Segundo a introdução da CDD (de maneira simplificada), as regras são:
Normas para múltiplos aspectos de um assunto ou mais de um assunto em uma disciplina:
- Regra de aplicação:
- classificar no assunto sobre o qual recai a ação.
- Tem precedência sobre as demais regras.
- Obra sobre dois assuntos devem ser classificados naquele que recebe tratamento mais completo.
- Regra do primeiro de dois:
- Dois assuntos com tratamento equiparável, classificar no que aparece primeiro nas listagens da CDD.
- Desconsiderar se: - houver instruções sobre; assuntos forem subdivisões principais de um tópico.
- Regra de três:
- Três assuntos subdivisões de um mais geral, classificar no número mais amplo que abarque todos (exceto se houver destaque para um assunto).
- Regra do zero:
- Evita-se subdivisões começando em zero.
Embora a resposta pode ser "Regra de aplicação", uma vez que no enunciado fala que um dos assuntos é usado para introduzir ou explicar o outro, acredito que a explicação da regra no enunciado "E" esteja errada. Ao mesmo tempo, também é dito que ambos são abordados igualmente, o que seria a regra do primeiro de dois. Não sei, ainda com dúvida nessa questão e ficaria grata se alguém soubesse explicar a resposta.
Regra de aplicação: Classifique as obras que versem sobre assuntos inter-relacionados no assunto sobre o qual recai a ação.
Essa regra tem precedência sobre as demais regras.
Regra do primeiro de dois: Se dois assuntos receberem tratamento equiparável e não forem usados para introduzir ou explicar um ao outro, classifique a obra no assunto cujo número aparecer primeiro nas listagens da CDD.
Regra de três: Classifique as obras sobre três ou mais assuntos, todos os quais sejam subdivisões de um assunto mais geral, no primeiro número mais elevado que inclua a todos (a menos que um dos assuntos seja mais plenamente abordado do que os outros).
Regra do zero: As subdivisões iniciadas em zero devem ser evitadas, se houver uma escolha entre 0 e 1-9 no mesmo ponto da hierarquia da notação. Similarmente, as subdivisões iniciadas em 00 devem ser evitadas, se houver uma opção entre 00 e 0.
Resumindo: deram um exemplo oposto à regra do primeiro de dois, mas o opção “correta” dá uma solução que parece ser da regra dos três. Questão que seria passível de recurso.
A questão proposta trabalha conceitos e conhecimento referentes a Classificação Decimal de Dewey.
A CDD em seu capitulo introdutório apresenta algumas regras para a construção das notações em casos como o do enunciado no qual dois assuntos interrelacionados são abordados igualmente no documento a ser classificado.
Entre as opções apresentadas, descartamos de imediato:
A) Não existe indicação desse tipo na CDD.
C) Existe a possibilidade de classificar no assunto que recebe MAIS tratamento na obra e não o contrário.
D) A regra de zero indica que subdivisões começando com zero devem ser evitadas caso seja possível utilizar subdivisões que comecem de 1 a 9. Não tem qualquer relação com a classe 000.
As alternativas B e E a princípio parecem ser mais adequadas nesse caso.
A alternativa B, porém, pode ser descartada. A regra do primeiro-de-dois propõe classifica no número que aparece primeiro na CDD desde que os assuntos interrelacionados não sejam usados para introduzir ou explicar um ao outro na obra. O enunciado menciona que no exemplo citado “um assunto é utilizado para explicar ou introduzir o outro".
A alternativa E indica a regra de aplicação. Esta regra indica que as obras que versem sobre assuntos interrelacionados devem ser classificadas no assunto sobre o qual recai a ação. Sendo assim, a regra de aplicação poderia ser utilizada no caso apresentado no enunciado.
Todavia, o texto “considerar a hierarquia dos assuntos e classificar no assunto mais geral, o qual aborda ambos os assuntos interrelacionados" da alternativa E não corresponde à função da regra de aplicação. Logo, a questão não possui alternativa 100% correta e deveria ser anulada.
Gabarito do Professor: Não há resposta correta, passível de anulação.
Gabarito da Banca: Letra E