SóProvas


ID
5368315
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Objetos que combinam atuação através de profundidade com secção das bordas das lesões são denominados perfurocortantes. A respeito deles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab - C

    São lesões causadas por instrumentos que, ao mesmo tempo, têm capacidade de perfurar e cortar (mediante a ação vulnerante da ponta e do gume, ou seja, por pressão e secção, espectivamente). o objeto pode ter um ou mais gumes.

    São características deste tipo de lesão, as seguintes:

    a) Um gume: são mais profundas que extensas; bordas lisas; um ângulo agudo e o outro mais arredondado (ângulo rombo = mostra o dorso do instrumento). Se o dorso não encostar na pele, tende aparecer com instrumento de dois gumes. São causadas, por exemplo, por faca tradicional de cozinha, espada (quando tenha um só gume) etc.

    b) Dois gumes: comparar usando as Leis de Filhos e Langer. São causadas, por exemplo, por punhal.

    c) Mais de dois gumes: neste caso, a tendência é obedecer às leis de Filhos e Langer, pois se assemelham a instrumentos perfurantes de médio calibre.

    Edouard Filhos (1833) e Harl Ritter Von Langer (1861) foram autores que desenvolveram estudos no campo das lesões perfurantes provocadas por instrumento de médio calibre, razão pela qual devem ser observadas as seguintes leis. Filhos trouxe duas leis:

    Primeira lei de Filhos (lei da semelhança): as soluções de continuidade dessas feridas assemelham-se às produzidas por instrumento de dois gumes ou tomam a aparência de casa de botão.

    Segunda lei de Filhos (lei do paralelismo): quando essas feridas se mostram numa mesma região onde as linhas de força tenham um só sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direção. Ou seja, as lesões produzidas por ação perfurante de médio calibre obedecem ao sentido das linhas de força das fibras elásticas da pele.

    Langer, por sua vez, desenvolveu a seguinte lei: lesões produzidas por ação perfurante de médio calibre em regiões onde existe pele cujas fibras elásticas estejam aglomeradas, podem apresentar formas anômalas (aspectos de 'V') etc. Ou seja, na confluência de regiões de linhas de forças diferentes, a extremidade da lesão toma o aspecto de ponta de seta, de triângulo ou mesmo de quadrilátero.

    medicina legal - Wilson luiz Palermo

  • Complementando a letra D

    DISTAL é a parte mais afastada do tronco ou do ponto de origem. (algo que está distante)

    Nas feridas causadas por instrumentos perfurocortante a sua maior profundidade se encontra no ponto de origem / inicial e é mais superficial no terço final (CAUDA DE ESCORIAÇÃO).

    Dessa forma, a letra D está errada ao afirmar que "a parte mais profunda da ferida é em sua extremidade distal".

  • Lembro dessas coisas de aulas de medicina legal que tive na faculdade há quatro anos! Nem eu sabia que tinha essa memórias

  • Bem no livro da Coleção Carreira Policiais (Paulo Furtado e Pedro Henrique Neves) diz que, o que causa a lesão em botoeira, são os instrumentos com UM GUME (p. 96 quando se refere ao instrumento perfurante, e p. 102, quando se refere aos instrumentos perfurocortantes - os autores afirmam que são parecidos mesmo).

    O PDF do Estratégia (prof. Paulo Bilynskyj versão 2019, p. 28) também ensina que as lesões em botoeira são provocadas por instrumento com UM GUME.

    Já o livro do Prof. Wilson (2020) não faz a associação da quantidade de gumes com a lesão em botoeira.

    De qualquer forma, não encontrei quem dissesse que a lesão em botoeira é provocada por instrumento com 2 gumes.

  • Casa de botão é ferida punctória.

  • Neusa Bittar em seu livro Noções de Criminalística e Medicina Legal (p.155), diz que as lesões produzidas por instrumentos perfurantes de médio calibre são semelhantes às feridas causadas por instrumentos perfurocortantes de 2 ( dois) gumes. É referente a primeira lei de FIlhós: Lei da Semelhança.

    Bons Estudos!

  • Feridas causadas por instrumentos perfurantes têm aspecto semelhante àquelas causadas por instrumentos perfuro cortantes de dois gumes ou têm formato de botoeira.

    Fonte: Estratégia Concursos