B
Produção: contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.
Avaliação: definição dos prazos de guarda e destinação (eliminação ou recolhimento) da documentação arquivística de uma instituição.
Aquisição: Contempla a entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.
Conservação: Aspectos relacionados à manutenção da integridade física ou lógica dos documentos ao longo do tempo, bem como as tecnologias que permitem seu procedimento e recuperação.
Classificação: criação e utilização de planos de classificação que reflitam as funções, atividades e ações ou tarefas da instituição acumuladora dos documentos arquivísticos nas fases corrente e intermediária e a elaboração de quadros de arranjo na fase permanente.
Descrição: ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações, obedecendo critérios que respeitem o caráter orgânico dos documentos, interna ou externamente.
Difusão/acesso: é a função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização mais abrangente e esclarecedora.
Fonte: Arquivística: temas contemporâneos, 2009.
GABARITO B
Mnemônico: 3C2A2D ou CCCAADD
Repete umas 10x que você não esquece mais!
3 C - CRIAÇÃO, CONSERVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO.
2 A - AVALIAÇÃO, AQUISIÇÃO.
2 D - DESCRIÇÃO, DIFUSÃO.