SóProvas


ID
5371780
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na hipótese de ocorrer a vacância do cargo de Presidente da República, assumindo o cargo, por consequência, o Vice-Presidente da República, e este tiver seu mandato cassado nos dois últimos anos do mandato, a Constituição Federal estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CF-Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

    § 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

    § 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

    instagram.com/meusresumosemapas/

  • VANCANCIA ACONTECE POR: MORTE, RENUNCIA, PERDA.

    EM CASO DE VACANCIA CABE A SUCESSÃO.

    A SUCESSÃO SÓ É FEITA PELO VICE PRESIDENTE E NO IMPEDIMENTO DESSE, ACONTECE O MANDATO "TAMPÃO".

    VACANCIA NOS 2 PRIMEIROS ANOS DO MANDATO - ELEIÇÃO DIRETA EM 90 DIAS

    VACANCIA NOS 2 ULTIMOS ANOS DO MANDATO - ELEIÇÃO INDIRETA EM 30 DIAS

    O CASO EM QUE O PRESIDENTE DA CAMARA, DO SENADO E DO STF PODEM ASSUMIR A PRESIDENCIA É EM CASO DE SUBSTITUIÇÃO ( QUE É EM CASO DE SITUAÇÃO TEMPORÁRIA).

  • Dupla Vacância : afastando-se definitivamente o PR + vice antes do término do mandato.

    i- Vacância nos 2 primeiros anos: nova eleição no prazo de 90 dias depois de aberta última vaga. (eleição direta, com votação popular.)

    ii- Vacância nos 2 últimos anos: nova eleição no prazo de 30 dias (obviamente demanda menos dias) , depois de aberta última vaga. (eleição indireta, com votação do CN)

    • em ambos os casos = mandato-tampão (pelo tempo que restava)

  • Vacância nos 2 primeiros anos: Eleição direta em 90 dias

    Vacância nos 2 últimos anos: Eleição indireta em 30 dias.

  • Gabarito:C

    Principais Dicas de Poder Executivo:

    • O Brasil exerce o estado monocrático. Presidente é chefe de estado (internacional) e governo (nacional).
    • Duração do Mandato de 4 anos podendo se reeleger 1 vez por igual período.
    • Só existem COMPETÊNCIA PRIVATIVAS DO PRESIDENTE. Os principais incisos cobrados que eu já vi em questões são (ART 84): 3,4,5, 6 (delegável), 7,8, 12(delegável),13, 14, 18, 25 (delegável a parte da criação).
    • Mandato Tampão: Se o presida e o vice falecerem, será feito o seguinte - novas eleições em 90 dias e o povo elege (2 primeiros anos de mandato) e novas eleições em 30 dias e o congresso nacional elege (2 últimos anos de mandato).
    • Art 85 (Crimes de Responsabilidade).
    • Em caso de crime comum e de responsabilidade, como ocorrerá o procedimento? Crime Comum (Após queixa do STF o presidente é afastado. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e STF quem julga) e Crime de Responsabilidade (Após a instauração do processo pelo senado federal. 2/3 da câmara dos deputados autoriza a instalação do processo. Presida do STF quem irá comandar a sessão do julgamento e senado federal quem julga). Vale ressaltar, averiguei em apenas 1 questão: Durante o prazo de vigência, o presidente não poderá ser culpado por crime comum, isto é, se o presidente matar alguém (isso é FORA DA SUA FUNÇÃO), ele só vai ser julgado pós mandato pela justiça comum.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional do Poder Executivo, em especial no que tange às regras pertinentes ao presidente e vice-presidente da república. Tendo em vista o caso hipotético narrado e considerando a disciplina constitucional acerca do assunto, é correto afirmar que a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. Nesse sentido, segundo a CF/88:

     

    Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

     

    § 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. § 2º Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

     

    Portanto, tendo em vista o caso hipotético e considerando o texto constitucional, a alternativa correta é a de letra “c”.

     

    A demais alternativas são variações equivocadas do texto constitucional.

     

    Gabarito do professor: letra c.

  • ELEIÇÕES INDIRETAS não morreram junto com a Ditadura Militar, a CF/88 ainda prevê essa forma de eleição cabível apenas nessa situação de vacância de Presidente e Vice-Presidente nos últimos 02 anos de mandato.

  • Gab c!

    Primeiros dois anos: eleições diretas - 90 dias

    últimos dois anos: eleições indiretas - 30 dias (congresso)

    Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

    § 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

    § 2º Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.