-
A) As estruturas organizacionais são compostas por três componentes, segundo Drucker (1962, v. 2, p. 11): sistema de responsabilidade, sistema de autoridade e sistema de comunicações.
Sistema de responsabilidade: Responsabilidade é a obrigação de alguém em realizar algo para outrem.
Sistema de autoridade: amplitude administrativa e controle; níveis hierárquicos; delegação de poderes; centralização ou descentralização.
Sistema de comunicações: O que, como, quando, de quem, para quem, comunicar.
B) Característica da organização funcional:
Autoridade funcional ou dividida. Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de linear, hierárquica ou de comando. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.
C) Os empregados realizam atividades rotineiras — atividades atribuídas pelos gerentes funcionais— e, geralmente, atividades temporárias — tarefas atribuídas pelos gerentes por projetos. Assim, o funcionário subordina-se a mais de um único chefe ou gerente, violando a cadeia de comando e a coordenação vertical.
D) A departamentalização por base territorial é geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É especialmente atrativa para empresas de larga escala e cujas atividades são geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam essa estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas.
Organização em redes. As empresas multinacionais adotam a organização em redes para poderem deitar suas raízes pelo mundo todo: os motores de uma indústria automobilística são produzidos em um país, as carrocerias em outro, a parte eletrônica em um terceiro. Não só a empresa, mas os próprios carros são multinacionais. Cada vez mais, as organizações deixam de ser organizadas em nacionais e internacionais para atuarem como transnacionais, por meio de uma rede mundial na qual cada uma das tarefas distintas pesquisa, projeto, engenharia, desenvolvimento, testes, manufatura e marketing - é organizada de maneira transnacional.
E) As vantagens da estrutura em redes são:
Custos administrativos reduzidos, pois pode ter uma hierarquia simples de apenas dois ou três níveis hierárquicos contra dez ou mais das organizações tradicionais.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Este tipo de departamentalização faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.
Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão sediadas.
Esta estrutura é mais indicada nas áreas de produção e vendas e as demais áreas da organização tornam-se secundárias, a área financeira é pouco utilizada porque nem sempre é permitida a descentralização.
VANTAGENS
· Este tipo de estratégia é muito útil quando as situações externas favorecem a organização, pois permite, sem problemas, a adaptação às condições e necessidades da região em que está situada.
· Como cada departamento opera em um território como se fosse uma organização independente, o administrador de cada departamento pode tomar suas próprias decisões de acordo com as diferenças territoriais.
· A organização é mais voltada para o seu ambiente territorial e para o seu mercado, do que para seus aspectos internos, tendo em vista uma melhor avaliação e percepção dos mercados e produtos e serviços para melhor atender cada área.
DESVANTAGENS
· O enfoque territorial tende a deixar para segundo plano a coordenação entre os departamentos, prejudicando de certa forma o comportamento global da empresa, em relação ao nível de autonomia e liberdade oferecido às filiais, o que pode ocorrer um desequilíbrio de poder dentro da organização, pois as áreas da empresa que forem geograficamente mais amplas, poderão ter a seu favor um grande potencial para discutir certas decisões importantes.
· Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos territoriais de mercado, o que torna a administração complexa.
· Cada departamento possui seus próprios recursos, com isso ocorre uma duplicidade de esforços e recursos (pessoas, instalações e equipamentos), o que provoca maiores investimentos e custos operacionais.
-
SISTEMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
=> Sistema de autoridade(especialização vertical)
=> Sistema de RESPONSABILIDADE(especialização horizontal)
TIPOS
- FUNCIONAL: especialização/ orienta / assessoria
- LINEAR/Hierárquica: linhas de comando
(LIVRO: ADMINISTRAÇÃO GERAL; Elisabete de Abreu)
-
Gabarito D
Acerca da organização em rede/virtuais/modular:
- É a interligação de uma organização (conjunto de indivíduos que interagem para alcançar determinadas tarefas com um propósito, uma missão em comum) com outras organizações estabelecendo parcerias e estreitar sinergias para alcançar objetivos específicos;
- É flexível, fluída, plural e descentralizada;
- Não são organismos com um estrutura organizacional definida e uniforme;
- Não necessitam de alterar as suas posições particulares para atuarem em conjunto, ou seja, na integração entre empresas os grupos empresariais por mais que tenham interesses opostos, trabalham de forma integrada;
- Demanda ênfase no processo comunicacional, por meio do qual seus membros compartilham um conjunto de valores, conhecimentos e percepções dos problemas;
- Foco no livre mercado para substituir a hierarquia vertical, ou seja, não gera monopólio;
- Dependem principalmente (mas não exclusivamente) da tecnologia da informação.
-
Gabarito D
Com relação às estruturas organizacionais e à departamentalização, assinale a opção correta.
a) ERRADA.
corrigindo: Os quatro componentes básicos de uma estrutura organizacional são sistema de responsabilidade, sistema de decisão, sistema comunicação e sistema de autoridade.
b) ERRADA.
- Segundo Chiavenato (2014), a organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.
- O princípio funcional separa, distingue e especializa: é o germe do staff e nada tem de linear.
- Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. Isso representa total negação do princípio da unidade de comando ou supervisão única, tão importante para Henri Fayol.
- Separa as funções de planejamento e controle das funções de execução: há especialização do planejamento e do controle, bem como da execução, permitindo plena concentração em cada atividade, sem necessidade de voltar a atenção para as demais.
c) ERRADA.
- Segundo Chiavenato (2014), a estrutura matricial é uma estrutura mista (ou híbrida), combinando duas formas de departamentalização (a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional).
- Nesse contexto, o desenho matricial apresenta como uma de suas vantagens o fato de satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
d) CORRETA.
- De acordo com Sobral e Peci (2013), a departamentalização geográfica é um método de agrupamento de tarefas, atividades e recursos organizacionais com base nos territórios geográficos onde a empresa atua.
- Essa forma de estrutura é normalmente utilizada quando a organização opera em uma área geográfica muito ampla. Assim, torna-se necessário descentralizar e disponibilizar recursos para cada região.
- A estrutura em rede consiste em um desenho estrutural contemporâneo, caracterizado por uma estrutura mais horizontal e com menos níveis hierárquicos.
- Nesse contexto, Olivares (2003) afirma que um conceito surgido na terminologia de rede é a formação de clusters, distritos ou redes regionais de organizações, que são concentrações geográficas de organizações e instituições interconectadas atuando na mesma área ou ramo industrial.
- Sendo assim, as organizações se estabelecem em determinadas regiões em virtude dos recursos naturais, dos equipamentos, da infraestrutura e da demanda, além de outros fatores que propiciam o desenvolvimento de um determinado setor em uma região.
e) ERRADA.
- A estrutura em rede é dinâmica e a divisão de trabalho pode ser visualizada em termos de conhecimento, em que os trabalhadores ou os departamentos organizacionais são definidos pela expertise que oferecem para a organização.
- Além disso, apresenta custos administrativos reduzidos, pois pode ter uma hierarquia simples de apenas dois ou três níveis hierárquicos contra dez ou mais das organizações tradicionais.
fonte: prof. Marcos André
-
Também conhecida como departamentalização territorial, trata-se de critério de departamentalização em que a empresa se estabelece em diferentes pontos do país ou do mundo, alocando recursos, esforços e produtos conforme a demanda da região.
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
ESPERO TER AJUDADO!!!
- Seja constante essa é a única formula do sucesso.
-
A departamentalização geográfica ou territorial é o agrupamento das atividades de acordo com o território, região ou área geográfica. É a estrutura necessária quando a organização estiver dispersa, possuindo filiais em diversas localidades ou países. Nesses casos, a departamentalização vai focar nas características de cada região. Um exemplo são as lojas de departamentos para varejistas.
a) Errada. Temos quatro (e não dois) componentes básicos de uma estrutura organizacional: sistema de responsabilidade, sistema de decisão, sistema comunicação e sistema de autoridade.
b) Errada. A organização funcional possui a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de linear, hierárquica ou de comando. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.
c) Errada. A estrutura matricial é uma estrutura mista (ou híbrida) e, por isso, possui dualidade de comando, pois combina duas formas de departamentalização (a funcional com a departamentalização de produto ou projeto) na mesma estrutura organizacional.
e) Errada. A estrutura em rede é dinâmica e a divisão de trabalho pode ser visualizada em termos de conhecimento, em que os trabalhadores ou os departamentos organizacionais são definidos pela expertise que oferecem para a organização. Além disso, apresenta custos administrativos reduzidos, pois pode ter uma hierarquia simples de apenas dois ou três níveis hierárquicos contra dez ou mais das organizações tradicionais.
Letra d.
-
-
A. Os dois componentes básicos de uma estrutura organizacional são sistema de atividade e sistema de autoridade.
B
Na organização do tipo funcional, a estrutura é linear e há separação entre planejamento, controle e execução.
C
Na organização do tipo matricial, cada departamento segue a orientação de um único chefe ou gerente, e os empregados realizam tanto as atividades rotineiras quanto as temporárias.
D
A departamentalização do tipo geográfica é indicada para as organizações em rede, sendo comum em grandes organizações que atuam em diferentes estados ou países.
E
As organizações em rede têm como vantagens a facilidade na comunicação, o compartilhamento de conhecimentos e o aumento de custos operacionais e administrativos.
-
A Os dois componentes básicos de uma estrutura organizacional são sistema de responsabilidade e sistema de autoridade.
B Na organização do tipo em linha, a estrutura é linear e há separação entre planejamento, controle e execução.
C Na organização do tipo matricial (funcional + projeto + processo + produtos/serviços), não existe unidade de comando, e os empregados realizam tanto as atividades rotineiras quanto as temporárias.
D A departamentalização do tipo geográfica é indicada para as organizações em rede, sendo comum em grandes organizações que atuam em diferentes estados ou países. certo
E As organizações em rede têm como desvantagem a dificuldade na comunicação e o aumento de custos operacionais e administrativos.