-
Gabarito: Certo.
• Arquivo intermediário ou segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário. Ele não permanece no local onde foi produzido, mas sim é transferido para local mais distante, de menor custo, o chamado arquivo intermediário. Outras características desses arquivos é que, nessa fase, eles se encontram em final de vigência, com longos prazos de prescrição.
Lembrando para não confundir:
- Valores só existem 2: primário e secundário.
- Idades existem 3: primeira idade (corrente), segunda idade (intermediário); terceira idade (permanente).
Fonte: Comunidade QC + caderno de erros.
-
ARQUIVO CORRENTE > VALOR PRIMÁRIO E DE PRIMEIRA IDADE
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO > VALOR PRIMÁRIO E DE SEGUNDA IDADE
ARQUIVO PERMANENTE > VALOR SECUNDÁRIO E TERCEIRA IDADE
-
Corrente e intermediário == primário
-
Os documentos arquivísticos podem ser classificados como de valor primário ou de valor secundário.
Os documentos de valor primário são aqueles que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados, nos arquivos correntes e nos arquivos intermediários. Esses documentos possuem características administrativas, fiscais e legais.
Os documentos de valor secundário cumpriram as suas funções, ou seja, perderam o seu valor primário, e, ao invés de serem eliminados, passam a servir a administração a partir de suas características históricas, culturais, probatórias ou informativas, no arquivo permanente.
Arquivo corrente: valor primário
Arquivo intermediário: valor primário
Arquivo permanente: valor secundário
Gabarito do Professor: CERTO.