Gab: A
Administração de Recursos Humanos: É a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal (Gil, 2001)
Fonte: Prof. Adriel de Sá, Gran Cursos
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a definição de Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Bem, dito isso, vejamos qual das alternativas é a correta no que afirma.
Antes de apresentar algumas definições, gostaria de deixar claro o seguinte, para alguns autores, como Chiavenato (2014) e Gil (2001), não há diferença entre a definição de Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos. Certo? Tendo dito isso, vamos aos conceitos.
Chiavenato (2014, p.10, 11) nos apresenta as seguintes definições sobre ARH:
- Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
- Função administrativa devotada a aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
Gil (2001, p.13) apresenta a seguinte definição para a Administração de Recursos Humanos:
- A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.
Já sobre Gestão de pessoas, temos os conceitos a seguir, ainda de acordo com Chiavenato (2014, p11):
- Conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
- Área que constrói talentos por um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
Tendo as definições acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
Lembre-se: a diferenciação de Área de Recursos Humanos para a Área de gestão de Pessoas só deve ser feita se a banca deixar isso claro, quando não, consideremos como termos sinônimos.
GABARITO: A
Fonte:
Chiavenato, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
Gabarito A
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
Gestão de Pessoas: é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores.
> Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas - no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.