SóProvas


ID
5353597
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às principais abordagens da administração, julgue o item.


No âmbito da administração científica, um dos três princípios básicos adotados por Henry Ford era o da intensificação, que consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida.

Alternativas
Comentários
  • Errado, trata-se do princípio da economicidade.

  • principío de intensificação : diminuir o tempo de duração com o imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.

  • GAB E

    ADM CIENTÍFICA= TAYLOR

    ADM CLÁSSICA= FAYOL

  • O Fordismo é baseado em três princípios básicos:

    • Intensificação - redução do tempo de produção (desde a fabricação até a colocação do produto no mercado)
    • Economicidade - redução ao mínimo do estoque de matéria-prima
    • Produtividade - aumento da capacidade de produção de um homem e redução de custos por meio da especialização e da linha de montagem

    A questão trata, portanto, do princípio da economicidade. Gabarito ERRADO.

  • Amigos, a explicação correta do erro da questão é do colega Joacy Filho, Jonas Victor e Wallan Moreira. Houve inversão de conceitos. Digo isso pois o Henry Ford faz parte da Administração Científica e alguns colegas estão alegando que o erro é associá-lo à Administração científica. Só fica este lembrete :)

  • ERRADO.

    Tanto Frederick Taylor quanto Henry Ford fazem parte da Administração Científica, que, de fato, é encabeçada por Taylor. Henry Ford, com o fordismo, foi quem colocou em prática a produção em massa, idealizada por Taylor. Foi o período em que houve a mecanização da Administração Científica bem como a superespecialização dos operários.

    Com base na questão, Henry Ford adotou três princípios, a saber:

    -INTENSIFICAÇÃO: diminuição do tempo de execução com o uso imediato de equipamentos, matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

    -ECONOMICIDADE: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida.

    -PRODUTIVIDADE: aumento da capacidade de produção do homem, no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.

  • Intensificação: menos tempo de produção

    Produtividade: aumento da produção

    Economicidade: redução do estoque de matéria-prima

    (IPÊ)

  • No âmbito da administração científica, um dos três princípios básicos adotados por Henry Ford era o da intensificação, que consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. Resposta: Errado.

    Nem perde tempo... Mas sempre leia com calma

  • Gab.: Errado.

    A assertiva aponta para o princípio da economicidade não o da intensificação.

    O modelo administrativo de Ford caracteriza-se pelo trabalho dividido, repetido, contínuo, baseando-se principalmente, nos princípios da produtividade, da intensificação e da economicidade. Dois deles se referem ao "tempo": Produtividade e Intensificação e o terceiro se aplica ao fator "matéria": Economicidade.

    • O princípio da Produtividade: recomenda o máximo de produção dentro de um período determinado (com distribuição do ganho para o empregador, para o empregado e para o consumidor, pela redução de custos que se transforma em redução de preços);
    • O princípio da Intensificação: consiste em aumentar a velocidade rotatória do capital circulante, visando pouca imobilização dele e grande rapidez em sua recuperação (o capital de giro é obtido dos próprios consumidores);
    • O princípio da economicidade: refere-se a reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima em curso de transformação (uma vez que o "tempo é a expressão da energia humana e o estoque representa trabalho humano armazenado").

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre administração científica.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

    Segundo Chiavenato (2018), a Escola da Administração Científica foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Sua principal preocupação era aumentar a produtividade da empresa através do aumento da eficiência em nível operacional.

    A escola científica possui grande ênfase na análise e na divisão do trabalho no nível operacional (operário), pois segundo Taylor a tarefa desempenha por essa classe possui grande unidade fundamental da organização.

    Uma outra preocupação de Taylor estava voltada em eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e concomitante conseguir elevar os níveis de produtividade através da aplicabilidade de métodos da engenharia industrial.

    Neste contexto, Ford, representante da escola científica, apontou três princípios básicos para acelerar a produção, são eles:

    - Princípio de intensificação (diminuição do tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e colocação dos produtos no mercado);

    - Princípio da economicidade (reduzir ao mínimo o volume de estoque da matéria-prima em transformação);

    - Princípio da produtividade (aumentar a produção do indivíduo no mesmo período por meio da especialização da linha de montagem).

    Ante o exposto, a questão está errada, uma vez que a questão trocou os princípios, pois intensificação está relacionada “diminuição do tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e colocação dos produtos no mercado", lado outro, quem versa sobre reduzir ao mínimo o volume do estoque é o princípio da economicidade.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 5ª ed. Barueri: Manole, 2018.


    Gabarito do Professor: ERRADO.