SóProvas


ID
5370145
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre as recomendações para promover a governança corporativa, há de que prevaleça a relação de confiança entre os agentes. Essa recomenda o tratamento justo com todas as partes interessadas. Tal prática prevê que haja

Alternativas
Comentários
  • As oito principais características da "boa governança"

    • Participação.
    • Estado de direito.
    • Transparência.
    • Responsabilidade.
    • Orientação por consenso.
    • Igualdade e inclusividade. - EQUIDADE
    • Efetividade e eficiência.
    • Prestação de contas (accountability)

  • Equidade significa dar um tratamento justo e imparcial. Ela adapta a regra ao um caso específico de forma a torná-lo mais justo. Diferente da igualdade que coloca todos no mesmo patamar, sendo que eventualmente existam diferenças que podem beneficiar ou prejudicar uns ou outros. Estas diferenças não são consideradas na igualdade e sim na equidade.

    Desta forma, Gabarito D

    Bons estudos!!

  • Falou em tratamento justo já pensei em Equidade!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Governança, sendo mais especificamente cobrado os seus princípios.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Paludo (2017), na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. Governança no setor público, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. (Paludo, 2017, pág. 158).

    Segundo o IBGC (instituto Brasileiro de Governança Corporativa), os princípios básicos de governança corporativa são:

    Equidade (fairness): tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

    Transparência (disclosure): desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

    Prestação de contas (accountability):  agentes de governança devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    Responsabilidade corporativa: zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra D, uma vez que a recomendação de tratamento justo com todas as partes interessadas refere-se ao princípio da equidade.


    Fontes:

    Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5ª ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra D.