SóProvas


ID
5374642
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma construtora solicitou a um laboratório uma dosagem de concreto para execução de um projeto estrutural, cuja resistência característica do concreto à compressão (fck) é 15 MPa. Também foi informado que o mesmo será produzido in loco, com o cimento medido em massa e os agregados e a água medidos em volume. A resistência de dosagem em MPa será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C ( questão capciosa)

    fcmj = fckj + 1,65 × sd

    fcmj = 15 + 1,65 × 7

    fcmj = 26,55

    A.      CONDIÇÃO A (APLICAVEL A TODAS AS CLASSES DE CONCRETO): O CIMENTO E OS AGREGADOS SÃO MEDIDOS EM MASSA, A ÁGUA DE AMASSAMENTO É MEDIDA EM VOLUME OU VOLUME COM DISPOSITIVO DOSADOR E CORRIGIDO EM FUNÇÃO DA UMIDADE DOS AGREGADOS.

    B.      CONDIÇÃO B (PODE SER APLICAÇÃO AS CLASSES C10 A C20): O CIMENTO É MEDIDO EM MASSA, A ÁGUA DE AMASSAMENTO É MEDIDA EM VOLUME MEDIANTE DISPOSITIVO DOSADOR E OS AGREGADOS MEDIDO EM MASSA COMBINADA COM VOLUME.

    C.       CONDIÇÃO C (CONCRETOS DE CLASSE C10 E C15): O CIMENTO É MEDIDO EM MASSA, OS AGREGADOS SÃO MEDIDOS EM VOLUME, ÁGUA DE AMASSAMENTO MEDIDO EM VOLUME E A QUANTIDADE É CORRIGIDO EM FUNÇÃO DA ESTIMATIVA DE UMIDADE DOS AGREGADOS DA DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DO CONCRETO

    CONDIÇÃO DE PREPARO DO CONCRETO

    DESVIO-PADRÃO MPA

    TIPO A 4,0 MPA

    TIPO B 5,5 MPA

    TIPO C 7,0 MPA

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Para complementar o comentário do colega Destemido: as informações foram retiradas da NBR 12655/2015, para quem quiser aprofundar.

  • A questão exigiu conhecimentos sobre a resistência de dosagem do concreto.

    A resistência média de dosagem, de acordo com a NBR 12655, pode ser calculada pela expressão a seguir:
     


    onde:

    fcmj é a resistência média do concreto à compressão, prevista para a idade de j dias, expressa em megapascals (MPa);
    fckj é a resistência característica do concreto à compressão, aos j dias, expressa em megapascals (MPa);
    sd é o desvio-padrão da dosagem em função da condição de preparo, expresso em megapascals (MPa).
     
    Para adequar as condições de preparo ao desvio padrão, vamos consultar o item 5.6.3.1 Condições de preparo do concreto da NBR 12655 que explica de modo detalhado as condições A, B e C de preparo.

    Transcrevendo-o:

    " O cálculo da resistência de dosagem do concreto depende, entre outras variáveis, das condições de preparo do concreto, definidas a seguir:

    a) condição A (aplicável a todas as classes de concreto): o cimento e os agregados são medidos em massa, a água de amassamento é medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em função da umidade dos agregados;

    b) condição B (pode ser aplicada às classes C10 a C20): o cimento é medido em massa, a água de amassamento é medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em massa combinada com volume;

    c) condição C (pode ser aplicada apenas aos concretos de classe C10 e C15): o cimento é medido em massa, os agregados são medidos em volume, a água de amassamento é medida em volume (...)"

    Note que o enunciado da questão cita “cimento medido em massa e os agregados e a água medidos em volume", descrevendo a condição de preparo C

    A tabela a seguir detalha o desvio padrão das três condições de preparo, segundo a NBR 12655:


    Substituindo os dados:




    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação. Rio de Janeiro, 2015.