O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Acontece em vários níveis , em diferentes partes do globo, trazendo consequências diversas para as regiões mais ricas e aquelas mais pobres. As regiões produtoras e mais ricas são aquelas que mais se beneficiam da situação. E, o desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação por satélites, informática, transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial.
Há, no entanto, divergência entre os cientistas sociais acerca de quando começa a se estruturar o fenômeno. Segundo uma corrente, o processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como “Revolução Técnico-Científico-Informacional,". Os avanços tecnológicos obtidos forjaram maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta. Isto significa que o processo de globalização é uma construção do pós segunda grande guerra, que marca o boom da terceira revolução industrial por conta da transposição de tecnologias militares para setores industriais de bens de capital e bens de consumo duráveis e não duráveis.
Há, porém, aqueles que defendem ser a expansão comercial marítima dos séculos XV e XVI , quando tem início a mundialização da economia através da integração de três continentes às relações comerciais: África, Ásia e América. No século foi marcado por um incremento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia. Desta forma, o europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.
No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios a vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar aos lugares mais remotos. A Revolução Técnico-Científica da segunda metade do século XX marca , para esta corrente, a culminância de um processo secular.
Por conseguinte, a afirmativa pode ser considerada correta.
Gabarito do Professor: CERTO.