-
RESPOSTA: Pix.
"Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:
- alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
- baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
- incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
- promover a inclusão financeira; e
- preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população."
Link: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix
Data de lançamento: Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020. Segundo o Banco Central, três meses após o lançamento, o Pix já acumulava 200 milhões de transações mensais.
Como é feito o pagamento: Os pagamentos no Pix são feitos informando a que foi cadastrada na instituição bancária usada pela pessoa ou empresa. Para fazer uma transferência para um fornecedor, por exemplo, basta informar a chave Pix que ele cadastrou. Em poucos segundos, o pagamento estará disponível na conta.
Um detalhe importante é que para fazer um pagamento por Pix é necessário ter uma chave cadastrada. Já para quem quer apenas receber quantias não é preciso fazer o cadastro de uma chave.
As Chaves Píx podem ser de quatro tipos: CPF ou CNPJ; e-mail; número de telefone celular ou chave aleatória.
Pessoas físicas podem ter até cinco chaves para cada conta e pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves para cada titularidade.
-
No final de 2020 entrou em vigor uma nova modalidade de transação monetária no Brasil, nesse novo sistema gratuito é necessário você fornecer seu CPF, número de telefone ou e-mail, esse modelo funciona 24 horas por dia e tem contribuído muito no dia a dia dos brasileiros, o nome dessa nova modalidade é:
______________________
>>>>>>> PIX
-
IMPLEMENTAÇÃO EM NOVEMBRO DE 2020.
Aumento de sequestros relâmpagos em SÃO PAULO.
Contas Laranja.
Por isso, mudanças de implementação em breve:
Limite de 1.000 (entre 20h até 06 da manhã).
Outras mudanças.
-
A questão não demanda conhecimento acadêmico e sim conhecimentos acerca da vida diária dos brasileiros no que se refere à inserção de instrumentos tecnológicos de transação monetária. É uma questão bastante simples, principalmente porque as mudanças trazidas pela tecnologia em bancos já alcança um alto percentual da população urbana no Brasil
Entre as alternativas uma indica a “novidade" em termos de transação monetária que funciona todos os dias, é de baixa taxação e permite rapidez.
A) INCORRETA – TED significa Transferência Eletrônica Disponível . Ela foi criada pelo Banco Central em 2002. Antes havia limite mínimo de transferência, mas desde janeiro de 2016 o cliente pode enviar qualquer valor.
B) INCORRETA – Crédito é algo que existe desde que existe transação bancária, no final da Idade Média.
C) CORRETA - Apesar de ser uma palavra com apenas três letras, Pix não é uma sigla nem significa um conceito específico. De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado com o nome Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels. É nova forma de transferência bancária.
D) INCORRETA – Pix não é forma de débito , o que sempre existiu em bancos, de forma eletrônica ou presencial.
Gabarito do professor: Letra C.