

Alternativas
Comentários
  • A Europa, em sua totalidade, tem acolhido bem os milhares de imigrantes que nela procuram refúgio?

    Tá brincando......

  • Questão errada

    Alguns países da Europa têm recebido diversos refugiados de origem islâmica, principalmente da Síria e do norte da África. Os países que mais recebem imigrantes na Europa são: Turquia, Portugal, Alemanha, Suécia e França, isso em números proporcionais a população do país.

    Ultimamente, diversos protestos têm ocorrido por causa da política migratória da União Europeia, pelo fato do aumento da criminalidade, estupros, terrorismo e pela imposição da SHARIA(lei Islâmica). Os países Europeus enfrentaram protestos de sua população natal para cobrar uma revisão na política migratória. Na França, militares de alta patente jáfizeram uma carta conjunta com diversos setores da sociedade endereçada ao presidente Macron, alertando para uma futura guerra civil entre os nascidos Franceses e imigrantes.

  • Oh se tá.

    Em 2018, a Itália até recusou receber um navio que chegava com centenas de imigrantes.

  • Gabarito: ERRADO

    Assunto que deve aparecer mais vezes nas provas de atualidades.

    É um problema mundial, mas afeta mais intensamente a Europa pela proximidade com os países onde há muitas divergências religiosas.

    Resumindo: Os países de modo geral não têm condições de arcar com um grande numero de imigrantes em função da falta de emprego, moradia, educação, escolas etc., o que acaba gerando tensões internas nesses países, o que acaba levando a não acolher bem os milhares de imigrantes que nela procuram refúgio.

    Abs

    Boa sorte!!

  • Califado Franco...

  • A questão apresenta um erro muito comum em questões de concurso público, a extrapolação.

    Podemos até ter países europeus que recebem bem os imigrantes que procuram refúgio, mas dizer que a sua TOTALIDADE tem esse tipo de atitude é exagerar bastante o que efetivamente acontece na realidade.

    Resposta: ERRADO

  • Questão errada quando falou "em sua totalidade", ou seja 100% da Europa está recebendo de bom grado os refugiados, informação que não procede, já que pelo risco de entrar terroristas em seu em seu território existe uma parte que não concorda em abrigar imigrantes.

  • refugiados sempre foi uma questão em pauta, recentemente o EUA irá fazer uma mega operação para mandar mais de 12mil venezuelanos de volta... EUA e países da Europa são os que mais sofrem com esse problemas
  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre o tratamento dispensado aos migrantes com destino a Europa julgamos a afirmação a seguir.

    Análise do item:
    Apesar da União Europeia tentar estabelecer políticas migratórias em comum para todo o bloco esta questão afeta os países membros de forma diferente com aspectos relacionados a localização dos países nos limites do bloco como no Leste Europeu ou na Bacia do Mediterrâneo como a Polônia, Itália e Grécia que precisam lidar com o massivo fluxo de pessoas chegando ou os países cujos migrantes escolhem como destino como é o caso da França e Alemanha. Porém o que há em comum a todos é o tratamento hostil e eventualmente violento que estes migrantes recebem seja por autoridades nacionais seja por grupos políticos nacionalistas extremistas que consideram estas pessoas como uma ameaça. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.