SóProvas


ID
5353612
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto às funções da administração, julgue o item.


O controle é uma função administrativa cíclica, cuja primeira etapa é o estabelecimento de padrões ou critérios para aferir o desempenho da organização.

Alternativas
Comentários
  •  (Controle) é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que as demais funções administrativas tenham sido bem-sucedidas.

  • Gabarito: C

    De acordo com Robbins e Coulter,1 o controle pode ser definido como:

    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”

    O processo de controle é formado por quatro etapas:

    Estabelecimento dos padrões – definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade seria impossível controlá-la.

    Monitoramento do desempenho – acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nessa fase, iremos determinar o que será medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremoS medir e com que frequência.

    Comparação do resultado com o padrão – análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante.

    Medidas corretivas – nesse momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Dessa forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido maldefinidos). 

    Questão para fixar:

    (FCC/ TRT/PA – Analista adm./2010) O processo administrativo possui quatro funções básicas - planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:

    a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento;

    b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria;

    c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação;

    d) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação;

    e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

  • Gabarito correto

    As 4 etapas do processo de controle segundo Chiavenato são:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões: O primeiro passo do processo de controle é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar ou manter.

    2 - Avaliação do desempenho: O propósito da avaliação do desempenho é verificar se os resultados estão sendo conseguidos e quais as correções necessárias a serem feitas. A mensuração pode ser tanto um motivador como um ameaça às pessoas.

    3 - Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: A comparação pode levar em conta duas situações:

    • Resultados(quando a comparação entre o padrão e a variável é feita quando terminada a operação – é o controle sobre os fins)

    • Desempenho(quando a comparação entre o padrão e a variável é feita paralelamente à operação, ou seja, quando a comparação acompanha e monitora a execução da operação – é o controle sobre os meios)

    4 - Ação corretiva : A ação corretiva é a ação administrativa que visa manter o desempenho dentro do nível dos padrões estabelecidos. Ela tem como objetivo fazer com que cada ação seja feita exatamente de acordo com o preestabelecido.

    Q1132359

  • Outra questão

    Q1786388 Cespe 2021 - Assinale a opção que indica a etapa de gestão de processos que consiste no acompanhamento contínuo da sua execução, de forma a permitir a identificação e a correção de desvios verificados, e na qual são conhecidos os primeiros feedbacks dos resultados dos processos, de seus pontos fortes, de seus pontos fracos e das necessidades de melhoria.

    (A) identificação

    (B) mapeamento

    (C) definição de indicadores

    (D) monitoramento do desempenho Gabarito

    (E) melhoria

    bons estudos