Gabarito: C
Comentando as alternativas:
A
Decroly ancora-se em fundamentos psicológicos e sociológicos para desenvolver um modelo tradicional de educação alicerçado no interesse do aluno e na autoavaliação. --> Podemos ir por eliminação: falou de modelo tradicional junto de interesse do aluno está errado. Decroly: o primeiro a tratar o saber de forma única. Defendia a ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo: apreensão do mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem. Escola centrada no aluno. Método global de alfabetização - e dos centros de interesse.
B
Comênius declara a necessidade de “ensinar tudo a todos” através da adoção de métodos variados que facilitaria o trabalho do professor e tornaria os conhecimentos mais acessíveis aos alunos. --> Defendia a experimentação como método. Defendia também o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança. Racionalizava as ações educativas, partindo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar deveria imitar os processos da natureza. Relações professor-aluno: considera as possibilidades e os interesses da criança. Organização do tempo e do currículo: considera os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades. Base filosófica: “pansofia”, a procura de um princípio básico que harmonizasse todo o saber.
Comenius adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. “Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”, diz Gasparin. “Era um grande idealista.”
C
John Dewey baseia-se nas noções de experiência e de atividade como estratégias para o despertar do interesse e, assim, conectar o indivíduo ao objeto do conhecimento. Nosso gabarito! :))
D
Paulo Freire é o educador brasileiro mais conhecido no exterior, principalmente considerando a sua experiência na alfabetização de adultos e na educação popular. Paulo Freire pode ser considerado um educador progressivista. Paulo Freire é da Tendência Libertadora que é Progressista, tem como objetivo a transformação social, por meio da formação de cidadãos críticos.
E
Coletividade e trabalho são dois conceitos fundamentais nas pedagogias de Makarenko e de Pavlov. --> Makarenko concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina que contribuiu para a recuperação de jovens infratores. Por sua vez, Pavlov é da Tendência Tecnicista e a concepção behavorista trabalha com a modelagem dos alunos, formação de mão de obra para o mercado de trabalho.
Referências: Portal Nova Escola