Conforme Almeida (2011, p. 8):
O planejamento intermediário é o desdobramento do planejamento estratégico em planejamentos táticos que permitem que as decisões estratégicas se traduzam em planos concretos a serem posteriormente detalhados em planos operacionais.
O planejamento operacional decide 'o que fazer' e 'como fazer'. Está ligado aos procedimentos, detalhando tarefas e operações, e deve estar sempre voltado à otimização dos resultados. Tem caráter imediatista, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local.
O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos dois últimos níveis, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso não quer dizer que a unidade de informação não possa planejar de maneira estratégica, ou seja, levando em consideração as forças restritivas (problemas e limitações) e as forças propulsoras (vantagens) de seu ambiente e da instituição mantenedora, definindo objetivos, traçando prioridades, ou avaliando alternativas de cursos de ação. Apenas significa que o planejamento da unidade de informação, como afirmado anteriormente, deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta.
Gab. A
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e amp. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2011.
Questão que aborda a temática do planejamento de bibliotecas.
O planejamento em bibliotecas consiste na racionalização dos processos e serviços, objetivando metas de curto, médio e longo prazo. Para isso o planejamento faz uso de políticas, planos, programas e projetos que têm como propósito desenvolver as atividades e serviços de acordo com as necessidades dos usuários e a missão da instituição mantenedora.
Segundo o livro “Planejamento de bibliotecas e serviços de informação" de Maria Christina Barbosa de Almeida, publicado em 2005 e mencionado no enunciado, identificamos as alternativas como:
A) CORRETO. A autora afirma ainda que “isso não quer dizer que a unidade de informação não possa planejar de maneira estratégica" (p. 8), desde que esta abordagem esteja em harmonia com o planejamento estratégico dos níveis de direção da organização.
B) INCORRETA. Estas características correspondem ao planejamento operacional.
C) INCORRETA. A descrição corresponde ao planejamento intermediário e não ao operacional.
D) INCORRETA. Sim, elas podem desde que esse planejamento estratégico esteja alinhado com o planejamento estratégico da direção da organização.
E) INCORRETA. Os objetivos e estratégias devem ser coerentes com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização.
Gabarito do Professor: Letra A