-
São atividades do PROTOCOLO:
1. Recebimento
2. Registro
3. Autuação
4. Classificação
5. Expedição/Distribuição
6. Controle/Movimento
-
A) - acredito que seja uma fase do permanente.
-
Sobre a letra A) Empréstimo e consulta são atividades da fase corrente e intermediária. Não ocorre no Protocolo!
-
✅Letra A.
São atividades do PROTOCOLO = Recebimento, registro, autuação, classificação, expedição, distribuição e controle/movimentação.
NÃO são atividades do PROTOCOLO = Eliminação, empréstimo, avaliação, arquivamento, microfilmagem, digitalização, não elabora despachos.
Fonte: Baseada nos PDFs do Estratégia.
SIGAMOS!❤️
-
LETRA A).
A alternativa a ser marcada trata-se de uma atividade dos arquivos correntes e intermediários. Segue abaixo as distinções:
-ATIVIDADES DOS ARQUIVOS CORRENTES:
Protocolo;
Expedição;
Arquivamento;
Empréstimo e Consulta; e
Destinação.
-ATIVIDADES DE PROTOCOLO:
Recebimento;
Registro e Autuação;
Classificação;
Expedição e Distribuição;
Controle e Movimentação da Tramitação.
-
O protocolo pode ser considerado a porta de entrada e saída dos documentos na instituição. Seu objetivo é controlar a movimentação dos documentos, de modo que se saiba onde e com quem estão, e quais ações foram empreendidas no suporte documental.
Esse setor desenvolve suas atividades por meio do recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos.
A questão busca a alternativa que não representa uma ação do protocolo.
a) O empréstimo não é uma das fases do protocolo, quais sejam: recebimento, recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos. O empréstimo é uma atividade voltada para os arquivos permanentes. Errada.
b) Quando os documentos chegam no protocolo, os responsáveis separam o que é oficial do que é particular. Os documentos particulares são enviados aos destinatários, sem nenhuma outra ação atribuída a eles. Os documentos oficiais, por sua vez, serão separados entre ostensivos e sigilosos. Os sigilosos também são enviados para os destinatários, sem qualquer outra ação. Os ostensivos, finalmente são abertos, pois não há nenhuma restrição quanto ao acesso aos seus conteúdos. Errada.
c) A tramitação de documentos, também chamada de controle da tramitação, é a movimentação que o documento faz para que as demandas associadas a ele possam ser desenvolvidas. Se o documento foi do protocolo para o setor A, depois para o setor B, depois para o setor C e voltou para o setor A, a tramitação seria A, B, C e A, pois esse foi o caminho percorrido. Errada.
d) Todos os documentos, ainda que particulares, são enviados para o destinatário. O que acontece de diferente é que os sigilosos e os particulares não são registrados, somente destinados. Errada.
e) Após o recebimento e a separação do que é oficial/particular, ostensivo/sigiloso, o responsável pelo protocolo registra os documentos oficiais e ostensivos em um sistema, que pode ser manual ou informatizado. Esse sistema vai proporcionar o controle da movimentação do documento. Errada.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
GABARITO A
ALERTA
O erro da letra A - empréstimo - não é necessariamente por estar associada à fase corrente (como alguns pontuaram). Lembrem-se que o protocolo é uma atividade exclusiva da fase corrente. Acontece que o empréstimo não faz parte do rol taxativo que o protocolo nos apresenta: recebimento, registro, autuação, classificação, expedição/distribuição e controle.