-
Gabarito: D.
• O Princípio da Proveniência diz: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também é chamado princípio do respeito aos fundos.
• Para Heloisa Bellotto “o princípio da Proveniência fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos”.
Fonte: Caderno de erros.
-
ITEM D.
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA DIZ RESPEITO AO RESPEITO AOS FUNDOS. PRESERVAÇÃO DO ARRANJO DADO PELO AUTOR DO DOCUMENTO.
-
Princípio da Proveniência - O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras.
Deve ser considerado em todas as fases.
- Fundo aberto: geradora em atividade;
- Fundo fechado: não recebe novos documentos.
Princípio da Organicidade - Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora.
-
Gabarito D
Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds)
Definição de Duchein (1977), segundo ele, o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.