SóProvas



Questões de Ensaios


ID
642979
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No recebimento de um produto ou serviço, a partir do ensaio de uma amostra, são verificadas as condições para sua aceitação ou rejeição, em função de características associadas à qualidade que podem ser atributos ou variáveis. No caso do concreto, a característica é, em geral, a resistência à compressão simples, portanto, uma variável. Os critérios de aceitação podem ser determinísticos ou probabilísticos. Conforme critérios determinísticos, não se admite, no conjunto, nenhuma peça, unidade ou fração não conforme, isto é, que não atenda à especificação. Na aceitação por critério probabilístico admite-se

Alternativas
Comentários
  • Admite-se 5%.


ID
1517641
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às situações em que se devem realizar os ensaios de consistência, analise as afirmações abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados.
( ) Na segunda amassada do dia.
( ) Ao reiniciar o preparo, após uma interrupção da jornada de concretagem de pelo menos 1 hora.
( ) Cada vez que forem moldados corpos de prova.

Alternativas
Comentários
  • V F F V

    II - na 1ª amassada do dia

    III - Interrupção de 2 horas ou mais

    NBR 12655


ID
1632292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de execução de obras de construção civil, julgue o item seguinte.

No controle do concreto por amostragem, são moldados três corpos de prova para cada exemplar da amostra, sendo considerada como resistência do exemplar a média das resistências medidas.

Alternativas
Comentários
  • são moldados, no mínimo, dois para cada idade

    são idades: 3 dias, 7 dias, 21 dias, 28 dias, 63 dias, 91 dias

  • Além disso, toma-se como resistência o maior dos dois valores de medidos, diferentemente do que afirma a questão.


ID
1632298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de execução de obras de construção civil, julgue o item seguinte.

Na preparação do concreto, o ensaio de abatimento é utilizado para medir a retração do concreto gerado pela vibração.

Alternativas
Comentários
  • Incorreto. Ensaio que tem relação com a consistência e trabalhabilidade da mistura.

  • Ensaio de Consistência

    Deve ocorrer o ensaio de abatimento do tronco de cone sempre que:

    • primeira amassada do dia;
    • ao reiniciar o preparo após uma interrupção da jornada de concretagem de pelo menos 2h;
    • na troca de operadores;
    • cada vez que forem moldados corpos de prova.


ID
1956940
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma massa de 5000,0 g de material foi ensaiada, quanto à abrasão, pelo ensaio de Abrasão Los Angeles. Depois de retirada do tambor, a massa final encontrada da amostra, retida na peneira nº12, foi de 3000,0 g. Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto do ensaio.

Alternativas

ID
3172273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O aparelho de Vicat é adotado para estabelecer, de forma convencional,

Alternativas
Comentários
  • Aparelho de Vicat: Equipamento utilizado para determinação do tempo de início e fim de pega do cimento.

    Questão incompleta = Questão certa. (CESPE)

  • Essas questões são da CESPE msm? Que diferente...

  • O aparelho de Vicat é um equipamento utilizado para determinar tanto o início quanto o fim da pega do cimento, além da determinação da consistência normal da pasta de cimento Portland. O aparelho é caracterizado na norma NBR 16606:2018 – Cimento Portland – Determinação da pasta de consistência normal e com utilização, para ensaios de tempo de pega, definida pela NBR 16607:2018 – Cimento Portland – Determinação dos tempos de pega. 

    O aparelho é mostrado esquematicamente na figura.


    FONTE: NBR 16606:2018

    É observado então que são três possibilidades de ensaio realizado pelo aparelho: início de pega, fim de pega e consistência normal da pasta. A única contemplada por uma alternativa é a ALTERNATIVA B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Lembre-se! Os tempos de pega (início e fim) estão relacionados ao processo de enrijecimento da pasta, característico das reações de hidratação do cimento. Sendo assim, para medir o endurecimento, é usada uma agulha e avaliado o quanto ela penetra na pasta. Intuitivamente, quanto mais avançado o processo, menos a agulha consegue penetrar. É por isso que o início de pega é medido quando a agulha estaciona a 6mm da base do corpo de prova (com tolerância de 2mm para mais ou para menos). Já o fim de pega acontece quando a penetração é consideravelmente menor, podendo atingir um máximo de 0,5mm.

    Lembrando também que o molde, definido pela NBR 16606:2018, tem altura de 40mm, com desvio de 0,2mm para mais ou para menos.





ID
3172321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao ensaio técnico índice de suporte Califórnia (ISC), popularmente conhecido como CBR (California bearing ratio), desenvolvido especificamente para o dimensionamento de pavimentos rodoviários, julgue os itens a seguir.


I Esse ensaio permite determinar a expansão de solos.

II É recomendável que esse ensaio seja feito com, no mínimo, três corpos de prova, utilizando-se amostras indeformadas.

III A energia especificada para esse ensaio é a modificada, com 26 golpes por camada, em um total de três camadas.

IV Na determinação do ISC, adota-se o maior dos valores obtidos nas penetrações de 0,1 e 0,2 polegada.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • II - É recomendável que esse ensaio seja feito com, no mínimo, três corpos de prova, utilizando-se amostras DEFORMADAS.

    III - 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

  • Complementando o comentário do Damião Wellington: III - são no total 5 camadas.

  • Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR)

    O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão. Assim sendo, ao se deparar com um resultado de CBR=10%, entende-se que aquele solo representa 10% da resistência à penetração da brita padronizada.

    O ensaio de CBR permite ainda obter o índice de expansibilidade do solo, uma vez que, em uma etapa do ensaio, o solo é imerso em água por no mínimo 4 dias e isso possibilita uma análise da expansão da amostra ensaiada. Significa a obtenção de um parâmetro importante, relacionado à durabilidade. É esse o ensaio mais comumente adotado por projetistas de pavimentos em órgãos rodoviários,.O ensaio de CBR em três fases:

  • ABNT NBR 9895:2016 Versão Corrigida:2017 - Solo - Índice de suporte Califórnia (ISC) - Método de ensaio

  • II - É recomendável que esse ensaio seja feito com, no mínimo, (5)INCO corpos de prova, utilizando-se amostras DEFORMADAS.

    NBR 9895:2016

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre pavimentação, especificamente sobre o ensaio ISC/CBR.


    A pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. Nesse contexto, o ensaio CBR (California Bearing Ratio), também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), trata-se de um ensaio que determina a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra de solo compactada e a resistência à penetração deste mesmo cilindro em uma pedra britada padrão. Os resultados encontrados são apresentados de forma percentual em relação à resistência da brita padronizada. Além disso, após a determinação da resistência citada, o ensaio CBR também fornece um índice de expansão do solo ao deixar as amostras imersas por 96 horas. Vale ressaltar que o ensaio ISC/CBR é norteado pelas normas ABNT NBR 9895 (2016) e DNIT 164/2013-ME.


    Visto isso e analisando as afirmativas individualmente, tem-se que:


    - A assertiva I está correta, pois o CBR também fornece como resultado o índice de expansão do solo;


    - A assertiva II está errada, visto que, de acordo com a ABNT NBR 9895 (2016), em seu item 5.2.8, é recomendável que o ensaio CBR seja realizado com, no mínimo, cinco corpos de prova. Estes são formados por amostras deformadas;


    - A assertiva III está errada, visto que, de acordo com as normas citadas, a compactação na energia normal é caracterizada por 12 golpes por camada; na energia intermediária é preciso aplicar 26 golpes por camada; e na energia modificada são necessários 55 golpes por camada.


    - A assertiva IV está correta, pois, de fato, o ISC é determinado com base no maior dos valores obtidos nas penetrações de 0,1 e 0,2 polegadas.


    Portanto, as assertivas I e IV estão corretas e, desse modo, a alternativa B deve ser assinalada.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Só para ser tão chato quanto a CESPE é, a questão não tem alternativa correta. Deveria ser anulada.

    Ao pé da letra, o ISC não permite determinar a expansão dos solos.

    O ensaio de expansão ou determinação da expansão é anterior ao ensaio de ISC, este consiste em avaliar a penetração do pistão padrão ao solo sob velocidade constante enquanto aquele é realizado durante um período de saturação da amostra, geralmente com sobrecarga, durante 96 horas em imersão.

    São ensaios diferentes com resultados obtidos em momentos diferentes e o Fato de que com a mesma amostra, esta obtida do ensaio de compactação, não conclui que são ensaios únicos. Tal que não possuem correlação ou proporção entre o ensaio de expansão e o ISC/CBR, visto que não há fórmulas matemáticas que relacionem as duas grandezas.

  • Gente, pensa um pouquinho...

    Ensaio de compactação ≠ Ensaio CBR/ISC ≠ Ensaio de Expansão ≠ Ensaio de Penetração betuminosa etc.

    Apesar da amostra final do ensaio de compactação podermos reaproveitá-la para ensaios diversos, estes permitem obtermos resultados diferentes, portanto não podemos dizer que é tudo o mesmo ensaio.

  • Gabarito: B

    Explicação no vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=taBTHu6rRCg

  • Como realizar o ensaio CBR / Índice de Suporte Califórnia?

    O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:

    Compactação do corpo de prova:

    Os corpos de prova, comumente 5, são compactados com energia de compactação normal (12 golpes/camada) ou intermediaria (26 golpes/camada) ou modificada (55 golpes/camada) sendo 5 camadas necessárias. A energia de compactação padrão (Proctor) e normatizada pela  que descreve com detalhes o ensaio de compactação

    AMOSTRAS DEFORMADAS

    Expansão:

    Após a finalização do processo de compactação as amostras são imersas em água por um período de 4 dias. Sobre as amostras é posicionado um medidor de deslocamento que pode ser um relógio comparador (analógico ou digital) ou um reflectômetro, sendo realizado uma medida a cada 24 horas. Os valores são apresentados de como expansão percentual com relação ao valor inicial.

    Resistência à penetração: 

    Após a finalização do processo de expansão os corpos de prova são drenados por 15 minutos e posteriormente levados para a prensa de ensaio CBR/Marshall sendo realizada as medidas de resistência a penetração do cilindro a uma velocidade de 1,27 mm/min durante 10 minutos. Assim obtém-se os dados de penetração (mm) por carga(N)/pressão (MPa)

    https://biopdi.com.br/artigos/ensaio-cbr-indice-suporte-california/


ID
3174820
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Correlacione os ensaios com suas respectivas definições e, a seguir, assinale a opção com a sequência correta.


1 – Penetração

2 – Ductilidade

3 – Ponto de amolecimento

4 – Viscosidade Saybolt-Furol


( ) Tem como objetivo a determinação da temperatura em que os asfaltos tornam-se fluidos.

( ) Tem como objetivo a distância medida em centímetros com que se rompe um corpo de prova de material betuminoso.

( ) Tem como objetivo principal determinar o estado de fluidez dos asfaltos nas temperaturas e usualmente são trabalhados nos diversos serviços.

( ) Tem como objetivo determinar e controlar a consistência do material betuminoso

Alternativas
Comentários
  • Ponto de amolecimento: Tem como objetivo a determinação da temperatura em que os asfaltos tornam-se fluidos.

    Ductilidade: Tem como objetivo a distância medida em centímetros com que se rompe um corpo de prova de material betuminoso.

    Viscosidade Saybolt-Furol: Tem como objetivo principal determinar o estado de fluidez dos asfaltos nas temperaturas e usualmente são trabalhados nos diversos serviços.

    Penetração: Tem como objetivo determinar e controlar a consistência do material betuminoso


ID
3174823
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o ensaio que estabelece uma relação volumétrica que corresponde à razão entre a altura do nível superior da areia e a altura do nível superior da suspensão argilosa de uma determinada quantidade de solo (que passa na peneira 4,8mm) ou de agregado miúdo, numa proveta, em condições normatizadas.

Alternativas

ID
3174829
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre os ensaios de caracterização dos cimentos asfálticos de petróleo, aquele que tem como objetivo determinar a temperatura em que os asfaltos se tornam fluidos é

Alternativas
Comentários
  • a) ductilidade.

    4. DEFINIÇÃO A ductilidade é a distância, em centímetros, em que um corpo-de-prova de material betuminoso, em condições padronizadas, submetido a uma tração em condições especificadas, se rompe. https://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/emlurb/cadernoencargos/pavimentacao_Determinacaodaductilidadedemateriaisbetuminosos.pdf

    Ensaio de dutilidade A coesão dos asfaltos é avaliada indiretamente pela medida empírica da dutilidade que é a capacidade do material de se alongar na forma de um filamento. 

    b) ponto de combustão.

    Ponto da Fulgor (Flash Point

    É a temperatura mínima na qual um corpo combustível começa a desprender gases ou vapores que se queimam em contato com uma fonte externa de calor, não havendo contudo, constância na chama, devido não serem os gases suficientes para tal (há clarão, mas logo se apaga).

    Ponto de Combustão (Fire Point)É a temperatura mínima necessária para que um corpo emita vapores em quantidade suficiente para que haja chama permanente, quando em contato com o comburente e exposto a uma fonte externa de calor.

    Ponto de Ignição (Ignition Temperature)

    É a temperatura mínima em que os gases desprendidos por um corpo entram em combustão sem auxílio de fonte externa de calor. 

    https://wingsescola.com.br/pontos-de-combustao-x-formas/

    Ensaio de ponto de fulgor O ponto de fulgor é um ensaio ligado à segurança de manuseio do asfalto durante o transporte, estocagem e usinagem. Representa a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material asfáltico se inflamam por contato com uma chama padronizada. 

    c)ponto de amolecimento.

    Ensaio de ponto de amolecimento O ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona a temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido sob certas condições particulares e atinge uma determinada condição de escoamento.

    d)viscosidade Saybolt-furol.

    Ensaios de viscosidade A viscosidade é uma medida da consistência do cimento asfáltico, por resistência ao escoamento.No Brasil o viscosímetro mais usado para os materiais asfálticos é o de Saybolt-Furol.

     Além do uso na especificação, a medida da viscosidade do ligante asfáltico tem grande importância na determinação da consistência adequada que ele deve apresentar quando da mistura com os agregados para proporcionar uma perfeita cobertura dos mesmos e quando de sua aplicação no campo. 

    https://www.ufjf.br/pavimentacao/files/2018/03/Cap-2-Ligantes-asf%c3%a1lticos.pdf


ID
3174832
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta o aparelho destinado a medir a dureza do concreto pelo método de SHORE, isto é, a dureza pelo recuo de uma massa chocante.

Alternativas
Comentários
  • O pacômetro, um detector de materiais, é essencial na área de perícia de construção civil. Esse aparelho ajuda a detectar materiais construtivos não visíveis numa inspeção. O objeto, além de ser pequeno e fácil de usar, funciona como um scanner e faz uma análise dos elementos estruturais. Além disso, possui uma metodologia não destrutiva e preventiva, visto que apresenta os materiais presentes dentro de paredes, pilares ou vigas, impedindo uma perfuração inadequada e facilitando a inspeção, pois não precisará quebrar a estrutura para verificar como estão as barras de aço, por exemplo, dentro da parede. (https://www.saletto.com.br/uso-do-pacometro-em-inspecoes-aplicacoes-e-orientacoes/)

    O esclerômetro mede a dureza superficial do concreto e a correlaciona com a resistência à compressão desse concreto. É muito usado em obras em execução, para avaliar a resistência do concreto cujos corpos de prova padrão deram resultado abaixo do esperado. Também é usado para estimar a resistência do concreto de obras antigas.(http://aquarius.ime.eb.br/~webde2/prof/ethomaz/esclerometro01.pdf)

    Ductilômetro longo com sistema de aquecimento e agitação - Equipamento desenvolvido para determinação da ductibilidade em materiais betuminosos e recuperação elástica de materiais asfálticos modificados por polímeros.(https://www.engetotus.com.br/produtos/ductilometro-longo-com-sistema-de-aquecimento-e-agitacao/)

    O extensômetro foi projetado para aplicações onde há a necessidade de medir a deformação devido a forças externas agindo em componentes maciços existentes. (https://www.wika.com.br/f9302_pt_br.WIKA)


ID
3174838
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existe um grande número de métodos para calcular as porcentagens em que devem ser misturados agregados para se obter um produto que se enquadre nas especificações. Esses métodos, em síntese, permitem obter uma curva granulométrica resultante dentro da faixa especificada. Entre os métodos das alternativas abaixo, qual não se refere a esse texto?

Alternativas
Comentários
  • O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais metálicos. Este método foi proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell. Foi o primeiro ensaio de penetração padronizado reconhecido industrialmente.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


ID
3185311
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às propriedades do concreto ligadas ao agregado, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Todas essas alternativas foram retiradas do livro Falcão Bauer - V1.

     Porém sobre a Retração, o livro Materiais de Construção Civil - Ibracon - GERALDO ISAIA ( pg 940) diz que:

     Os principais fatores que afetam a retração por secagem dos concretos são:

    •  * Agregados: a presença dos agregados no concreto promove restrições à deformação. O teor e o módulo de deformação dos agregados são os principais fatores que influenciam a retração.
    • *realação A/C
    • *Água por m³
    • *Adições e Aditivos
    • *Tempo e umidade
    • *Geometria do elemento de concreto

     polêmico não?

    Tem uma questão da FCC que já considerou que o agregado influencia na retração (Q763885)

  • Vou fazer 10x e vou marcar 10x que o agregado tem influência na retração.

  • Voltei nessa questão hoje e o BAUER no livro, na versão nova (2018) ,não traz mais o item 4.6.3.2 que fala que o agregado não influencia !

    Agora ele diz que influencia sim...

    Então gente, cuidado aí com os livros antigos. O livro do Bauer (um todo azul) traz essa informação equivocada !


ID
3185326
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para se determinar os índices de consistência dos solos são utilizados os limites de Atteberg como, por exemplo, o Limite de Liquidez (LL) e o Limite de Plasticidade (LP). Para se calcular o IP (Índice de Plasticidade) utiliza-se a relação:

Alternativas

ID
3339505
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio de peneiramento dos solos temos várias peneiras com diferentes malhas e seus respectivos diâmetros. NÃO condiz com o tipo de solo que é retido ou que passa pelas peneiras:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR 6502/95) - Terminologia - Rochas e Solos define como: • Bloco (ø > 1m) • Matacão (ø 200mm e 1m) • Pedregulho (ø 2,0 mm e 60 mm) • Areia (ø 0,06mm e 2,0mm) • Silte (ø 0,002 mm e 0,06 mm) • Argila (ø < 0,002 mm)
  • Questão ta errada, como q o silte vai ficar retido se o maior tamanho dele é menor q a peneira

  • É justamente isso, Meditações bíblicas diárias! (03 de Março de 2020 às 16:36)

    A questão pede a alternativa incorreta: Silte NÃO ficam retido na peneira nº 200 (0,074 mm), pois seu diâmetro é inferior a 0,06 mm.

  • Complicado.

    Segundo a ABNT MATACÃO de 20cm a 1m.

    Segundo o Sousa Pinto MATACÃO de 25cm a 1 m.

    Vejam o comparativo aqui.

    https://slideplayer.com.br/slide/1613126/5/images/28/ORIGEM+DOS+SOLOS+Tamanho+e+forma+das+part%C3%ADculas%3A.jpg

    _______________________________________

    RESPOSTA AO RECURSOS:

    O recurso sustenta que o matacão é compreendido entre 20 cm e 1 m e não 25 cm como diz a alternativa C. O recurso não se sustenta, eis que conforme a alternativa C “As pedras com mais de 25 cm de diâmetro são chamadas de matacão. ”, a banca apenas adotou parâmetro, que poderia ser 30 cm, 40 cm, 50 cm, pois conforme a classificação dos solos é obvio que qualquer pedra acima de 25 cm de diâmetro será um matacão, bem como pedras acima de 1,0 m de diâmetro são denominadas blocos de rocha.

    Fonte: PEURIFOY, Robert L. Planejamento, Equipamentos e Métodos para a Construção Civil. 8ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2015, página 96.


ID
3423052
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Itabira - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 7211, ABNT 2009, que trata de agregados para concreto – especificação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O módulo de finura é a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.

( ) O índice de forma dos grãos do agregado não deve ser superior a 3, quando determinado de acordo com a ABNT NBR 7809.

( ) O índice de desgaste por abrasão “Los Angeles”, determinado segundo a ABNT NBR NM 51, deve ser superior a 50%, em massa, do material.

( ) A dimensão máxima característica é a grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

( ) Quando o agregado miúdo for composto ou proveniente de duas ou mais origens (diferentes fornecedores, ou diferentes origens geológicas, ou materiais recuperados), os requisitos desta norma devem ser considerados proporcionalmente à presença de cada um deles na mistura.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • "A resistência à abrasão é a resistência ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando é submetido ao atrito. Mede, portanto a capacidade do agregado não se alterar(quebrar) quando manuseado. É medida na máquina “Los Angeles” composto por um tambor cilíndrico que gira durante um tempo estabelecido com agregado mais bolas de ferro fundido no seu interior, o impacto das bolas com o agregado provoca o desgaste dos grãos. 

    A amostra entra no ensaio com uma granulometria definida e depois do atrito, peneira novamente para medir o desgaste. A especificação de agregado para concreto NBR 7211:2009 estabelece que o índice de desgaste por abrasão não deve ser superior a 50% em massa do material inicial"

    FONTE: CLUBE DO CONCRETO

  • Ensaio Los Angeles

    mede a resistência à abrasão. Desgaste tem que ser <= 55%

    Fonte: manual do DNIT

  • Se você, assim como eu já tive, tem dúvida na questão do ensaio los angeles, se é =<50% ou 55%, há duas literaturas majoritárias e elas se divergem nisso, as questões costumam não apertar o calor em relação a isso, se vier que o agregado precisa apresentar MENOS OU IGUAL que 50% ou 55% de abrasão, você deve marcar correto. O que se deve ficar atento é se for valores acima disso ou se trocarem menor/igual por maior/igual ou algo do gênero.

    Se alguém aí for fazer a prova do TJ-RS me manda um alô, até agora não achei quase ninguém.


ID
3432508
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O comprimento básico de ancoragem para feixe de barras é calculado considerando-se o diâmetro do círculo de mesma área do feixe. As barras constituintes de feixes devem ter ancoragem reta e sem ganchos. Algumas outras condições devem existir para essa ancoragem. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Quando forem utilizados dispositivos mecânicos acoplados às armaduras, a eficiência do conjunto deve ser justificada.

II. O escorregamento entre a barra e o concreto não pode exceder 0,1 mm para 70% da força última, nem 0,5mm para 95% dessa força junto ao dispositivo de ancoragem.

III. A resistência do cálculo da ancoragem não pode exceder 50% da força última medida no ensaio, sendo desprezíveis os efeitos da fadiga.

IV. A resistência do cálculo da ancoragem não pode exceder 70% da força última obtida por ensaio de fadiga.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • NBR 6118: 2014

    9.4.7 Ancoragem por meio de dispositivos mecânicos

    Quando forem utilizados dispositivos mecânicos acoplados às armaduras a ancorar, a eficiência

    do conjunto deve ser justificada e, quando for o caso, comprovada através de ensaios.

    O escorregamento entre a barra e o concreto, junto ao dispositivo de ancoragem, não pode exceder

    0,1 mm para 70 % da força última, nem 0,5 mm para 95 % desta força.

    A resistência de cálculo da ancoragem não pode exceder 50 % da força última medida no ensaio,

    nos casos em que sejam desprezíveis os efeitos de fadiga, nem 70 % da força última obtida em ensaio

    de fadiga, em caso contrário.

    GABARITO D.


ID
3525694
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As recomendações relacionadas às cargas a que as formas são submetidas estão dispostas em norma, mais precisamente na ABNT NBR 15696:2009.

Sabendo disso, assinale V para as alternativas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) O Peso Próprio dos elementos da estrutura de escoramento e das formas devem fazer parte do cálculo das cargas nas formas.
( ) Os carregamentos assimétricos sobre as formas e escoramentos devem ser desconsiderados.
( ) Os carregamentos assimétricos sobre as formas e escoramentos devem ser desconsiderados.
( ) As vibrações do concreto e as decorrentes de equipamentos de adensamento do concreto devem ser consideradas para o dimensionamento das formas.
( ) As pressões de vento utilizadas para o cálculo devem obedecer à norma ABNT NBR 6123, não devendo ser inferiores a 0,6kN/m².
( ) A sobrecarga mínima em plataformas de trabalho deve ser de 1,5 kN/m².

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • 2Q29. Formas e Escoramentos/concreto/Obras civis – NBR 15696-2009 - 4.2 Cargas.

    4.2 Cargas

    As recomendações constantes nesta Seção são aplicáveis ao dimensionamento de estruturas de escoramento,reescoramento ou escoramento remanescente e fôrmas para estruturas de concreto.

    As cargas consistem em:

    a) peso próprio dos elementos da estrutura de escoramento e das fôrmas;

    b) peso de todos os elementos da estrutura de concreto a serem suportados pela estrutura do escoramento,tais comolajes, vigas, paredes, capitéis etc.;

    c) cargas provenientes do método de lançamento do concreto sobre as fôrmas e o escoramento;

    d) carregamentos assimétricos sobre as fôrmas e escoramento;

    e) sobrecarga de trabalho na execução dos serviços de lançamento, adensamento e acabamento do concreto.

    A sobrecarga de trabalho deve ser de no mínimo 2,0 kN/m², sendo que a carga estática total a ser

    considerada, além daquela em a) do item 4.2,não pode ser inferior a 4,0 kN/m²;

    f) impacto do lançamento do concreto: As cargas variáveis, em alguns casos, já incluem os efeitos normais deimpacto. Entretanto, devem ser considerados no projeto, além dos valores estáticos das cargas, tambémos efeitos dinâmicos ou de impactos causados por máquinas, equipamentos utilizados no lançamento doconcreto etc.;

    g) o impacto máximo a ser considerado no lançamento do concreto sobre a face horizontal da fôrma estálimitado ao esforço resultante do lançamento de uma altura de 0,20 m acima do nível acabado;

    h) no caso de alturas maiores que 0,20 m, o cálculo deve prever sobrecargas adicionais;

    i) vibrações do concreto e as decorrentes de equipamentos de adensamento do concreto;

    j) pressões de vento conforme determinações da ABNT NBR 6123, sendo que não deve ser inferiores

    a 0,6 kN/m²;

    k) quando utilizadas plataformas de trabalho, deve ser considerada a sobrecarga mínima de 1,5 kN/m².

    l) esforços horizontais aplicados nas laterais das fôrmas da laje, para efeito de cálculo de contraventamento

    e/ou ancoragem em pontos fixos externos, devem ser adotados iguais a 5 % da carga vertical aplicada neste

    mesmo nível nos dois sentidos principais da laje, se não considerados os efeitos dinâmicos devidos a bombas

    de concreto. Neste caso, deve-se considerar este efeito somado ao primeiro esforço horizontal;

    m) cargas provenientes da pressão horizontal do concreto, conforme Anexo


ID
3525697
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a investigação direta dos lotes de madeira serrada que sejam consideradas homogêneos deve haver um volume máximo e os corpos-de-prova devem ser isentos de defeitos e retirados de regiões afastadas das extremidades. Assinale a alternativa que indica o volume máximo correto para se retirar um corpo de prova e adotar o teste para todo o lote para a investigação direta.

Alternativas
Comentários
  • 2Q30. Madeira/Obras civis – NBR 7190, anexo B, Determinação das propriedades das madeiras para projeto de estruturas, cobrou volume máximo de lotes de madeira serrada.

    Para a investigação direta de lotes de madeira serrada considerados homogêneos, cada lote não deve ter volume superior a 12 m³


ID
3545593
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em laboratório, duas amostras de solo são comparadas quanto à sua consistência. O solo A possui LL (Limite de Liquidez) igual a 71% e LP (Limite de Plasticidade) igual a 40%. O solo B possui LP igual a 21% e IP (Índice de Plasticidade) igual a 32%. Isto posto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Traçando a linha na sequência do estado líquido:

    LC (Limite de Contração) - LP (Limite de Plasticidade) - LL (Limite de Liquidez)

    Temos que:

    A:

    LC = 21%

    LP = 40%

    LL = 71%

    B:

    LP = 21%

    IP = 32%

    Sabendo que IP = LL - LP, encontramos o LL do solo B:

    32 = LL - 21

    LL = 53%

    O resto, é só analisar os valores.

    Tentei desenhar pra explicitar melhor:

    http://sketchtoy.com/70077711


ID
3559015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle tecnológico cuidadoso do concreto permite a execução de obras duráveis e de boa qualidade. Com relação a esse tema, julgue o item abaixo.


O ensaio de abatimento de cone, ou slump, visa fornecer a resistência do concreto fresco ao cisalhamento.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio de abatimento de cone, ou slump, visa fornecer a consistência e uma avaliação da trabalhabilidade do concreto.


ID
3559099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle tecnológico cuidadoso do concreto permite a execução de obras duráveis e de boa qualidade. Com relação a esse tema, julgue o item abaixo.


O ensaio de ressonância é um ensaio dinâmico destrutivo que permite a determinação da resistência do concreto à compressão.

Alternativas

ID
3561271
Banca
FUNCAB
Órgão
DAE-CE
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a norma ABNT NBR 5733:1991 (Cimento Portland de alta resistência inicial), a resistência à compressão obtida aos 7 dias de idade do CP-V-ARI, em MPa, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • • Tabela 3 - Exigências físicas e mecânicas:

    a) Resistencia a compressao → CPV-ARI:

    1 dia de idade 14 MPa

    3 dias de idade 24 MPa

    7 dias de idade 34 MPa


ID
3566197
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Teixeira - PB
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio conhecido como método do anel e bola utilizado nos cimentos asfálticos de petróleo é utilizado para determinar o seu:

Alternativas

ID
3616171
Banca
AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas sondagens a Percussão ou de simples reconhecimento, são usados amostradores tipo TERZAGHI. Nesses amostradores a resistência à penetração refere-se ao número de golpes necessários, para cravação dos últimos 30 centímetros do amostrador, desprezando-se os golpes correspondentes à cravação dos 15 centímetros iniciais. Esse índice é conhecido como SPT (Standard Penetration Test). 


Pergunta-se: De acordo com os resultados de SPT, qual o intervalo do número de golpes deve estar à consistência da argila para um grau de compacidade mole.

Alternativas
Comentários
  • Muito mole: <2

    Mole: 2 a 4

    Média: 4 a 8

    Rija: 8 a 15

    Muito rija: 15 a 30

    Dura >30

  • Pqdt a NBR que foi revisada em 2020, traz alterações!

    Mudou aí :

    • Muito mole: < /igual a 2
    • Mole: 3 - 5
    • Média: 6 - 10
    • Rija: 11- 19
    • Muito rija: 20 a 30
    • Dura >30

ID
3616939
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Caruaru - PE
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere um corpo-de-prova cilíndrico, de concreto, com diâmetro de 15cm; tal corpo-de-prova, quando submetido a um ensaio de compressão, rompeu a uma carga de 706,86kN. Qual a resistência do concreto em MPa?

Alternativas

ID
3633433
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução dos estudos geotécnicos para o projeto de pavimentação são realizados, entre os ensaios geotécnicos, o Índice de Suporte Califórnia (ISC). Sobre as exigências técnicas para a sub-base granulometricamente estabilizada, para qualquer tipo de tráfego, o valor do ISC deverá ser 

Alternativas

ID
3654667
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das características e das propriedades do concreto e do controle tecnológico feito quando da sua utilização, julgue o item.


O concreto só será aceito nas etapas de controle tecnológico caso seja possível fazer a técnica de controle por amostragem total.

Alternativas
Comentários
  • NBR 12655

    Controle estatístico do concreto por amostragem parcial (Produzido na usina)

    -são retirados exemplares de algumas betonadas de concreto;

    -amostras devem ser de no mínimo seis exemplares para os concretos do Grupo I (até C50) e  doze exemplares para os concretos do Grupo II (maior que C50);

    Controle do concreto por amostragem total (100%)

    -ensaio de exemplares de cada amassada de concreto;

    -não há limitação para o número de exemplares do lote.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o controle tecnológico do concreto.

     

    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio da sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.

     

    A ABNT NBR 12655 (2015) é a norma técnica responsável por fixar procedimentos para o preparo, controle, recebimento e aceitação de concretos de cimento Portland. Quando aos tipos de controle de resistência do concreto, a ABNT NBR 12655 (2015) estabelece que:

     

    6.2.3 Tipos de controle da resistência do concreto

     

    Consideram-se dois tipos de controle de resistência: o controle estatístico do concreto por amostragem parcial e o controle do concreto por amostragem total. Para o controle por amostragem parcial é prevista uma forma de cálculo do valor estimado da resistência característica, fck,est, do lote de concreto em estudo. Para o controle por amostragem total a 100 % das betonadas, a análise da conformidade deve ser realizada em cada betonada."

     

    Logo, a afirmação do problema está errada, visto que a resistência do concreto também pode ser controlada por amostragem parcial.

     

    Gabarito do professor: ERRADO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.


ID
3654670
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das características e das propriedades do concreto e do controle tecnológico feito quando da sua utilização, julgue o item.


O ensaio de abatimento do tronco de cone tem como aparelhagem um molde, uma haste de compactação e uma placa de base.

Alternativas
Comentários
  • O slump test ou ensaio de abatimento de tronco mede a consistência do concreto pela diferença entre a altura do concreto em reação à altura do molde do concreto no cone de ensaio. 

    Para realizar o ensaio (ver figura), o concreto fresco é compactado no interior de um troco de cone por uma haste de compactação com 16 mm de diâmetro e altura de 60 cm. Formam-se 3 camadas de 10 cm de altura e cada camada será compactada com 25 golpes. Perceba que as camadas são compactadas no molde metálico e, após a compactação, o concreto é colocado sobre a placa metálica de base.



    Por fim, conclui-se que a questão descreve corretamente a aparelhagem do ensaio e por isso está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3658051
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um solo, geralmente convivem partículas de diversos tamanhos. Marque a alternativa que contém a peneira (cuja abertura é de 0,075 mm) costumeiramente empregada para a obtenção da parcela utilizada para o ensaio de sedimentação.

Alternativas
Comentários
  • Peneira de número 200 - abertura 0,075 mm


ID
3660379
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Paço do Lumiar - MA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Deseja-se fazer um teste para determinar a resistência do solo, visando a construção de um galpão industrial de 5 pavimentos. Para isso, contratou-se um Laboratorista de Solos para realizar a sondagem de um terreno. As informações técnicas obtidas na sondagem embasam o projeto: 

Alternativas

ID
3696112
Banca
IADES
Órgão
SUDAM
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um projeto especifica um concreto CL15. Com base nessa informação, é correto afirmar que o concreto a ser utilizado deverá

Alternativas
Comentários
  • Concreto leve

    Massa especifica seca inferior a 2 000 kg/m3.

    NBR 12655


ID
3711799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da importância de ensaios de solos em obras de terraplanagem, julgue o item subsequente.


O ensaio de equivalente de areia substitui o ensaio de índice suporte Califórnia (CBR), pois permite, de modo simplificado, determinar um valor relativo da capacidade suporte de um solo.

Alternativas
Comentários
  • DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE DE AREIA :

    1. No caso dos agregados miúdos, verifica-se o percentual de impurezas.
    2.  Controle de finos - Q1060903
    3. EA 55%
    4. Solução floculante - Q654410
  • O CBR (ou ISC) permite a determinação da capacidade de suporte de um solo. O ensaio compara o comportamento pressão x deformação do solo em questão em relação a uma amostra de brita padronizada de alta qualidade.

    O ensaio de equivalente de areia (EA) permite determinar a proporção de impurezas (material argiloso) em uma amostra de agregado miúdo.


ID
3776320
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na Norma ABNT NBR NM 33:1998 – Concreto - Amostragem de concreto fresco –, considere as seguintes afirmativas:
1. A aparelhagem utilizada para amostragem do concreto fresco deve ser um recipiente de material não absorvente, preferivelmente metálico, com volume e forma que permitam armazenar e homogeneizar a amostra coletada, evitando segregação.
2. A frequência e o número de amostras a serem coletadas dependem dos ensaios que serão realizados para a determinação da conformidade do concreto com os requisitos estabelecidos nas especificações sob as quais foi produzido.
3. O número mínimo de amostras para amostragem do concreto fresco é de três corpos de prova.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • NBR NM 33 - Concreto - Amostragem de concreto fresco

    2 Aparelhagem

    Recipiente de material não absorvente, preferivelmente metálico, com volume e forma que permitam armazenar e homogeneizar a amostra coletada, evitando segregação.

    3 Amostragem

    3.1.2 A frequência e o número de amostras a serem coletadas dependem dos ensaios que serão realizados para a determinação da conformidade do concreto com os requisitos estabelecidos nas especificações sob as quais foi produzido.

    3.2 Volume da amostra

    O volume da amostra deve ser pelo menos 1,5 vez a quantidade necessária para a realização dos ensaios. Para ensaios de resistência à compressão, a amostra mínima será de 30 L.

    Portanto, apenas 1 e 2 corretas.


ID
3857644
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como ensaio CBR (California Bearing Ratio), é útil para o dimensionamento da espessura de pavimento flexível necessária em função do tráfego de uma rodovia a ser construída. Assinale a alternativa que indica corretamente qual(is) valor(es) característico(s) é(são) determinado(s) pelo ensaio CBR:

Alternativas
Comentários
  • O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão

    Gabarito C

  • DNIT

    Índice de Suporte CALIFÓRNIA (C.B.R)

    Determina a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo-de-prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada. Finalidade de avaliar o potencial de ruptura do subleito (afundamentos plásticos), uma vez que é o defeito mais comumente observado nas rodovias.

  • O índice de suporte califórnia (CBR) é especificado pelo DNER - ME 049/94: Solos - determinação do índice de suporte califórnia utilizando amostras e mede a relação entre a pressão necessária para a penetração de um pistão em um corpo-de-prova e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada.

    Portanto, alternativa C.

    Julgando as demais assertivas, tem-se:

    A - Ensaio de peneiramento.

    B - Ensaio de limite de liquidez.

    D - Ensaio de limite de plasticidade.

    E - Ensaio de compactação.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3906664
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A resistência ao cisalhamento de um solo é, usualmente, determinada no laboratório por um dos seguintes ensaios:

I- Cisalhamento direto;

II- Compressão triaxial;

III- Compressão simples.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Ensaios em Laboratório para determinar a resistência de cisalhamento

    • Ensaio de Compressão Simples;

    • Ensaio de Cisalhamento Direto;

    • Ensaio de Compressão Triaxial;

    Letra e) Todos os itens estão corretos.

    Fonte:

    https://www.ufjf.br/nugeo/files/2013/06/MARANGON-2018-Unidade-05-Resist%c3%aancia-at%c3%a9-pag-136.pdf


ID
3964144
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio não destrutivo que mede a dureza superficial do concreto, fornecendo elementos para a avaliação da qualidade do concreto endurecido é denominado

Alternativas
Comentários
  • Como a questão diz que é ensaio não destrutivo já se descarta a letra D. De acordo com o que pesquisei, também se descarta a letra B. O spliting test é também conhecido como ensaio brasileiro, teste compressão diametral. Ou seja também é destrutivo.

    A letra c está errada porque o slump test verifica a trabalhabilidade e a consistência do concreto.

    a) Correto. O ensaio de esclerometria é um tipo de ensaio não destrutivo, e consiste em um método utilizado para determinar o valor aproximado da resistência do concreto endurecido, em relação à compressão superficial que ele apresenta, e também sobre a sua uniformidade.

  • O ensaio não destrutivo que mede a dureza superficial do concreto, fornecendo elementos para a avaliação da qualidade do concreto endurecido é denominado

    A) ensaio esclerométrico. (correta)

    O ensaio esclerométrico é um ensaio não destrutivo para determinar a resistência do concreto.

    B) spliting test. (errada)

    O spliting test é o teste de compressão diametral, que é um ensaio destrutivo.

    C) slump test. (errada)

    O slump test é o teste de abatimento do concreto para avaliar a sua trabalhabillidade em seu estado fresco.

    D) ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. (errada)

    O ensaio de compressão é um ensaio destrutivo.


ID
3964156
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio para estimar a taxa de percolação do solo, apesar da imprecisão, é o mais simples que se conhece e, desde que seja utilizado em conjunto com os ensaios de tato e visual do solo, pode ser instrumento útil para avaliação da capacidade de infiltração do solo. A unidade da taxa de percolação obtida no ensaio é

Alternativas
Comentários
  • AS QUESTÕES DE PREFEITURAS É ISSO AI E O CARA AINDA ERRA É MOLE?


ID
4014637
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao projeto das camadas de pavimentação de uma rua, executado com revestimento em concreto betuminoso usinado a quente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA C

  • Para Sub-base, o Índice de Suporte Califórnia (CBR) exigido é > 20%. No tocante a ser reciclado ou não, não tem tanta influência pois os Asfaltos envelhecidos (passíveis de reciclagem) geralmente mantém suas características físico-mecânicas

    No tocante ao Índice de Vazios do CBUQ é variável, pois é relacionado com a granulometria adotada (podendo ser > 2%)


ID
4140223
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os resultados de ensaio à compressão de um lote de corpos de prova de concreto obedecem a uma curva normal de distribuição de frequências (curva de Gauss). Nesse aspecto, a resistência característica do concreto (fck ) à compressão para determinado lote de corpos de prova ensaiados aos 28 dias é definida como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, é possível determinar a resistência média do concreto à compressão (fcm) e a resistência característica do concreto à compressão (fck). O fck tem 5% de probabilidade de não ser alcançado para determinado lote de concreto.

    https://blog.apl.eng.br/resistencia-do-concreto-entenda-a-importancia-da-realizacao-de-testes/#:~:text=A%20resist%C3%AAncia%20%C3%A0%20compress%C3%A3o%20do,aproximada%20de%2010%20kgf%2Fcm%C2%B2.


ID
4140226
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um corpo-de-prova prismático de concreto para ensaio de tração tem as seguintes dimensões: 15 cm de largura, 15 cm de altura e o vão entre apoios foi de 45 cm. A carga máxima de ensaio, cuja ruptura aconteceu no terço médio do corpo de prova, foi 15 kN. Baseado nessas informações, a resistência à tração na flexão do concreto é:

Alternativas
Comentários
  • A resistência à tração na flexão pode ser calculada por:

    fc,t = F x L / b. d²

    fc,t = 15 kN x 45 cm / 15 cm. (15 cm)²

    fc,t = 45 kN / 225 cm²

    fc,t = 0,2 kN/cm² = 2 MPa

  • Se alguém puder esclarecer essa minha dúvida por favor. Se a carga nodal é aplicada no terço médio, o momento não seria Mr = F x L /4? E desta forma, a tensão normal, neste caso a tração, não seria Sigma = 1,5 x F x L / ( b x d²) ? Caso o raciocínio esteja correto o resultado daria 3 MPa. Fiz algumas pesquisas e achei um exercício similar: (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4348265/mod_resource/content/1/Lista-Unidade09-v3.0.pdf -> questão n° 3)


ID
4140229
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A norma ABNT NBR 5739:2018 Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, estabelece critérios, baseado no coeficiente de variação do ensaio, para classificar os resultados do ensaio em uma escala que vai de excelente (nível 1) a deficiente (nível 5). Para um conjunto de ensaios cujo coeficiente de variação dentro do ensaio obtido foi de 3,5, o resultado pode ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de Variação :

    até 3 = excelente

    de 3 a 4 = muito bom

    de 4 a 5 = bom

    de 5 a 6 = razoável

    maior que 6 = Deficiente


ID
4151944
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um corpo-de-prova prismático de concreto para ensaio de tração tem as seguintes dimensões: 15 cm de largura, 15 cm de altura e o vão entre apoios foi de 45 cm. A carga máxima de ensaio, cuja ruptura aconteceu no terço médio do corpo de prova, foi 20 kN. Baseado nessas informações, a resistência à tração na flexão do concreto é:

Alternativas
Comentários
  • A resistência à tração na flexão pode ser calculada por:

    fc,t = F x L / b. d²

    fc,t = 20 kN x 45 cm / 15 cm. (15 cm) ²

    fc,t = 45 Kn / 1125 cm²

    fc,t = 4 Mpa


ID
4151947
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A norma ABNT NBR 5739:2018 Concreto — Ensaio à compressão de corpos de prova cilíndricos, estabelece critérios, baseado no coeficiente de variação do ensaio, para classificar os resultados do ensaio em uma escala que vai de excelente (nível 1) a deficiente (nível 5). Para um conjunto de ensaios cujo coeficiente de variação dentro do ensaio obtido foi de 5,5, o resultado pode ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Nível 1 (Excelente): cve ≤ 3,0

    Nível 2 (Muito bom): 3,0 < cve ≤ 4,0

    Nível 3 (Bom): 4,0 < cve ≤ 5,0

    Nível 4 (Razoável): 5,0 < cve ≤ 6,0

    Nível 5 (Deficiente): cve > 6,0


ID
4151962
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para estruturas de madeira, a razão entre a tensão à compressão característica e média, obtidas em ensaios é igual a:

Alternativas
Comentários
  • 6.4.7 Estimativa das resistências características

    Neste caso, para o projeto, pode-se admitir a seguinte

    relação entre as resistências característica e média:

    fwk,12 = 0,70 fwm,12

    NBR 7190


ID
4153318
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

   Durante as análises de estabilidade do maciço de uma barragem em operação, funcionando em carga (nível d’água máximo), durante 5 anos, ou seja, em regime de fluxo já estabelecido, foi necessária a realização de ensaios triaxiais para determinação das propriedades de resistência ao cisalhamento do solo.

   Nessas condições e tomando para análise o talude crítico de jusante, qual é o tipo de ensaio triaxial mais adequado para obtenção dos parâmetros de resistência do solo? 

Alternativas
Comentários
  • O ensaio mais recomendado é o CD, visto que o solo já está consolidado (ao menos 5 anos de sua construção e compactação) e drenado (regime de fluxo estabelecido). CD = Consolidated Drained

  • O ensaio de compressão triaxial é utilizado para determinação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo. Sua aplicação é muito útil na construção civil e na geotecnia, pois permite simular as cargas a que o solo está submetido. Os resultados do ensaio são utilizados no cálculo de barragens, taludes e outras estruturas construídas com solo. Nesse ensaio, um corpo de prova cilíndrico, confeccionado com uma amostra de solo, é colocado dentro de uma membrana de látex e posicionado em uma câmara cilíndrica preenchida por água ou glicerina. Aplica-se ao corpo de prova uma pressão de confinamento e uma força axial, visando provocar a ruptura por cisalhamento.

     

    Existem três tipos principais de ensaio triaxial, realizados na prensa estática:

     

    - Ensaio triaxial adensado e drenado (CD - Consolidated drained): a drenagem do corpo de prova é permitida para dissipar a pressão neutra e a compressão axial é realizada lentamente. Os resultados são obtidos em termos de tensão efetiva;

     

    - Ensaio triaxial adensado não drenado (CU – Consolidated undraine): é o tipo mais comum de ensaio. Permite a drenagem do corpo de prova até a dissipação da pressão neutra gerada pela tensão confinante (primeira etapa), mas não permite o adensamento na fase de compressão axial. Os resultados são obtidos em termos de tensões totais e efetivas;

     

    - Ensaio triaxial não adensado não drenado (UU – Unconsolidated undrained): a compressão axial é iniciada logo após a aplicação da pressão confinante. O adensamento do corpo de prova não é permitido em nenhuma fase do ensaio e os resultados são obtidos em termos de tensão totais. É indicado para solos de baixa permeabilidade e não consolidados.

     

    Cada tipo de ensaio tem finalidades específicas e deve ser aplicado para estudar o comportamento do solo em condições similares às encontradas no campo. Os solos drenados, quando submetidos a um carregamento, dissipam a pressão neutra pelo movimento da água nos poros. Por isso, no caso das areias, que são muito permeáveis e geralmente se encontram drenadas, indica-se o ensaio do tipo CD.

     

    No caso das argilas, que são materiais coesivos e de baixa permeabilidade, é comum que estejam saturadas “in situ", fazendo com que o excesso de pressão gerado por carregamentos não seja dissipado de forma imediata. Assim, o ensaio CD para argilas é apropriado para análises de longo prazo em estruturas como fundações, aterros e barragens, visando a obtenção das tensões efetivas após a dissipação das pressões geradas pelo carregamento. Por outro lado, os ensaios dos tipos CU e UU são indicados para obras de curta duração com drenagem impedida, como é o caso de escavações e aterros de barragens homogêneas.

     

    Considerando o enunciado da questão, as análises de estabilidade serão realizadas do maciço de uma barragem em operação, funcionando em regime de fluxo já estabelecido. Durante a operação da barragem, o solo se encontra adensado pelos carregamentos e o excesso de pressão pode ser dissipado. Portanto, os parâmetros para a análise de estabilidade podem ser obtidos por ensaios do tipo CU ou CD.

     

    Portanto, está correta a alternativa B.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
4155973
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Portalegre - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um ensaio de compactação de solo foram coletados para o ponto 1 os seguintes dados: Massa do solo úmido = 1700 g; Volume do cilindro utilizado = 981 cm³; Teor de umidade = 19 %. Calcule o valor da densidade seca para este ponto e assinale o resultado CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Massa do solo úmido=1700g x umidade (19%) = 323

    =1700-323=1377

    =1377 / volume(981) = 1.41g / cm² aproximado letra E

    Alguém pode informar se o raciocínio é este mesmo?

  • Na verdade o teor de umidade (h) é razão entre a massa de água (ma) e a massa de sólidos (ms) . Assim:

    Mt = ma + ms

    ma = h*ms

    Mt = h*ms + ms

    Mt = ms (h+1)

    1700 = ms (1,19)

    ms = 1.428,57 g

    ma = 271,42g

    densidade do solo seco = 1.428,57/981 = 1,456 g/cm²

  • Usando a formula de Correlaçao dos indices fisicos:

    • Peso especifico Aparente Seco (γd):

    γd = γn/(1+w)

    γd = (1700/981) / (1 + 0,19)

    γd = 1,46 g/cm³


ID
4155991
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Portalegre - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A qualidade dos agregados pode ser avaliada através de ensaios laboratoriais, a fim de comparar os resultados a certos índices definidos pela normalização. Qual o nome do ensaio utilizado para medir a resistência ao desgaste?

Alternativas
Comentários
  • Abrasão: desgaste superficial dos grãos do agregado quando sofrem atrição. A resistência à abrasão mede, portanto, a capacidade que o agregado tem de se não alterar quando manuseado: carregamento, basculamento, estocagem. O Ensaio de Abrasão " Los Angeles " serve para medir isso.


ID
4159549
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Lupionópolis - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O slump test, ou teste do cone é um ensaio realizado no recebimento do concreto na obra para medir:

Alternativas
Comentários
  • Slump test - Trabalhabilidade

    Gabarito: D


ID
4189624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A estatística é ferramenta fundamental na interpretação de resultados de ensaios e tomadas de decisões em engenharia. Julgue o item subseqüente, relacionado à utilização de estatística em Engenharia Civil.


Em um grupo de valores de resultados de ensaios de laboratório, a mediana dos resultados é a média aritmética entre os resultados máximo e mínimo obtidos.

Alternativas
Comentários
  • Mediana é a média dos valores centrais.

    Exemplo:

    1-2-3-4-5-6

    Mediana será: (3+4)/2 --> 7/2 --> 3,5

  • Mediana é o valor central de um conjunto numérico.

ID
4189627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A estatística é ferramenta fundamental na interpretação de resultados de ensaios e tomadas de decisões em engenharia. Julgue o item subseqüente, relacionado à utilização de estatística em Engenharia Civil.


Em distribuições simétricas de resultados de ensaios, a moda é sempre maior que a média dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • Não há como afirmar com certeza que a Moda sempre será superior que a média. A moda representa os resultados que mais ocorreram em um conjunto, enquanto a média é a soma de todos os elementos divido pela quantidade de elementos do conjunto.
  • Em distribuições simétricas, i.e. distribuição Normal, a média, a mediana e a moda são iguais.


ID
4826587
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de grande valor na técnica rodoviária de dimensionamento de pavimentos flexíveis, onde esses ensaios são realizados com a amostra de solo compactada em condições padronizadas, dentro de um molde cilindro com, aproximadamente, 15 centímetros de diâmetro e 17,5 centímetros de altura, provido de um colarinho de extensão com 5 centímetros de altura e como fundo falso desse cilindro, durante a compactação, usa-se o chamado disco espaçador, é o ensaio denominado de

Alternativas
Comentários
  • Manual do DNIT

    Ensaio CALIFÓRNIA

    Determina a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo-de-prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada;

    Ensaio Proctor

    Consiste em compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1000 cm³ em três camadas sucessivas, sob ação de 25 golpes com soquete de 2,5 kg a uma altura de 30 cm.

  • gabarito LETRA B

  • No Ensaio de CBR ou ISC é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada pelo método Proctor. Esse ensaio de compactação Proctor determina, de forma experimental, a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.

    Letra B


ID
4840834
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a marcha do ensaio CBR, ocorre a imersão dos corpos de prova. Na imersão, deve-se colocar os anéis de contrapeso sobre os c.p., caso o pavimento previsto ultrapasse 2,5 cm de espessura. O que esses anéis procuram reproduzir?

Alternativas

ID
4840840
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É um dos mais tradicionais ensaios nos laboratórios de concreto. Os corpos-de-prova são cilíndricos, com 15 cm de diâmetro e 30 cm de altura, e são moldados em moldes próprios, podendo ser adensados por processos manuais, manuais enérgicos e mecânicos. O texto refere-se a que ensaio?

Alternativas

ID
4840843
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio de equivalente de areia, a leitura do nível superior de areia é de 35 cm e a altura do nível superior da argila é de 50 cm. O resultado do equivalente de areia é de

Alternativas

ID
4840846
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A pega corresponde a uma descontinuidade da viscosidade da pasta, que termina quando a pasta não cede mais sob a pressão de esforços moderados, como a pressão do polegar ou de uma agulha fracamente carregada denomina-se

Alternativas

ID
4840888
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio do limite de liquidez de um solo, a resistência que este oferece ao fechamento do sulco, medida pelo número de golpes requeridos, provém da sua

Alternativas

ID
4840891
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio Califórnia (CBR), a amostra de solo é compactada em condições padronizadas. Para tal compactação, devem ser empregadas as aparelhagens abaixo, exceto a da alternativa.

Alternativas

ID
4840894
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É um dos tradicionais ensaios de caracterização e controle dos materiais betuminosos e que tem como objetivo a determinação da temperatura em que os asfaltos se tornam fluidos. A que ensaio o texto se refere?

Alternativas

ID
4840912
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Dentre as opções apresentadas sobre controle tecnológico de concreto, a resistência à compressão é verificada pela moldagem de corpos de prova. Quais as idades em que serão ensaiados tais corpos de prova?

Alternativas

ID
4840918
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Pode-se definir como diâmetro mínimo de um agregado ao diâmetro da peneira onde

Alternativas

ID
4840921
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Complete os espaços do texto abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.
Para o ensaio CBR, durante a sua marcha de execução, é necessária a peneiração do material através da peneira ______ ; havendo material retido nesta peneira, passa-se essa fração retida na peneira de _______.

Alternativas

ID
4840924
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio de Marshall, o teor ótimo para o agregado misturado deve satisfazer a duas condições:

Alternativas

ID
4840930
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.
Em análise granulométrica, lava-se o material retido na peneira n° 10 e leva-se à estufa para secar (105 a 110 °C) até a constância de peso. Esta amostra livre, ao ser lavada de todo material fino aderente, é usada para análise granulométrica do material ______________.

Alternativas

ID
4840933
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No ensaio Marshall, a deformação sofrida pelos corpos-deprova durante a aplicação da carga até o valor máximo é medida e anotada como valor de

Alternativas

ID
4840966
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Consiste em submeter certa quantidade de agregado, obedecendo faixas granulométricas especificadas, a um misto de impacto e desgaste, quando colocada em um tambor giratório de 80 cm de diâmetro, com velocidade de giro controlada. O texto refere-se a ensaio de

Alternativas

ID
4840969
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A consistência de um cimento asfáltico no estado semisólido ainda é medida pelo ensaio de penetração, que consiste em determinar a profundidade, em décimos de milímetro, que uma agulha padronizada penetra verticalmente, durante cinco segundos, em uma amostra de cimento asfáltico à temperatura de 25 °C. A massa total atuante na agulha é de

Alternativas

ID
4840978
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de Marshall é executado com corpos-de-prova cilíndricos, os quais, após as medidas para determinação do volume e da pesagem, são colocados em banho-maria a 60ºC, por 20 a 30 minutos. Imediatamente após a retirada do banho, os corpos-de-prova são levados à prensa do aparelho Marshall, sendo a carga aplicada continuamente até o rompimento. A carga máxima aplicada que provoca o rompimento é o valor de qual grandeza?

Alternativas

ID
4840987
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na preparação dos corpos-de-prova para o ensaio do Método de Marshall, o número mínimo destes para cada teor de betume pesquisado deve ser de

Alternativas

ID
4841002
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O que determina o tamanho e a graduação das partículas do solo?

Alternativas

ID
4843285
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.


Durante a concretagem das peças estruturais, a Fiscalização determinou que a empresa Contratada moldasse amostras de corpos-de-prova para resultados aos 7, 14 e 28 dias, para cada massada. A Contratada cumpriu a determinação da Fiscalização e seguiu rigorosamente as Normas Brasileiras moldando ____ corpos-de-prova para cada massada.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de correção, pois em geral, são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7, 14, 21 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura.

    Sem falar que 2 corpos de prova fica numa margem de erro muito alta.

  • Segundo a NBR 12655, serão constituídos 2 CPs para cada idade do concreto, com resistência do exemplar sempre considerando o maior fck

  • Pois é, se os ensaios devessem ser realizados aos 7, 14 e 28 dias, seria necessário, no mínimo, ser 3 CPs.


ID
4843318
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Após a conclusão da instalação de água fria, é realizado o ensaio de estanqueidade da instalação. Esse ensaio é executado mantendo a instalação cheia de água. Esse procedimento é realizado com qual finalidade?

Alternativas
Comentários
  •  Visa maximizar a segurança e o funcionamento adequado em momentos de operação por meio da verificação de vazamentos.


ID
4843351
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao realizar o ensaio de resistência à abrasão de um agregado, é medida a capacidade

Alternativas
Comentários
  • A resistência à abrasão é a resistência ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando é submetido ao atrito. Mede, portanto a capacidade do agregado não se alterar(quebrar) quando manuseado. É medida na máquina “Los Angeles” composto por um tambor cilíndrico que gira durante um tempo estabelecido com agregado mais bolas de ferro fundido no seu interior, o impacto das bolas com o agregado provoca o desgaste dos grãos. 

  • Material complementar:

    Temos também a Resistência à Tração: é determinada pelo ensaio diametral em que é submetido a um esforço perpendicular ao eixo do cilindro.

    Resistência à compressão: Varia conforme o esforço de compressão se exerça paralela ou perpendicularmente ao veio da Pedra. O ensaio se faz em corpos-de-prova cúbicos de 4 cm de lado.

    Friabilidade: tendência do material a se desagregar quando submetido a tensão, mesmo moderada


ID
4866100
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Marque a alternativa que não apresenta um aparelho medidor de pressão:

Alternativas
Comentários
  • tacômetro, também conhecido como taquímetro, conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros, é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor ou outra máquina.


ID
4868872
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jandaia do Sul - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as alternativas a seguir e selecione aquela que esteja INCORRETA em relação à trabalhabilidade do concreto:

Alternativas
Comentários
  • A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto fresco. Afinal, refere-se a maior ou menor facilidade para se trabalhar com o concreto.


ID
4901350
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Celso Ramos - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O concreto é um dos materiais mais frequentemente empregados na construção civil. A obtenção de um concreto de adequada resistência, durabilidade, trabalhabilidade e aparência depende da adequada dosagem, que leva em conta as características dos materiais empregados em sua preparação. No que se refere a dosagem e características do concreto é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6118.

    A resistência característica do concreto corresponde à resistência que tem 5% de probabilidade de não ser alcançada, ou seja, possui 95% de probabilidade de ser superada, a partir da distribuição normal de Gauss

  • Pra mim a letra d também ta errada. fck é resistência CARACTERÍSTICa, e não a de PROJETO (Cálculo) que é fcd.

  • essa questão foi anulada.


ID
4914766
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio ligado à segurança de manuseio do asfalto durante o transporte, a estocagem e a produção de mistura asfáltica é o ensaio de

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Fulgor

    Parâmetro utilizado para evitar que não há riscos de incêndios durante a execução do pavimento. Corresponde a menor temperatura no qual os vapores do material inflamam quando entra em contrato com chama padronizada.


ID
4951966
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um dos controles realizados em obra, quando da concretagem, é o ensaio de consistência pelo abatimento do tronco de cone.

Para o concreto preparado pelo construtor da obra devem ser realizados ensaios de consistência sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados e nas seguintes situações:

1. na primeira amassada do dia ou cada vez que forem moldados corpos de prova.
2. ao reiniciar o preparo após uma interrupção da jornada de concretagem de, pelo menos, 2 h.
3. na troca dos operadores.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ENSAIO DE ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE - NBR NM 67/98 (Slump Test) Concreto produzido na obra

    • na primeira amassada • sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados • ao reiniciar o preparo após interrupção igual ou superior a 2 horas • na troca de operadores • cada vez que forem moldados corpos de prova

  • NBR 12655

    AMOSTRA DE CONCRETO

    Volume de concreto retirado do lote com objetivo de fornecer informações, mediante realizações de ensaios, sobre a conformidade deste lote, P/FINS de recebimento e aceitação.

    EXEMPLARES

    Elemento na amostra ou da população(lote) constituído por 02 corpos de prova da mesma betonada, moldados no mesmo ato, p/cada idade de ensaio.

    A resistência a compressão do exemplar fica definida pela resistência do maior dos dois valores dos corpos de provas obtidos no ensaio de resistência.


ID
4969825
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de abatimento (slump test) é realizado para controle do recebimento de concreto em obra que foi dosado em central. Na execução deste ensaio, quando do preenchimento do tronco de cone, o número de camadas de concreto e o número de golpes por camada são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    25 golpes em 3 camadas

  • NBR 5739

    Ensaio Slump Test ( trabalhabilidade , consistência)

    • Amostra após descarregar 0,5 m³ do caminhão e em volume aproximadamente 30 litros;
    • Cone sobre placa
    • Preencher o cone em 3 camadas iguais e aplicar 25 golpes uniformemente distribuídos em cada camada;
    • adensar a camada junto à base, de forma que a haste de socamento penetre em toda a espessura. No adensamento das camadas restantes, a haste deve penetrar até ser atingida a camada inferior adjacente;
    • após a compactação da última camada, retire o excesso de concreto e alise a superfície com uma régua metálica;
    • retire o cone içando-o com cuidado na direção vertical;
    • coloque a haste sobre o cone invertido e meça a distância entre a parte inferior da haste e o ponto médio do concreto, expressando o resultado em mm.


ID
5033392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um caminhão betoneira com concreto usinado acaba de chegar à obra para concretar pilares densamente armados no pavimento térreo da construção de um edifício. O projeto e a documentação técnica solicitam resultado do ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test) igual a 12 cm ± 2cm para o concreto. Durante a realização do slump test foram obtidas as seguintes medidas: altura do molde igual a 30 cm, altura média do corpo de prova de concreto em relação ao piso após a retirada lenta do molde igual a 11 cm.  

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do recebimento de materiais em obra.

O ensaio do abatimento do tronco de cone deve ser realizado antes de que sejam moldados os corpos de prova para ensaios de resistência do concreto.

Alternativas
Comentários
  • NBR 7212:1984 - Execução de concreto dosado em central

    .

    5.1.1 Pedido pela resistência característica do concreto à compressão

    O concreto é solicitado especificando-se a resistência característica do concreto à compressão, a dimensão (diâmetro) máxima característica do agregado graúdo e o abatimento do concreto fresco (slump) no momento de entrega.

    .

    6.1 Amostragem

    6.1.1 Devem ser retirados exemplares do concreto, constituídos de no mínimo dois corpos-de-prova para cada idade de rompimento, adotando-se o resultado maior dos valores de resistência obtidos (fi).

    6.1.3 Os exemplares devem ser retirados após a descarga de 0,15 e antes que tenha sido descarregado 0,85 do volume transportado, depois de feitas todas as correções e ajustes previstos nesta Norma e executado o ensaio de abatimento (slump).

    .

    Gabarito: Certo

  • NBR 7212 foi revisada em abril/2021

    Hoje temos a NBR 16886 (dez/2020) que diz que há uma exceção:

    "caso, exclusivamente por questões de logística, não seja possível coletar a amostra destinada à moldagem dos CPS's conforme especificado, essa coleta pode ser realizada concomitantemente com a coleta da amostra destinada aos ensaios de concreto fresco, desde que esse procedimento seja acordado entre as partes e registrado no relatório de ensaio"

    Ela ainda diz que:

    • ensaio de abatimento - coleta após a descarga dos primeiros 50 L.
    • para moldagem dos CP1s - após a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada (...)

  • O slump test ou ensaio de abatimento de tronco é um ensaio rápido que mede a consistência do concreto pela diferença entre a altura do concreto em reação à altura do molde do concreto no cone de ensaio. 

    Para realizar o ensaio (ver figura), o concreto fresco é compactado no interior de um troco de cone por uma haste de compactação com 16 mm de diâmetro e altura de 60 cm. Formam-se 3 camadas de 10 cm de altura e cada camada será compactada com 25 golpes.

    O que é Slump do concreto e como fazer o teste? - Escola Engenharia
    FONTE: Portal Eletrônico Escola de Engenharia.

    Normalmente, o slump teste é o primeiro ensaio que deve ser feito após o recebimento do concreto e antes do seu lançamento, a fim de evitar que o concreto fresco continue perdendo água para o meio com o tempo, alterando sua consistência, o que influencia os resultados do ensaio. Além disso, caso o concreto não atenda a especificação do Slump, ele deve ser recusado pelo executor da obra e o caminhão não deve ser descarregado, segundo a NBR 12655/2015: Concreto de cimento Portland.

    Independente do resultado do slump, são coletadas, posteriormente, amostras para o ensaio de resistência característica do concreto à compressão (fck), que serão rompidas em diferentes idades, além de passarem pelo processo de cura. Inclusive, recomenda-se que as amostras sejam retiradas após o lançamento de 15 % do volume e antes de completados 85% do volume (é o chamado terço médio). 

    Ou seja, inegavelmente, o slump test precede o ensaio de resistência, pois ele acontece antes do lançamento. O que torna a questão correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5033395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um caminhão betoneira com concreto usinado acaba de chegar à obra para concretar pilares densamente armados no pavimento térreo da construção de um edifício. O projeto e a documentação técnica solicitam resultado do ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test) igual a 12 cm ± 2cm para o concreto. Durante a realização do slump test foram obtidas as seguintes medidas: altura do molde igual a 30 cm, altura média do corpo de prova de concreto em relação ao piso após a retirada lenta do molde igual a 11 cm.  

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do recebimento de materiais em obra.

O concreto enviado pela usina atende ao critério estabelecido no projeto e no material técnico para o teste de abatimento do tronco de cone, podendo ser recebido na referida obra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O concreto enviado pela usina  ao critério estabelecido no projeto e no material técnico para o teste de abatimento do tronco de cone, podendo ser recebido na referida obra.

    O abatimento de tronco é medido do topo da superfície original até o topo da superfície do concreto após deformação. Portanto, Se a altura média em relação ao piso é de 11 cm, significa que o abatimento foi de: 30cm-11cm = 19cm. Ou seja, não está conforme especificação técnica.

    Fonte: TECConcursos

  • Para responder essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre o controle tecnológico do concreto, especificamente sobre o ensaio de abatimento de tronco de cone.


    O slump test, também conhecido como “ensaio do abatimento de tronco de cone" ou “ensaio de abatimento do concreto", trata-se de um ensaio cujo objetivo é avaliar a consistência do concreto que, por sua vez, está diretamente relacionada à importantes propriedades do concreto em seu estado fresco, sendo a principal delas a trabalhabilidade.


    Em resumo, o ensaio consiste em preencher sobre uma superfície plana, um molde tronco-cônico com o concreto em três camadas devidamente compactadas e, na sequência, retirar o molde lentamente. O slump (ou abatimento), consiste na diferença, em centímetros, entre a altura do molde e a altura do tronco de cone de concreto fresco.


    Visto isso, calcula-se o abatimento para a situação descrita no problema:




    As bombas parafuso são indicadas para alturas de recalque relativamente baixas (da ordem de, no máximo, 10 m). Por esse motivo, a afirmação da questão está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O abatimento é a diferença entre o topo do molde e o topo do corpo de prova.

    Nesse caso tem-se: Abatimento = 30 (molde) - 11(altura do corpo de prova) = 19cm > 12 +-2cm.


ID
5033398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um caminhão betoneira com concreto usinado acaba de chegar à obra para concretar pilares densamente armados no pavimento térreo da construção de um edifício. O projeto e a documentação técnica solicitam resultado do ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test) igual a 12 cm ± 2cm para o concreto. Durante a realização do slump test foram obtidas as seguintes medidas: altura do molde igual a 30 cm, altura média do corpo de prova de concreto em relação ao piso após a retirada lenta do molde igual a 11 cm.  

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do recebimento de materiais em obra.

Quando o resultado do slump test é menor do que o intervalo previsto em projeto, não se recomenda o procedimento de adição de água ao concreto usinado na obra, por aumentar a relação água/cimento do concreto, reduzindo sua resistência.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 7212, não se admite adição suplementar de água ao concreto usinado. Para esse caso, o recomendado é a adição de um aditivo plastificante.

  • Correto, sendo recomendado também a devolução do produto à concreteira, aceitando novamente somente quando corrigido o Slump.

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.

     

    O slump test, também conhecido como “ensaio do abatimento de tronco de cone" ou “ensaio de abatimento do concreto", trata-se de um ensaio cujo objetivo é avaliar a consistência do concreto que, por sua vez, está diretamente relacionada à importantes propriedades do concreto em seu estado fresco, sendo a principal delas a trabalhabilidade. Em resumo, o ensaio consiste em preencher sobre uma superfície plana, um molde tronco-cônico com o concreto em três camadas devidamente compactadas e, na sequência, retirar o molde lentamente. O slump (ou abatimento), consiste na diferença, em centímetros, entre a altura do molde e a altura do tronco de cone de concreto fresco.

     

    Nesse contexto, a relação água/cimento consiste na quantidade de água da mistura de concreto em relação à quantidade de cimento. Este parâmetro possui grande importância no controle de tecnológico do concreto, visto que sua variação provoca alterações na estrutura interna da mistura. O excesso de água (isto é, valores elevados de relação água/cimento) acarreta na formação de poros capilares no concreto. Estes poros, além de ocasionarem a redução da resistência mecânica do concreto, aumentam sua permeabilidade e, em consequência, a durabilidade do concreto é prejudicada. Por outro lado, a falta de água (valores baixos de relação água/cimento), por sua vez, faz com que a reação de hidratação não ocorra de forma completa, produzindo um concreto com baixa qualidade. Além disso, a falta de água também acarreta em um concreto seco, de difícil adensamento.

     

    Visto isso, conclui-se que a afirmação da questão está correta, pois não se deve adicionar água ao concreto para adequar o slump, já que isso pode reduzir sua resistência mecânica, dentre outras coisas. Na situação apresentada, o procedimento correto é rejeitar o concreto, devolvendo-o à concreteira.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • ABNT NBR 7212/2021 (Terceira edição 22.04.2021 / Versão corrigida 27.09.2021)

    5.5.3 Água

    • A quantidade total de água deve ser dosada com variação máxima de 3 % em relação à quantidade nominal.
    • Esta quantidade de água compreende somente a água adicionada no carregamento, desconsiderando a água devida à umidade dos agregados, a água utilizada para dissolução dos aditivos, adicionada na betoneira quando do retorno da entrega anterior, e a água adicionada sob forma de gelo.

    5.6.2 Adição suplementar de água

    • Não se admite adição suplementar de água. Qualquer adição suplementar de água exigida pelo contratante exime o fornecedor de concreto de qualquer responsabilidade quanto às características do concreto constantes no pedido. Este fato deve ser registrado pelo operador do caminhão-betoneira no documento de entrega.
    • NOTA Água suplementar é aquela adicionada acima da quantidade prevista no estudo de dosagem
  • Digamos que é permitido a adição de água levando em consideração, que esse processo é efetuado pela CONCRETEIRA, que possui maior controle tecnológico em relação ao que é efetuado em obra. Acho bem difícil estimar EM OBRA, a quantidade de água complementar

  • A questão está "certa" pelo seguinte trecho: "Não se recomenda" (Mas é permitido)

    ____________________________________________________

    Adição suplementar de água para correção de abatimento devido à evaporação é permitido. (NBR 7212)

    ____________________________________________________

    Na prática, existe uma tabela de cada empresa fornecedora de concreto para ajustar o slump diretamente no canteiro de obras conforme ordens dos engenheiros responsáveis. (Na prática é o mestre de obras)

    Por isso, os caminhões betoneiras possuem tanques de água atrás da cabine do motorista na parte superior.

    Lembrando que a prática nem sempre vale em provas.

    ____________________________________________________

    • CESPE: Após o transporte do concreto usinado, é comum a complementação de água, mas deve-se tomar cuidado, pois o elevado fator água/cimento pode ocasionar diminuição da resistência na região superior da massa de concreto e possível perda de aderência das armaduras.


ID
5033401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um caminhão betoneira com concreto usinado acaba de chegar à obra para concretar pilares densamente armados no pavimento térreo da construção de um edifício. O projeto e a documentação técnica solicitam resultado do ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test) igual a 12 cm ± 2cm para o concreto. Durante a realização do slump test foram obtidas as seguintes medidas: altura do molde igual a 30 cm, altura média do corpo de prova de concreto em relação ao piso após a retirada lenta do molde igual a 11 cm.  

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do recebimento de materiais em obra.

A utilização de espaçadores de armaduras e o estabelecimento de um diâmetro máximo para o agregado graúdo na mistura de concreto são maneiras de se garantir a trabalhabilidade e o preenchimento adequado das fôrmas dos pilares densamente armados durante a concretagem.

Alternativas
Comentários
  • Trabalhabilidade é um conceito holístico e leva em conta as características do concreto e da obra para o qual é produzido. Tem a ver com as formas utilizadas, o arranjo das armações, o tamanho dos agregados, a consistência da pasta, o tipo de cimento utilizado, enfim vários fatores.

    Um mesmo concreto pode ser adequado para um obra (ter boa trabalhabilidade), mas péssimo para outra.

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele possui elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, ele é um material frágil frente à esforços de tração. Isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.

     

    A trabalhabilidade é uma importante propriedade do concreto em estado fresco. Ela está relacionada com a facilidade de manipulação do concreto sem que este perca sua homogeneidade. Em outras palavras, a trabalhabilidade é a propriedade que mensura a facilidade em misturar, lançar e conferir acabamento ao concreto.

     

    Nesse contexto, o diâmetro dos agregados exerce uma importante influência. Especificamente, quanto maior o diâmetro dos agregados, menos trabalhável será o concreto, enquanto que agregados com pequeno diâmetro confere maior trabalhabilidade ao concreto, visto que se misturam mais facilmente com os demais constituintes.

     

    Além disso, os espaçadores, também chamado de distanciadores, são peças plásticas, metálicas ou de argamassa, responsáveis por garantir o cobrimento da armadura e o espaçamento entre as barras de aço. Os espaçadores ficam dentro da estrutura após a concretagem.

     

    Visto isso, em elementos de concreto armado densamente armados (com elevada taxa de aço), a utilização de espaçadores assegura o espaçamento entre barras de armadura e entre a armadura e a forma, permitindo que o concreto seja adequadamente lançado e adensado. Ademais, utilizar agregados com diâmetro pequeno (isto é, limitar o diâmetro máximo dos agregados utilizados) aumenta a trabalhabilidade do concreto. Portanto, a afirmação da questão está correta.

     

    Confirmando tal fato, a ABNT NBR 14931 (2004), que trata sobre a execução de estruturas de concreto, fixa que:

     

    “A.7.3.1 O concreto deve possuir trabalhabilidade e diâmetro máximo do agregado compatíveis com o espaçamento de bainhas, ancoragens e armaduras passivas. Em certos casos é necessário que a obra disponha de um traço de concreto de igual resistência e de características especiais, para ser utilizado nas regiões de maior concentração (como por exemplo, na região das ancoragens)."

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

  • São maneiras (uma das formas de TENTAR) de garantir.

    • Trabalhabilidade: diâmetro do agregado.
    • Preenchimento: espaçadores.

    (Mas não podemos garantir de fato aplicando apenas esses métodos.)

    "Certo". (90% certo)

  • Esse "garantir" que é f***, eles podem alegar que nada é garantido.


ID
5033464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.


Marcelo, engenheiro de obras rodoviárias, ao realizar o ensaio slump test durante a concretagem de um pavimento rígido, encontrou um resultado diferente do previsto no projeto. Como ação necessária para corrigir o traço, ele utilizou um aditivo plastificante. Nessa situação, Marcelo realizou uma ação correta para corrigir o traço.

Alternativas
Comentários
  • G : ERRADO

    È recomendado aditivos superplastificantes com capacidade de redução de água maior, em torno de 25% a 35%. Por causa disso, eles permitem a confecção dos concretos mais resistentes e duráveis.

  • "encontrou um resultado diferente do previsto no projeto".... para mais ou menos? Não há como prever que o aditivo foi correto ser aplicado.

  • Errado!

    O que justifica o uso do aditivo plastificante???

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.

     

    O slump test, também conhecido como “ensaio do abatimento de tronco de cone" ou “ensaio de abatimento do concreto", trata-se de um ensaio cujo objetivo é avaliar a consistência do concreto que, por sua vez, está diretamente relacionada à importantes propriedades do concreto em seu estado fresco, sendo a principal delas a trabalhabilidade. Em resumo, o ensaio consiste em preencher sobre uma superfície plana, um molde tronco-cônico com o concreto em três camadas devidamente compactadas e, na sequência, retirar o molde lentamente. O slump (ou abatimento), consiste na diferença, em centímetros, entre a altura do molde e a altura do tronco de cone de concreto fresco.

     

    Nesse contexto, os aditivos são "produto adicionados e misturados no concreto, em quantidade geralmente não superior a 5 % da massa de ligante total contida no concreto, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido" (ABNT NBR 11768-1, 2019). Especificamente, os aditivos plastificantes caracterizam-se por possuírem cargas negativas que se aderem aos grãos de cimento e geram repulsão eletrostática entre eles. Como resultado, ocorre uma melhora da trabalhabilidade do concreto.

     

    Visto isso, conclui-se que a afirmação da questão está errada, pois a questão não informou se o slump resultou abaixo ou acima do previsto. Além disso, o uso de aditivo plastificante não é adequado na situação descrita.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 11768-1: Aditivos químicos para concreto de cimento Portland - Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

  • Realmente, não disse se o erro no slump foi para mais ou para menos, mas o que eu entendi foi que a adição do plastificante não corrigirá o traço, mas sim, alterará a trabalhabilidade.

    Logo, o uso do plastificante é viável, desde que o traço pretendido esteja correto, o erro estaria em dizer que o produto iria corrigir o traço.

  • A questão não fala nada sobre o slump, mas em pavimentos rígidos geralmente é usado concreto rolado, ou seja pouca trabalhabilidade. Neste caso, a adição de plastificante vai deixar a massa mais trabalhável e torna-se inadequado para a obra.


ID
5034013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Concluída a licitação, começa a etapa de contratação, que se inicia com a assinatura do contrato e finaliza-se com o termo de recebimento definitivo da obra. Com relação às atividades que devem ser realizadas pela fiscalização de obras e serviços de engenharia, julgue o item que se segue.


Por intermédio de laboratórios credenciados, a equipe de fiscalização deve realizar testes, ensaios, exames e provas necessários ao controle de qualidade dos materiais e equipamentos aplicados nos serviços e nas obras que sejam objeto do contrato.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    É dever da empresa contradata realizar testes, ensaios, exames e provas necessários ao controle de qualidade dos materiais e equipamentos aplicados nos serviços e nas obras que sejam objeto do contrato. Vamos observar o entendimento do TCU sobre o tema:

    TCU (Obras Públicas - Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas)

    7.2.8 Obrigações da contratada

    Durante a execução de serviços e obras, cumprirá à contratada a execução das seguintes medidas:

    - realizar, por meio de laboratórios previamente aprovados pela fiscalização e sob suas custas, os testes, ensaios, exames e provas necessárias ao controle de qualidade dos materiais, serviços e equipamentos a serem aplicados nos trabalhos

  • A licitação consiste em um procedimento administrativo que estabelece antecipadamente a contração de serviços e compras no ramo público, com o objetivo de assegurar propostas isonômicas para todos os envolvidos. Tratando-se de obras públicas, a empresa contratada possui uma série de deveres.

     

    Nesse contexto, o “Manual de Obras Públicas – Edificações" da SEAP (Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio), em seu volume “Construção", trata sobre as obrigações da contratada em seu item 3.5.1, estabelecendo, dentre outras coisas, que:

     

    "3.5.1 Durante a execução dos serviços e obras, a Contratada deverá:

     

    (...)

     

    - realizar, através de laboratórios previamente aprovados pela Fiscalização, os testes, ensaios, exames e provas necessárias ao controle de qualidade dos materiais, serviços e equipamentos a serem aplicados nos trabalhos; (...)"

     

    Tal medida é corroborada pelo Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União (TCU), item 7.2.8, o qual trata das obrigações da contratada e afirma que um deles é “realizar, por meio de laboratórios previamente aprovados pela fiscalização e sob suas custas, os testes, ensaios, exames e provas necessárias ao controle de qualidade dos materiais, serviços e equipamentos a serem aplicados nos trabalhos."

     

    Portanto, conclui-se que a afirmação da questão está errada, pois ela trata-se de uma obrigação da contratada e não da fiscalização.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    BRASIL. Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio - SEAP. Manual de Obras Públicas – Edificações – Construção. Práticas da SEAP.

     

    BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Obras Públicas - Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras e edificações públicas. 4. ed. Brasil, 2014.


ID
5050723
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na fundação superficial (também conhecida como rasa ou direta), a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.


II. A estaca tipo Franki é um tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.


III. Independentemente da extensão dos ensaios preliminares que tenham sido realizados em uma fundação, devem ser feitas investigações adicionais sempre que, em qualquer etapa da execução da obra, for constatada uma diferença entre as condições locais e as indicações fornecidas por aqueles ensaios preliminares, de tal sorte que as divergências sejam completamente omitidas. Em decorrência da interdependência que há entre as características do maciço investigado e o projeto estrutural, é recomendável que as investigações não sejam acompanhadas pelos responsáveis que executarão o projeto estrutural e o de fundação, evitando, assim, qualquer interferência indevida nos resultados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A I está correta, agora qual outra está correta? Porque eu nunca vi Estaca tipo Franki com fuste constituído por elemento pré-moldado e a assertiva III parece errada também.

  • Alternativa C

    I - Correta

    II - Correta

    III - Incorreta (é recomendável que as investigações sejam acompanhas).

    Anexo H da NBR 6122:2019 - Projeto e execução de fundações.

    H.2 - Características Gerais:

    A execução da estaca pode apresentar alternativas executivas em relação aos procedimentos da estaca padrão como, por exemplo: perfuração interna (denominada “cravação à tração”), fuste pré-moldado, fuste encamisado com tubo metálico perdido, fuste executado com concreto plástico vibrado ou sem execução de base alargada.

  • Sobre o ítem II:

    NBR 6122/2019 - Projeto e execução de fundações.

    H.2 Características gerais

    As estacas Franki são executadas através da cravação de um tubo por meio de sucessivos golpes de um pilão em uma bucha seca de pedra e areia aderida ao tubo.

    Atingida a cota de apoio, procede-se à expulsão da bucha, execução de base alargada, instalação da armadura e execução do fuste de concreto apiloado com a simultânea retirada do revestimento.

    A execução da estaca pode apresentar alternativas executivas em relação aos procedimentos da estaca padrão como, por exemplo: perfuração interna (denominada “cravação à tração”), fuste pré-moldado, fuste encamisado com tubo metálico perdido, fuste executado com concreto plástico vibrado ou sem execução de base alargada.


ID
5081260
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Consiste na medição do número de golpes necessários à penetração de um amostrador padrão de 50,2 mm de ∅ externo sob a ação de um martelo padronizado de 65 kg em queda livre de uma altura padronizada de 75 cm.”
A definição refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    SPT

  • Abreviatura do índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo nº de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.


ID
5083261
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das formas de se verificar a qualidade dos concretos é através de ensaios. Estes ensaios podem ser destrutivos ou não destritivos. Assinale a alternativa que apresenta um método NÃO destrutivo de avaliação da dureza superficial do concreto.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede ensaios não destrutivos, assim descarta-se as alternativas A e E.

    No segundo ponto, ela pede ensaios para verificar a resistência do concreto, logo descarta-se a B, pois a inspeção visual não dizer qual a resistência do concreto, apenas as condições da estrutura quanto ao estado de serviço

    Os ensaios ultrassônico são geralmente utilizados para identificar falhas na concretagem e medir as fissuras.

    Os escleromêtros são os ensaios não destrutivos mais utilizados para medir a resistência do concreto

  • A questão pede ensaios não destrutivos, assim descarta-se as alternativas A e E.

    No segundo ponto, ela pede ensaios para verificar a resistência do concreto, logo descarta-se a B, pois a inspeção visual não dizer qual a resistência do concreto, apenas as condições da estrutura quanto ao estado de serviço

    Os ensaios ultrassônico são geralmente utilizados para identificar falhas na concretagem e medir as fissuras.

    Os escleromêtros são os ensaios não destrutivos mais utilizados para medir a resistência do concreto


ID
5128003
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR NM 67:1998 especifica a determinação da consistência do concreto fresco através da medida de seu assentamento, em laboratório e obra, pelo abatimento do tronco de cone.

Avalie as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa NM foi cancelada e substituída pela NBR 16889 (2020).

  • A e B

    NBR 16889/2020 - Concreto — Determinação da Consistência pelo abatimento do tronco

    de cone.

    1

    Escopo

    Esta Norma especifica um método para determinação da Consistência do concreto fresco pela medida

    de seu assentamento, em laboratório e obra.

    C

    O preenchimento do tronco de cone durante a execução do ensaio é realizado através de duas três camadas.

    D

    A velocidade ao qual o laboratorista ergue o tronco de cone pode alterar o resultado final da medida de assentamento. OK


ID
5130043
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para os efeitos da norma ABNT NBR 15270, uma amostra é um conjunto de blocos cerâmicos para alvenaria de vedação retirado aleatoriamente de um lote para determinação de suas propriedades geométricas, físicas ou mecânicas.

II. O bloco cerâmico de vedação não deve apresentar defeitos sistemáticos, tais como quebras, superfícies irregulares ou deformações que impeçam o seu emprego na função especificada.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5135446
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conforme o que estabelece a ABNT NBR 5626:1998, em relação ao ensaio de estanqueidade em peças de utilização e reservatórios domiciliares, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação com nível de água intermediário, dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso, simulando o pior caso.

( ) Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos, os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

( ) As peças de utilização e os reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado, e o ensaio de estanqueidade não precisa ser repetido.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626:1998 - Instalação predial de água fria

    .

    (F) O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação com nível de água [intermediário] X, dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso, simulando o pior caso.

    6.3.4.1 O ensaio deve ser realizado após a execução da instalação predial de água fria, com a instalação totalmente cheia de água; dessa forma as peças de utilização estarão sob condições normais de uso

    .

    (V) Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos, os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

    6.3.4.2 Todas as peças de utilização devem estar fechadas e mantidas sob carga, durante o período de 1 h. Os registros de fechamento devem estar todos abertos. Os reservatórios domiciliares devem estar preenchidos até o nível operacional.

    .

    (F) As peças de utilização e os reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado, e o ensaio de estanqueidade [não] X precisa ser repetido.

    6.3.4.5 As peças de utilização e reservatórios domiciliares podem ser considerados estanques se não for detectado vazamento. No caso de ser detectado vazamento, este deve ser reparado e o procedimento repetido.

    .

    Gabarito: Letra D


ID
5135464
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de um determinado ensaio de campo, apontado pela ABNT NBR 6122:2019 como um dos mais comumente realizados para definir parâmetros do solo, analise as características abaixo:


• Parâmetros como resistência e tensão-deformação podem ser obtidos.

• Consiste em uma investigação complementar de campo.

• Utiliza uma sonda cilíndrica no interior do terreno.

• De acordo com o modo de inserção do equipamento no solo, este pode ser classificado como “em pré-furo” ou “autoperfurante”.


As características acima definem que tipo de ensaio?

Alternativas
Comentários
  • a) Dilatômetro - O ensaio dilatométrico (dilatômetro de Marchetti) consiste na cravação de uma lâmina, que possui um

    diafragma. Este diafragma é empurrado contra o solo pela aplicação de uma pressão de gás. O ensaio pode ser usado para determinação da estratigrafia e pode dar indicação da classificação do solo. Propriedades dos materiais ensaiados podem ser obtidas por correlação, sobretudo em depósitos de argilas moles e areias sedimentares.

    b) De Cone - Este ensaio consiste na cravação contínua de uma ponteira composta de cone e luva de atrito. É usado para determinação da estratigrafia e pode dar indicação da classificação do solo. Propriedades dos materiais ensaiados podem ser obtidas por correlações, sobretudo em depósitos de argilas moles e areias sedimentares

    c) De Palheta - Este ensaio é empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles

    d) De Placa - É uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e resistência do solo sob carregamento de fundações rasas

    e) CORRETA.


ID
5161726
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campos Borges - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conforme a ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações, os ensaios de campo visam a determinar parâmetros de resistência, deformabilidade e permeabilidade dos solos. Ademais, alguns deles fornecem ainda a estratigrafia local. Em relação às práticas de investigação complementar de fundações, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Ensaio de palheta.
2. Ensaio pressiométrico.
3. Ensaio de Piezocone.
4. Ensaio de cone.
5. Ensaio de placa.

Coluna 2
( ) Consiste na expansão de uma sonda cilíndrica no interior do terreno, em profundidades preestabelecidas.
( ) Permite a medida da poropressão gerada durante o processo de cravação e, eventualmente, sua dissipação.
( ) Consiste na cravação contínua de uma ponteira composta de cone e luva de atrito.
( ) É uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e resistência do solo sob carregamento de fundações rasas.
( ) Ensaio empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações

    (2. Ensaio pressiométrico) Consiste na expansão de uma sonda cilíndrica no interior do terreno, em profundidades preestabelecidas.

    (3. Ensaio de Piezocone) Permite a medida da poropressão gerada durante o processo de cravação e, eventualmente, sua dissipação.

    (4. Ensaio de cone) Consiste na cravação contínua de uma ponteira composta de cone e luva de atrito.

    (5. Ensaio de placa) É uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e resistência do solo sob carregamento de fundações rasas.

    (1. Ensaio de palheta) Ensaio empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.

  • pressiométrico = sonda

    Vi essa colocação em um comentário e achei boa para ajudar a lembrar...


ID
5161738
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campos Borges - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Conforme a ABNT NBR 5738 – Concreto: Procedimento para Moldagem e Cura de Corpos de Prova, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "C"

    NBR 5738:2016 - Concreto: Procedimento para Moldagem e Cura de Corpos de Prova

    A) Item 7.1 - A dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto. (F)

    B) Item 8.1.1 - Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto. (F)

    D) e E) Tabela 2 - Classes de consistência

    • Abatimento entre 10 e 50 mm = método de adensamento mecânico;
    • Abatimento entre 50 e 160 mm = método de adensamento mecânico ou manual;
    • Abatimento maior ou igual a 160 mm = método manual. (F)
  • a) A dimensão básica do corpo de prova deve ser de até três vezes o tamanho da dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.

    A dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.

    b) Durante pelo menos 24 horas, para corpos de prova cilíndricos, todos os corpos de prova devem ser devidamente protegidos de intempéries; no entanto, eles não podem ser cobertos por nenhum tipo de material.

    Durante pelo menos as primeiras 24 h, para corpos de prova cilíndricos, e 48 h, para corpos de prova prismáticos, todos os corpos de prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.

    c) O concreto pode passar por cura em câmara úmida, em solução saturada de hidróxido de cálcio, ou receber as mesmas proteções contra as ações climáticas que a estrutura de concreto que representam, a depender da finalidade da verificação a ser executada.

    Perfeito.

    d) Para concretos de baixo abatimento (10 mm ≤ abatimento ≤ 50 mm), não pode ser realizado adensamento mecânico.

    e) Para concretos de classe S220 (abatimento ≥ 220 mm), não pode ser realizado adensamento manual.

    S10 ---> 10 ≤ A < 50 ---> Adensamento mecânico

    S50 ---> 50 ≤ A < 100 ---> Mecânico ou manual

    S100 ---> 100 ≤ A < 160 ---> Mecânico ou manual

    S160 ---> 160 ≤ A < 220 ---> Manual

    S220 ---> A ≥ 220 ---> Manual


ID
5192878
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca dos dois tipos de controle feitos em obra, visando à estimativa da resistência característica à compressão (fck), afirma-se:

I- No controle parcial, são retiradas amostras aleatoriamente dentro do lote previamente definido, bem como é realizado um mapeamento do local de lançamento de cada caminhão.
II- No controle parcial, são retiradas amostras aleatoriamente dentro do lote previamente definido.
III- No controle total, são moldados corpos de prova de todos os caminhões, bem como é realizado um mapeamento do local de lançamento do concreto de cada caminhão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Quando o concreto é usinado, não há que se falar em amostragem parcial.


ID
5215972
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Permite estimar a carga para a qual ocorre a fissuração e, desse modo, predizer a durabilidade do concreto quanto a sua utilização em pavimentos, tirantes e em reservatórios cilíndricos, onde a principal solicitação é a de tração pura.

Qual o ensaio de controle tecnológico que determina essa propriedade no concreto?

Alternativas

ID
5238241
Banca
Prefeitura de Bombinhas - SC
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, utilizado durante as concretagens tem metodologia simples e confiável e seu objetivo é:

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR NM 67:1998 – Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone

    .

    "Esse experimento determina a consistência e indica se o concreto pode ou não ser aplicado.

    Esse ensaio também dá uma ideia da coesão do concreto."

    Referência: Estratégia Concursos

    .

    Gabarito: Letra B

  • O slump test ou ensaio de abatimento de tronco é um ensaio rápido que mede a consistência (ou fluidez) do concreto pela diferença entre a altura do concreto em reação à altura do molde do concreto no cone de ensaio. 

    Para realizar o ensaio (ver figura), o concreto fresco é compactado no interior de um tronco de cone por uma haste de compactação com 16 mm de diâmetro e altura de 60 cm. Formam-se 3 camadas de 10 cm de altura e cada camada será compactada com 25 golpes.

    O que é Slump do concreto e como fazer o teste? - Escola Engenharia
    FONTE: Portal Eletrônico Escola de Engenharia.

    Portanto, a alternativa B é o nosso gabarito.

    Comentando os demais ensaios:

    O tempo de pega é determinado pelo ensaio utilizando o aparelho de Vicat.
    A resistência ao cisalhamento é determinada pelo ensaio de cisalhamento direto.
    A resistência à compressão é determinada pelo ensaio de resistência à compressão
    A dosagem do concreto envolve vários ensaios de materiais. 

    Cuidado! 
    O slump não tem relação com a dosagem em si, e sim com a consistência do concreto.

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

ID
5242816
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle tecnológico consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do material que será empregado na obra, com a finalidade de verificar, principalmente, sua durabilidade e resistência. Assinale a alternativa que possui apenas ensaios de controle tecnológico recomendados para verificar a qualidade do concreto:

Alternativas

ID
5251195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle tecnológico das obras é fundamental para evitar ou minimizar desastres com danos ambientais. No que se refere a esse assunto, julgue o próximo item, considerando as normas aplicáveis a esse tema. 

O ensaio de palheta (vane test) objetiva medir a resistência ao cisalhamento não drenada de solos coesivos moles saturados.

Alternativas
Comentários
  • NBR 10.905/1989 - Solo - Ensaios de palheta in situ

    1.1 Esta Norma prescreve o método para determinação da resistência não drenada do solo in situ, através de uma palheta de seção cruciforme nele inserida e submetida a um torque capaz de cisalhá-lo por rotação.

    1.2 Esta Norma se aplica a solos argilosos moles a rijos, saturados, permitindo determinar-lhes a resistência em condições de drenagem impedida. O conhecimento da natureza do solo ensaiado é necessário para avaliar a aplicabilidade do ensaio e interpretar adequadamente os resultados.

  • O ensaio de palheta, também conhecido como vane test, é um ensaio que determina a resistência ao cisalhamento de argilas coesivas moles saturadas (não drenadas). Especificamente, tal ensaio é normatizado nacionalmente pela ABNT NBR 10905 (1989). Em resumo, o procedimento de execução consiste em cravar, estaticamente, uma palheta de aço (com seção transversal no formato de cruz e dimensões padronizadas) no solo. Na sequência, são aplicados torques nas condições de solo natural indeformado e amolgado. Como resultado, obtém-se curvas relacionando torque e graus, das quais é possível obterá resistência ao cisalhamento para a condição não drenada de solos argilosos.

     

    Visto isso, conclui-se que a afirmação de que o vane test tem o intuito de medir a resistência ao cisalhamento não drenada de solos coesivos moles saturados está correta.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 10905: Solo – Ensaios de palheta in situ. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

  • Ensaio de Palheta Vane - Test consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas. É executado em geral no interior de furos de sondagens ou perfurações. 

    Fonte: https://www.suportesolos.com.br/blog/metodo-de-investigacao-de-solo-ensaios-de-palheta-vane-test-conceito-objetivo-e-vantagens/165/

  • NBR 6122/2019 - Projeto e execução de fundações

    4.5.4 Ensaio de palheta (vane test)

    Deve ser executado conforme a ABNT NBR 10905. Este ensaio é empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.

  • https://www.suportesolos.com.br/blog/metodo-de-investigacao-de-solo-ensaios-de-palheta-vane-test-conceito-objetivo-e-vantagens/165/


ID
5251198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O controle tecnológico das obras é fundamental para evitar ou minimizar desastres com danos ambientais. No que se refere a esse assunto, julgue o próximo item, considerando as normas aplicáveis a esse tema. 

O ensaio de cisalhamento direto visa à determinação dos parâmetros de resistência e de deformabilidade do solo.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio de cisalhamento direto visa à determinação dos parâmetros de resistência e de deformabilidade do solo.

  • de um esforço com a tendência de cortar a seção transversal. Visto isso, tem-se que a resistência ao cisalhamento de uma amostra de solo é a máxima tensão de cisalhamento que ele pode suportar sem romper.

     

    Visto isso, o ensaio de cisalhamento direto trata-se do ensaio realizado com o objetivo de determinar a resistência ao cisalhamento do solo. O ensaio é feito submetendo uma amostra de solo a uma tensão normal constante e, na sequência, aplicando uma tensão cisalhante crescente, em um dado plano de inclinação, até que o solo rompa por cisalhamento. Como resultados, o ensaio fornece uma correlação entre a tensão cisalhante a tensão normal, a coesão do solo (força de atração entre os átomos e moléculas que resiste que o solo rompa) e o ângulo de atrito (força de contato que incide quando dois corpos se colidem e possuem tendência de se movimentarem). O ensaio de cisalhamento direto é normalizado pela norma ASTM D3080-04, intitulada ''Standard Test Method for Direct Shear Test of Soils Under Consolidated Drained Conditions'', cuja tradução é "Método de teste padrão para teste de cisalhamento direto de solos sob condições drenadas consolidadas".

     

    Portanto, conclui-se que a afirmação do problema está errada, pois o ensaio de cisalhamento direto não avalia a deformabilidade do solo.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O Ensaio de Cisalhamento Direto

    O objetivo deste ensaio é determinar a resistência de cisalhamento. Baseia-se em submeter uma amostra a uma tensão normal fixa e logo após aplicar uma tensão cisalhante crescente, através de uma superfície pré-determinada, até que a ruptura por cisalhamento do solo aconteça. Com isso, se obtém uma correlação entre a tensão cisalhante na ruptura e a tensão normal, definindo-se diretamente a envoltória de Mohr-Coulomb.

    O Ensaio de Cisalhamento Direto é de fundamental importância pois garante, aos projetistas, a determinação dos parâmetros geotécnicos: coesão e ângulo de atrito, dados indispensáveis para subsidiar estudos geotécnicos. Como por exemplo, a coesão e o angulo de atrito, são parâmetros ''de entrada'' para calcular o Fator de Segurança (FS) de Taludes (análise de estabilidade); e/ou elaborar Projetos de Contenções; e também para possibilitar a Análise de Estabilidade de Fundações.

  • O ensaio triaxial é quem determina a deformabilidade do solo.

    Ensaio Direto determina a resistência do solo.