✅Gabarito(Errado)
O COBIT 5 permite que a TI seja governada e gerida de forma holística para toda a organização, abrangendo o negócio de ponta a ponta bem como todas as áreas responsáveis pelas funções de TI, levando em consideração os interesses internos e externos relacionados com TI. O COBIT 5 é genérico e útil para organizações de todos os portes, sejam comerciais, sem fins lucrativos ou públicas.
Cascata dos Objetivos do COBIT 5
Cada organização opera em um contexto diferente; este contexto é determinado por fatores externos (mercado, setor, geopolíticas, etc.) e fatores internos (cultura, organização, inclinação ao risco, etc.), e exige um sistema de governança e gestão personalizado.
A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador.
Esta tradução permite a configuração de objetivos específicos em cada nível e em cada área da organização em apoio aos objetivos gerais e às exigências das partes interessadas e, portanto, apoia efetivamente o alinhamento entre as necessidades corporativas e os serviços e soluções de TI.
Fonte: Cobit 5 - Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização.
Assertiva com diversos erros.
A grande vantagem de se implementar o COBIT 5 nas organizações está relacionada à questão da padronização dos processos, já que, para ele, todas as organizações operam em um mesmo contexto, determinado por fatores externos e internos, e não exigem um sistema de governança e gestão personalizado de acordo com o mecanismo-cascata de objetivos do COBIT 5.
Realmente os processos do COBIT podem contribuir para uma padronização dentro da organização.
Dizer que todas as organizações operam num mesmo contexto é incorreto, pense em uma intuição bancária, por exemplo, é diferente do contexto de um empresa de refrigerantes.
Qual o objetivo da cascata de objetivos? ...tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados.
Dessa forma, assertiva incorreta.
Gab: Errado.
Foco!