SóProvas


ID
5355946
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Belmonte - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Considerando-se a informação dada a seguir, relativa ao Orçamento Público, sobre o qual se afirma que: a autoridade responsável por sua execução não tem opção, ou seja, tem que cumprir o que foi, ou vier a ser, determinado pela Casa Legislativa.
Neste contexto, estamos nos referindo ao modelo de orçamento conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    O que é o Orçamento Impositivo?

    Como o próprio nome diz, impositivo significa obrigatório. Portanto, orçamento impositivo quer dizer que a União passa a ser obrigada a executar as despesas propostas por grupos de deputados e senadores através de emendas parlamentares.

    As emendas são pequenas modificações que deputados e senadores apresentam quando o Orçamento do ano seguinte está sendo discutido no Congresso. A PEC aprovada em 2019 diz respeito à destinação de verba da União, requerida por um grupo de parlamentares a questões locais em seus estados, por exemplo.

    O assunto já é debatido no Congresso há alguns anos. Uma PEC similar aprovada em 2015 tornou obrigatório o pagamento de emendas individuais feitas por congressistas. A mudança agora é que o Orçamento Impositivo regula as emendas coletivas também.

    Antes da aprovação do Orçamento Impositivo, em 2019, o Governo, em tese, não era obrigado a destinar verba para essas emendas coletivas. A liberação de dinheiro era muitas vezes usada como “moeda de troca” pelo parlamento e por deputados e senadores para a aprovação de de uma lei ou às vésperas de uma votação importante no Congresso.

    Se por um lado a liberação de verba não poderá mais ser usada como barganha, o Orçamento Impositivo deve engessar os gastos do Governo Federal, já que essa destinação de verba se torna obrigatória e deve estar prevista na planejamento orçamentário feito a cada ano.

    FONTE: https://www.metlife.com.br/blog/planejamento-financeiro/orcamento-impositivo-entenda-o-que-e/

  • ✅Letra B.

    Orçamento impositivo = Despesa consignada no orçamento DEVE ser executada.

    Orçamento Autorizativo = Analisa a conveniência e oportunidade do que deve ou não ser executado.

    Fonte: Aulas do Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos.

    ❤️✍

  • Gente estou perdida em Direito Financeiro, alguém pode me ajudar por onde estudar, se só pela CF basta ou por onde mais?

  • Trata-se de uma questão sobre a disciplina jurídica dada pela Constituição Federal de 1988 às nossas regras orçamentárias.

    Foi promulgada, pelo Congresso Nacional, a Emenda  Constitucional  nº  86/2015,  que,  acrescentando  os  §§  9 ̊  a  18  ao  art.  166  da  CF/88,  acabou por concretizar a implementação do orçamento impositivo. Tal emenda determina a necessidade de observância, por parte do Poder Executivo, das emendas individuais de autoria parlamentar.

    Logo, a Emenda Constitucional nº 86/2015 (que torna obrigatória a execução de emendas individuais ao projeto de lei orçamentária no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Executivo, sendo que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde) estabeleceu o orçamento IMPOSITIVO.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".

  • Em atenção a mensagem, Concurseira Sonhadora, " (... ) estudar só pela CF (...). Resposta: Não basta. Buscar aulas de AFO/ Direito Financeiro pelo Q. concursos, Gran concursos e estratégia concursos ...