SóProvas


ID
5357443
Banca
CETREDE
Órgão
IMAMN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as queimadas no Brasil tem-se que

I. seja no cerrado, no pantanal ou na amazônia, as queimadas trazem graves consequências para o meio ambiente, como favorecer a formação de voçorocas.
II. em área, o Pantanal tem 700 mil km², sendo que 600 mil km² estão em território brasileiro, nos Estados do Mato Grosso do Sul (95%) e Mato Grosso (5%), na Região Centro-Oeste.
III. de acordo com o INEP, entre 2019 e 2020, houve um aumento de quase 80% de queimadas no Pantanal.
IV. a importância do Pantanal não se restringe apenas à fauna e à vegetação, mas também como contribuinte para redução do aquecimento global.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema a devastação de biomas brasileiros, sendo citados no enunciado o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado.
    Para responder corretamente a questão o candidato precisa entender as consequências das queimadas nesses biomas e saber dados referentes ao desmatamento que vem ocorrendo nessas áreas nos últimos anos.
    Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as assertivas abaixo:

    I -  seja no Cerrado, no Pantanal ou na Amazônia, as queimadas trazem graves consequências para o meio ambiente, como favorecer a formação de voçorocas.
    CORRETA, pois as queimadas e o desmatamento retiram a cobertura vegetal. Sem vegetação, o solo fica desprotegido e não consegue armazenar água em seu interior, fazendo com que a mesma escorra pela superfície, provocando deslizamentos e erosões. Com isso, as águas da chuva atuam sobre o solo desprotegido causando buracos na camada superficial que vão se intensificando ao longo do tempo. Quando esse rasgo na superfície do solo atinge o nível freático, são ocasionadas as voçorocas, que é o estágio mais avançado do processo de erosão.
    II - em área, o Pantanal tem 700 mil km², sendo que 600 mil km² estão em território brasileiro, nos Estados do Mato Grosso do Sul (95%) e Mato Grosso (5%), na Região Centro-Oeste.
    INCORRETA, pois o Pantanal tem uma área territorial de 220 mil km², sendo que 120 km² estão em território brasileiro, ocupando apenas 2% da extensão territorial do país.
    III - de acordo com o INPE, entre 2019 e 2020, houve um aumento de quase 80% de queimadas no Pantanal.
    INCORRETA, pois de acordo com o INPE, entre 2019 e 2020, houve um aumento de 200% de queimadas no bioma, o que evidencia a grande devastação que houve no Pantanal nesse período.
    IV - a importância do Pantanal não se restringe apenas à fauna e à vegetação, mas também como contribuinte para a redução do aquecimento global.
    CORRETA, pois a vegetação do Pantanal tem a capacidade de absorver carbono, impedindo que ele vá para atmosfera, impedindo o aumento do efeito estufa e consequentemente a intensificação do aquecimento global. Por isso, se torna importante a preservação do bioma, pois o avanço do desmatamento faz com que haja um grande lançamento de carbono na atmosfera que pode levar ao aceleramento desse fenômeno climático.
    Como as assertivas corretas são I e IV, a alternativa correta é a Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


    Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/696913-inpe-con....
  • I. seja no cerrado, no pantanal ou na amazônia, as queimadas trazem graves consequências para o meio ambiente, como favorecer a formação de voçorocas. (CERTO)

    II. em área, o Pantanal tem 700 mil km², sendo que 600 mil km² estão em território brasileiro, nos Estados do Mato Grosso do Sul (95%) e Mato Grosso (5%), na Região Centro-Oeste. (ERRADO)

    O Pantanal tem 250 mil km², sendo que 140 mil km² estão em território brasileiro

    III. de acordo com o INEP, entre 2019 e 2020, houve um aumento de quase 80% de queimadas no Pantanal. (ERRADO)

    Ocorreu uma aumento de aproximadamente 200%.

    Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/696913-inpe-confirma-aumento-de-quase-200-em-queimadas-no-pantanal-entre-2019-e-2020/

    IV. a importância do Pantanal não se restringe apenas à fauna e à vegetação, mas também como contribuinte para redução do aquecimento global. (CERTO)

  • GAB-D

    I – IV

    “O aumento é de quase 200%, levando em conta que em 2019 já teve aumento de mais de 320% em relação a 2018”, afirmou. “Em 2020 o número de focos já ultrapassou qualquer outro ano que tínhamos registrado na série histórica, desde 1998”, comparou.

    Os invejosos só invejam quem eles no fundo queriam ser. CONTINUE ESTUDANDO!!!