SóProvas


ID
5371546
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a terminologia arquivística, arquivo intermediário é o conjunto de documentos procedentes de arquivos correntes que

Alternativas
Comentários
  • A questão trata da especificidade do Arquivo Intermediário.

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA, 2005),o Arquivo Intermediário é o Conjunto de documentos documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.

    Sendo a Destinação: Recolhimento para o Arquivo Permanente ou a Eliminação do documento.

    Alternativa Correta D

    REFERENCIAS

    BRASIL. Ministério da Justiça. Arquivo Nacional. Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Dicionário Brasileiro de terminologia arquivística. 2005.Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf.

  • ·        2ª idade/Intermediária/Limbo/Purgatório/Centralizado/Semiativa:

    *Valor primário decrescente (administrativo/fiscal/legal);

    *Localização: Ñ há necessidade de serem conservados próximo ao setor que os utiliza/ñ precisam “estar na mão”, pois, a frequência de uso é reduzida (questão de economia armazenar em outro local). Centralizado em um departamento-local por razões econômicas (armazenamento).

    *Relacionados aos fins da entidade.

    *Acesso pelo púb apenas quando sua fonte geradora autorizar.

    *Acesso restrito ao setor que os enviou/acumulou ou autorizados.

    *Usado quando há pouco espaço/evitar movimentação precoce p/ fase permanente.

    *Consultados ocasionalmente/baixa frequência de uso/eventualmente acessados.

    *Documentos ainda pertencem ao setor de origem.

    *Função de guarda p/ referido setor.

    *Frutos da transferência dos arquivos correntes, c/ uso pouco frequente-baixo, que aguarda sua destinação (guarda permanente (recolhimento)/eliminação).

    *Documentos já ñ são + responsabilidade das pessoas nos arquivos correntes, mas o acesso a eles será disponibilizado p/ elas quando necessário.

    *Documentos aguardam sua prescrição, onde serão submetidos à:

    1. Destinação Final:

    a) Eliminação (Ação física):

    - Antes da eliminação deve-se elaborar listagem de eliminação de documentos (relação dos documentos), e envia-se essa lista ao órgão de arquivo púb competente (sendo instituição do PE Federal, ao Arquivo Nacional);

    - Após autorizada a eliminação dos arquivos pelo órgão de arquivo púb, publica-se edital de ciência de eliminação nos periódicos oficiais;

    - Após eliminados: publica-se termo de eliminação noticiando a eliminação (termo pode ser publicado em um boletim interno da instituição).

    - Realizada de forma racional;

    - Processo de fragmentação/maceração.

    b) Arquivo Permanente/3º Idade.

    -Documentos deverão ser subordinados a técnica/administrativamente ao arquivo permanente, a fim de evitar a proliferação de depósitos e manter uniforme a política arquivística. P/ isso deve ser dirigido por profissionais de arquivo de alto nível, conhecedores dos métodos tradicionais de classificação/elaboração de instrumentos de pesquisa.