Para responder a questão é necessário buscar informações acerca das flutuações da cotação do câmbio do dólar em relação ao real, entre março e junho de 2009. As informações estão disponíveis de forma digital em páginas como a do Infomoney
E, segundo a página de economia da UOL, em maio de 2009 , o dólar caiu 10,26%. Segundo estudos da consultoria Economatica a moeda americana já perdeu 25,46% de seu valor até 29 de dezembro de 2009. A alta desvalorização do dólar representa a maior perda anual nos 15 anos de história do real . A Economatica, que detém registros do câmbio desde 1965, afirma que a desvalorização de 2009 é a maior desvalorização nominal do dólar em relação a todas as moedas que já existiram no Brasil .
Entre as alternativas uma aponta os motivos para a queda do valor do dólar em relação ao real naquele momento.
A) INCORRETA- Não houve isenção de tributos federais para o comércio internacional. A isenção , quando existe, é indicada produto por produto e não como um todo.
B) INCORRETA- A moeda do comércio internacional é o dólar e uma queda em sua cotação em relação ao real favorece as importações mas, raramente tais transações causam flutuação do valor de uma moeda.
C) INCORRETA- Não é a exportação de commodities sozinha que traz a queda do valor de uma moeda . A flutuação, neste caso, é do preço do produto no mercado internacional e não a cotação da moeda que, associada a outros fatores, pode causar a queda de valor de moedas.
D) CORRETA- Esta opção indica as razões da queda do valor do dólar em relação ao real em 2009. Não é apenas um fator mas uma conjugação de fatores externos e internos.
Gabarito do professor: Letra D.
Quando a exportação aumenta -> dólar entrando no país (vendem em dólar) -> eleva o câmbio
Quando a importação aumenta -> dólar saindo do país (compram em dólar) -> deprecia o câmbio
Se eleva o preço das commodities, então pode esperar para uma queda do dólar em relação ao real. A apreciação do real vem do AUMENTO de dólar que entra no país e isso só é possível quando os produtos que vendemos para fora estão com os preços elevados, no caso, nossas commodities puxado pelo choque de demanda da Pandemia.
Gabarito D