Como afirma Iamamoto (2001, p.28) “o Serviço Social tem como tarefa decifrar as formas e expressões da questão social na contemporaneidade e atribuir transparência às iniciativas voltadas à sua reversão ou enfrentamento imediato”. Dessa forma, é indispensável decifrar as novas mediações, por meio das quais se expressa a questão social hoje, ou seja, é importante que se possam apreender as várias expressões que assumem na atualidade as desigualdades sociais e projetar formas de resistência e de defesa da vida (Iamamoto, 2004, p.268). Continuam questionamentos para o Serviço Social, suas possibilidades e seus limites, frente aos desafios do mundo contemporâneo. A busca da implementação de políticas de direito sinaliza como grande desafio ao profissional assistente social que luta pelo protagonismo das classes subalternizadas.
As políticas sociais no contexto brasileiro: natureza e desenvolvimento - Maria Cristina Piana .
As políticas sociais, objeto de estudo e espaço de atuação dos assistentes sociais, são, conforme Piana (2008, p. 22), “estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual”.
Ao analisar as alternativas, temos:
C – Correta.
A, B, D e E – Incorretas.
Gabarito: C
Referência:
PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP), FRANCA, 2008.