Convencional -Está apoiada no pensamento do senso comum, visão mais simplista da relação do homem e mundo. Recebe grande influência da pedagogia tradicional, e vê o ser humano de forma dualista, corpo e mente dissociados. Tende a desvalorizar o corpo de forma fragmentada, e a mente considerada em um plano secundário. Essa visão enxerga o corpo apenas em seus limites biológicos.
Modernizadora-É mais ampla no seu sentido. Essa Concepção da Educação Física considera a “educação através do físico”. Entretanto, ainda que seja mais evoluída que a linha de pensamento anterior, possui uma visão “dualista” do homem. Apesar de dar mais enfoque às necessidades biológicas, essa concepção preocupa-se também com o psicológico.
Revolucionária-É a concepção mais ampliada de todas, a qual procura interpretar a realidade em sua totalidade, compreendendo os fatos. Entende o ser humano em todas as suas dimensões e em suas relações sociais. “O próprio corpo, por sua vez, é considerado em todas as suas manifestações e significações, não sendo apenas parte do homem, mas o próprio homem”.
https://md.uninta.edu.br/geral/curso-educacao-fisica/metodologia_do_ensino_da_educacao_fisica/files/basic-html/page20.html