SóProvas


ID
5374648
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O objetivo de um projeto estrutural é o dimensionamento e o detalhamento dos elementos estruturais: pilares, vigas, lajes, caixa d'água e escada. O estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    É o estado no qual em um ou mais pontos da seção transversal a tensão é nula, não havendo tração no restante da seção . O termo descompressão vem da idéia de que o carregamento externo, quando aplicado, descomprime a seção previamente comprimida pela protensão.

  • NBR - 6118

    3.2 Definições de estados-limites

    3.2.1 Estado-limite último - ELU (ALTERNATIVA E)

    Estado-limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura.

    3.2.2 Estado-limite de formação de fissuras - ELS-F (ALTERNATIVA D)

    Estado em que se inicia a formação de fissuras. Admite-se que este estado-limite é atingido quando a tensão de tração máxima na seção transversal for igual a fct,f.

    3.2.3 Estado-limite de abertura das fissuras - ELS-W

    Estado em que as fissuras se apresentam com aberturas iguais aos máximos especificados em 13.4.2.

    3.2.4 Estado-limite de deformações excessivas - ELS-DEF (ALTERNATIVA A)

    Estado em que as deformações atingem os limites estabelecidos para a utilização normal, dados em 13.3.

    3.2.5 Estado-limite de descompressão - ELS-D (GABARITO DA QUESTÃO)

    Estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção. Verificação usual no caso do concreto protendido.

    3.2.6 Estado-limite de descompressão parcial -ELS-DP (ALTERNATIVA B)

    Estado no qual garante-se a compressão na seção transversal, na região onde existem armaduras ativas. Essa região deve se estender até uma distância ao da face mais próxima da cordoalha ou da bainha de protensão.

    3.2.7 Estado-limite de compressão excessiva- ELS-CE

    Estado em que as tensões de compressão atingem o limite convencional estabelecido. Usual no caso do concreto protendido na ocasião da aplicação da protensão.

    3.2.8 Estado-limite de vibrações excessivas - ELS-VE

    Estado em que as vibrações atingem os limites estabelecidos para a utilização normal da construção.

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

     

    O concreto armado caracteriza-se pelo fato de as armaduras estarem aderidas ao aço, sem a aplicação de alongamentos iniciais. Por essa razão, diz-se que a armadura é passiva. Por sua vez, no concreto protendido as armaduras são tracionadas, isto é, são ativas.

     

    Nesse contexto, os estados-limites consistem em situações (limites) a partir dos quais a estrutura não atende a uma de suas finalidades.

     

    O estado-limite último (ELU) está relacionado diretamente com a segurança estrutural. Especificamente o ELU está associado “ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura" (ABNT NBR 6118, 2014). Como exemplo de situação em que o ELU é atingido, cita-se uma laje dimensionada incorretamente que desaba após a retida do escoramento.

     

    Por sua vez, o estado-limite de serviço (ELS) está relacionado à durabilidade, à aparência, ao conforto do usuário e à utilização funcional da estrutura (ABNT NBR 6118, 2014). Como exemplo de situação em que o ELS é atingido, cita-se o surgimento de fissuras e numa viga, causando desconforto ao usuário.

     

    O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2014). Ela apresenta as seguintes definições para os estados limites citados pelas alternativas:

     

    - Estado-limite de deformações excessivas (ELS-DEF): "estado em que as deformações atingem os limites estabelecidos para a utilização normal";

     

    - Estado-limite de descompressão parcial (ELS-DP): "estado no qual garante-se a compressão na seção transversal, na região onde existem armaduras ativas";

     

    - Estado-limite de descompressão (ELS-D): "estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção. Verificação usual no caso do concreto protendido";

     

    - Estado-limite de formação de fissuras (ELS-F): "estado em que se inicia a formação de fissuras. Admite-se que este estado-limite é atingido quando a tensão de tração máxima na seção transversal for igual a fct,f", sendo fct,f a resistência do concreto à tração na flexão;

     

    - Estado-limite último (ELU): "estado-limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura".

     

    Portanto, o estado-limite no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção é o estado-limite de descompressão. Logo, a alternativa C está correta.

               

    Gabarito do Professor: Letra C.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.