-
São 10 perguntas, com respostas sim, não ou não sabe, cujo somatório de ponto classifica as reações em definidas ( maior que 9), prováveis (5-8), possíveis (1-4) e duvidosas (0 ou menos)
-
O algoritmo de Naranjo e colaboradores é composto por dez perguntas, cujas respostas são objetivas, com duas opções (sim ou não), e tem a finalidade de buscar informações sobre as RAM. Para cada resposta, são atribuídos pontos, sendo que, através da somatória dos mesmos (score), torna-se possível classificar as RAM em categorias de probabilidade: definida, provável, possível, condicional ou duvidosa. A divulgação de alertas é uma medida que pode fortalecer o que se denomina, em Farmacovigilância, de sinal, que é o conjunto de notificações sobre uma possível relação causal entre um evento adverso e um medicamento
-
O algoritmo mais comumente utilizado para a determinação da causalidade de um evento adverso é o algoritmo de Naranjo, composto por dez perguntas, cujas respostas são objetivas, com duas opções (sim ou não), e tem a finalidade de buscar informações sobre as RAM.
Para cada resposta, são atribuídos pontos, sendo que, através da somatória dos mesmos (score), torna-se possível classificar as RAM em categorias de probabilidade: definida (> 9), provável (5-8), possível (1-4) ou duvidosa (condicional) (0 ou menos).
Nos casos de RAM, também, deverão ser observados alguns fatores para que seja descartada a hipótese de problemas em processos de utilização do medicamento como sendo a principal causa da reação.