-
Gab. A
A destinação da Tabela de Temporalidade pode ser: guarda permanente — arquivos de valor histórico, probatório e informativo [L. 8.159/91. Art. 8, § 3º] — ou destarte/eliminação.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
Tenho um medo dessas alternativas de letra A
-
GABARITO - A
A tabela de temporalidade é, portanto, o instrumento que vai relacionar todos os tipos de documento da instituição, estabelecendo, para cada um, seus prazos de guarda nas idades corrente e intermediária e sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
-----------
- Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. (Marilena Leite Paes).
-
eu também, mas na Fumarc por exemplo, eles adoram uma letra a no gabarito viu.
-
Os documentos, após cumprirem as funções pelas quais foram criados nos arquivos correntes e intermediários, recebem a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente, caso possuam valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).
a) A guarda permanente, assim como a eliminação, são das duas possibilidades de destinação dos documentos que estão armazenados nos arquivos intermediários. Certa.
b) A digitalização é um procedimento de mudança de suporte que pode ser utilizado em qualquer fase do ciclo documental. Errada.
c) A difusão é uma das sete funções arquivísticas e tem como objetivo diminuir a distância entre o cidadão e a informação. São ações de difusão: produção de eventos envolvendo os documentos da instituição, visitas guiadas ao arquivo, utilização de instrumentos de pesquisa, entre outras. Errada.
d) Microfilmagem eletrônica é um processo de captação de documentos por meio de imagens digitais. Já a convencional capta as imagens por meio do processo fotográfico. Errada.
e) A aquisição é uma das sete funções arquivísticas e compreende as formas de entrada dos documentos no arquivo. São exemplos de aquisição: transferência, recolhimento, empréstimo e doação. Certa.
Gabarito do Professor: Letra A.