SóProvas


ID
5356495
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Com base na Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Entende-se porfamília natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

( ) Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

( ) Os filhos havidos fora do casamento deverão ser reconhecidos pelos pais, conjuntamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

( ) O reconhecimento só pode ser feito após o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

( ) O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquerrestrição, observado o segredo de Justiça.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    ( V ) Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 25, caput, ECA: Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    ( V ) Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 25, parágrafo único, ECA: Art. 25. Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    ( F ) Os filhos havidos fora do casamento deverão ser reconhecidos pelos pais, conjuntamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

    Falso. Não se trata de um dever, visto que os filhos havidos fora do casamento podem ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, nos termos do art. 26, caput, ECA: Art. 26. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

    ( F ) O reconhecimento só pode ser feito após o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

    Falso. Na verdade, é possível o reconhecimento antes mesmo de seu nascimento. Inteligência do art. 27, parágrafo único, ECA: Art. 27. Parágrafo único. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

    ( V ) O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.

    Verdadeiro. A banca trouxe cópia literal do art. 27, ECA: Art. 27. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.

    Portanto, a sequência correta é V - V - F - F - V.

    Gabarito: A

  • Erros da questão :

    Falso. Na verdade, é possível o reconhecimento antes mesmo de seu nascimento. Inteligência do art. 27, parágrafo único, ECA: Art. 27. Parágrafo único. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

    falso. Não se trata de um dever, visto que os filhos havidos fora do casamento podem ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, nos termos do art. 26

  • Gabarito: A.

    (V) Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    (Art. 25, ECA)

    (V) Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    (Art. 25, parágrafo único, ECA)

    (F) Os filhos havidos fora do casamento deverão ser reconhecidos pelos pais, conjuntamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

    Art. 26, ECA. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

    (F) O reconhecimento só pode ser feito após o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

    Art. 26, Parágrafo único, ECA. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.

    (V) O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.

    (Art. 27, ECA)

  • A questão em comento requer conhecimento da literalidade do ECA.

    Vamos analisar cada uma das assertivas.

    A assertiva I está CORRETA.

    Reproduz o art. 25 do ECA:

    “ Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. “





    A assertiva II está CORRETA.

    Reproduz o art. 25, parágrafo único, do ECA:

    “ Art. 25 (…)

    “ Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)"





    A assertiva III está INCORRETA.

    Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, de forma conjunta ou separada.

    Diz o art. 26 do ECA:

    “Art. 26. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação. “





    A assertiva IV está INCORRETA.

    O reconhecimento de um filho pode preceder ao nascimento.

    Diz o art. 26, parágrafo único:

    “ Art. 26 (…) Parágrafo único:

    O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes."





    A assertiva V está CORRETA.

    Reproduz o art. 27 do ECA:

    “ Art. 27. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça. “





    Logo, a sequência correta é V-V-F-F-V.

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. A sequência correta é V-V-F-F-V.

    LETRA B- INCORRETA. Não reproduz a sequência correta.

    LETRA C- INCORRETA. Não reproduz a sequência correta.

    LETRA D- INCORRETA. Não reproduz a sequência correta.

    LETRA E- INCORRETA. Não reproduz a sequência correta.







    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A