-
Gab. E
- Trata-se da especialização, palavras-chaves: “mesmas tarefas, de forma repetitiva”; “o trabalhador se torna especialista na execução de suas atividades”; “mais rapidez e maior produtividade”.
A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fatiga e os que não estão diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador.
A especialização do operário elimina movimentos desnecessários e economiza energia e tempo (aumento da eficiência), de modo a elevar sua produtividade. Nesse contexto, cada operário tem uma especialidade na execução da tarefa para a justar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho definidas pelo método.
No entanto, a contraparte do ganho de eficiência é a alienação do trabalho — retratada no clássico filme Tempos Modernos, Charlie Chaplin.
Fonte adaptada: Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração: uma visão
abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6º reimpressão.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Trago três dos cinco conceitos apresentados na questão, por pensar que são mais passíveis de dúvida.
Racionalização do trabalho: pagar mais a quem produzir mais. Daí a necessidade de criar condições para que esse processo aconteça. E como Taylor fez isso? Através do estudo de tempos e movimentos, Taylor definiu as técnicas e quanto tempo elas gastariam. O trabalhador que, utilizando tais técnicas, conseguisse produzir mais e em menos tempo, receberia um prêmio.
Divisão do trabalho e Especialização: esses dois conceitos, apesar de andarem juntos, são diferentes. O trabalho foi dividido de modo que cada operário iria realizar uma parte do serviço. A especialização se trata de cada operário realizar só, e somente só, aquela tarefa, se transformando em um especialista, realizando os mesmos movimentos.
Daí, a resposta correta é a opção "E".
-
Divisão do trabalho é gênero. Especialização é espécie.
Essa orientação facilita questões como essa, pois quando divido um trabalho não tenho, necessariamente, que distribuir uma única tarefa ao colaborador. Posso distribuir várias tarefas, então tenho uma multiespecialização. Ou seja, é outra forma de dividir o trabalho.
-
acredito que no caso em questao por falar em administracao cientifica o gabarito seja a E, especializacao, mais ligada a racionalizacao, se estivesse falando da administracao classica dai o gabarito seria divisao de trabalho.
qquer erro pode avisar
bons estudos
-
-
GABARITO: LETRA E
A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduos deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização.
A consequência da Divisão do Trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais efeciente e eficaz possível.
#força, foco e fé
-
Se você faz a mesma coisa, repetidamente, você se tornará um especialista naquilo que faz.
-
GAB: E
ESPECIALIZAÇÃO
o operário ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente para aumentar sua eficiência.
CHIAVENATO, 2014.
-
muitas bancas dão essa exata definição para Divisão de trabalho. Aí fica complicado quando existem definições EXATAMENTE IGUAIS para coisas diferentes. A letra A também está correta.