SóProvas


ID
5359198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Recomenda-se, de forma majoritária, que a classificação de documentos de arquivo seja baseada fundamentalmente

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Na classificação de Schellenberg (usualmente adotada pela banca), são três os métodos de classificação: funcional; organizacional/estrutural e assuntos.

    • CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL

    A classificação funcional é a representação lógica das funções, subfunções e atividades do organismo produtor. Apesar de mais complexa, a classificação funcional é mais duradoura. Segundo o autor, esse parece ser o método mais adequado por ser mais flexível, e também por abrir margem para novas classes a cada nova função e/ou atividade.

    • CLASSIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL/ESTRUTURAL

     A organizacional/estrutural agrupa os documentos conforme a base organizacional, ou seja, os documentos são relacionados de acordo com estrutura organizacional e podem ser fisicamente separados em várias seções de um órgão. Segundo o autor, essa estrutura não é a mais adequada.

    • CLASSIFICAÇÃO POR ASSUNTOS

     Por fim, na classificação por assuntos, os documentos são classificados a partir da análise do assunto principal, agrupando-os a partir do mesmo tema. O autor descarta de maneira definitiva a possibilidade de a classificação de documentos de arquivo ser feita por assunto. Incluem-se nesses documentos as pastas de referência e informações.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Ano: 2018 Banca: CESPE/CEBRASPE   Órgão: POLÍCIA FEDERAL  Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal

    A classificação de documentos de arquivo é realizada com a aplicação do código de classificação, instrumento que é preparado a partir das funções e atividades que gerem os documentos.

    GABARITO: CERTO.

  • A questão trata do elemento base o qual deve nortear a estrutura do Plano de Classificação, que é o instrumento responsável por dividir em classes os conjuntos documentais da instituição.
    a) A estrutura orgânica da instituição é mutável. A cada troca de gestores/responsáveis, pode haver uma mudança. Setores deixam de existir, outros são criados e a hierarquização sofre alterações. Caso a classificação seja baseada nessa estrutura, haverá a necessidade de adaptação constante, o que dificulta o processo. Errada.

    b) O assunto dos documentos é subjetivo. Se duas pessoas analisarem o mesmo documento, cada uma vai entender do que se trata de uma forma. Uma classificação baseada em assuntos não pode carregar tamanha variação subjetividade, pois seria despadronizada. Errada.

    c) A espécie documental é apenas um elemento do documento que define a sua estrutura. Um ofício, por exemplo, pode possuir um conteúdo cuja guarda seja permanente ou que possa ser eliminado diretamente do arquivo corrente. Portanto, estabelecer a classificação somente pela espécie não garante que os documentos sejam classificados da maneira correta, pois o conteúdo pode variar, e o seu valor também. Errada.

    d) A função é o elemento a ser considerado na classificação de documentos, pois os documentos só são criados porque há funções a serem desenvolvidas. Do contrário, não seriam produzidos. Os documentos, portanto, refletem as funções e as atividades da instituição, que são relativamente estáveis, já que cada instituição possui uma área de atuação e objetivos específicos. Exemplo: Um projeto de pesquisa reflete a função pesquisa de uma instituição de ensino, então o Plano de Classificação deve conter uma classe de pesquisa. Certa.

    e) A tipologia documental, apesar de levar em consideração a função do documento, não é elemento suficiente para garantir que o conteúdo do documento é importante ou não. Um Contrato de Prestação de Serviços é um tipo documental, mas cada contrato possui um valor para a instituição. Se o Plano contiver uma classe "Contrato de Prestação de Serviços", com guarda permanente, por exemplo, todos os tipos documentais terão guarda permanente, mas não necessariamente deverá acontecer dessa forma. A escolha do tipo documental como elemento base do plano de classificação é incipiente. Errada

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • LETRA D

    Na função ORGANIZACIONAL!

  • Essa é a questão que realmente MEDE conhecimento ! Simples , todavia , exige conhecimento das funções básicas da arquivística .

    ´´ D `` .