SóProvas


ID
5354578
Banca
FSPSS
Órgão
FSPSS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as Distrofias de Duchenne e de Becker de acordo com suas características.

Coluna 1
1. Distrofia de Duchenne.
2. Distrofia de Becker.

Coluna 2
( ) Início tardio e os pacientes podem sobreviver até a idade adulta deambulando.
( ) Há fraqueza muscular que afeta seletivamente os músculos proximais dos membros antes que os distais.
( ) Afeta primeiro os membros inferiores antes que os superiores.
( ) Predomínio de fibras atróficas angulares dispersas, fibras hipertróficas difusas dos tipos 1 e 2 e maior internalização de núcleo.
( ) Predomínio de tecido conjuntivo, infiltração de tecido adiposo e fibras atróficas redondas difusas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Distrofia muscular de Duchenne 

    A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza e perda de massa muscular rapidamente progressiva, devido a degeneração dos músculos esquelético, liso e cardíaco. é uma forma de doença muscular, que surge por incapacidade de o organismo produzir uma proteína fundamental para o funcionamento do músculo. Esta proteína chama-se distrofina e a sua inexistência leva a uma perda das fibras musculares, com necrose e substituição por fibrose e tecido adiposo.

    A maioria dos doentes manifesta os primeiros sintomas no início do segundo ano de vida, com atraso na aquisição da marcha, marcha instável, quedas frequentes, dificuldade em se levantarem do chão, subir e descer escadas ou incapacidade em correr. Frequentemente a família nota que tendem a andar nas pontas dos pés e que os músculos da parte posterior das pernas (gémeos) são mais volumosos e duros. Alguns doentes têm atraso de linguagem e podem ter dificuldades de aprendizagem. Outros podem ter alterações de comportamento.

  • A Distrofia Muscular de Becker surge devido a uma alteração genética que inibe a produção da proteína distrofina, uma substância muito importante para manter as células musculares intactas. Assim, quando esta proteína está em baixa quantidade no organismo, os músculos não conseguem funcionar corretamente, começando a surgir lesões que destroem as fibras musculares.

    Por ser uma doença genética, este tipo de distrofia pode ser passado de pais para filhos ou surgir devido a uma mutação durante a gestação.