-
GAB E
Vamos revisar a crase :
Crase Facultativa: à "Até Sua Maria"
• Depois da preposição até à até a
• Antes de Pronome possessivo feminino no singular (se for plural é obrigatória).
• Antes dos nomes próprios femininos.
Crase Proibida:
• Proibida antes do verbo.
• Antes de cujo e quem crase não tem.
Crase Obrigatória:
• Locução adverbial à à noite, às pressas, à meia-noite, às cinco da tarde
ÀS + PLURAL = CERTO → Está sujeita às interpretações
A + PLURAL = CERTO → Está sujeita a interpretações
À + PLURAL = ERRADO → Está sujeita à interpretações
4 passos
-
Errada..
Faltou a crase na seguinte frase:
- (..)foi submetida à aprovação da Presidência deste Conselho
-
Apenas contribuindo, acredito que também há ambiguidade quando é utilizado o pronome possessivo "seu" na frase.
Veja que a mensagem diz: "... aguardando seu pronunciamento.". Pronunciamento do destinatário ou da Presidência?
-
A assertiva possui três erros:
Informamos que sua sugestão para a realização da Semana do Comércio foi submetida ¹a aprovação da Presidência deste Conselho, ²aguardando ³seu pronunciamento à respeito.
1º como bem apontado pelos colegas, falta a crase exigida pelo adjetivo submetida no a que antecede o substantivo aprovação.
2º perceba temos um verbo conjugado de maneira vaga. O destinatário quis dizer "(estamos) aguardando", ou "(estou) aguardando"? Independentemente da intenção da mensagem, não há clareza. A conjugação na primeira pessoa do plural com o termo sendo usado de forma direta seria mais adequada: aguardamos.
3º como bem salientou o colega Guilherme, há, mais uma vez, falta de clareza, gerando ambiguidade no pronome possessivo seu que antecede o termo pronunciamento.
Fiquem na paz!
-
Além dos comentários dos colegas, que foram bem apontados, a crase no trecho "pronunciamento à respeito" está aplicada de maneira incorreta. Este erro se dá pelo motivo de a palavra "respeito" ser de gênero masculino. De acordo com a norma culta da língua, diante de palavras masculinas, não há a indicação do emprego da crase na oração.
-
Respeito é um substantivo masculino, não se usa crase.
-
GABARITO: ERRADO
Casos em que nunca ocorre crase
x Antes de palavra masculina (pois antes de masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino): pagamento a prazo; andar a cavalo; sal a gosto.
x Antes de verbo (porque antes de verbo não ocorre artigo): O suspeito está disposto a ajudar.
x Antes de pronomes em geral (porque antes deles, geralmente, não ocorre artigo): Ele disse a ela que não fará a viagem; Ele falou alguma coisa a você?
x Antes de nome de cidade (porque antes de nomes de cidade não se emprega artigo): Você não vai a Natal?
x Expressões formadas por palavras repetidas: Cara a cara; frente a frente; minuto a minuto.
x “A” antes de palavras flexionadas no plural: Os dados coletados não se referem a populações indígenas.
x Depois de preposições como para, perante, com e contra: O encontro foi marcado para as 18 h; A manifestação é contra a corrupção.
Casos em que sempre ocorre a crase
? Locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo: Às vezes Mariana vai à escola de ônibus; O aluno fez a lição às pressas e entregou para a professora.
? Locuções prepositivas: Os médicos estão à espera do paciente à esquerda do corredor.
? Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.
Casos em que a crase é opcional
→ Antes de pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc. (pois nesses casos o uso do artigo antes do pronome é opcional): Os presentes foram entregues à minha irmã ou Os presentes foram entregues a minha irmã.
→ Antes de nomes de mulheres (pois aqui o artigo é opcional): Felipe fez um pedido à Raquel ou Felipe fez um pedido a Raquel.
→ Depois da palavra até (se depois dela houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional): Os amigos foram até à praça ou Os amigos foram até a praça.
Fonte: PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é crase?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-crase.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.
-
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
O período apresentado possui 4 erros:
- o 1º é referente à ausência do acento grave na construção "submetida a aprovação". Tendo em vista que o verbo submeter pede complemento com preposição, ocorre crase antes de aprovação.
- o 2º erro está na ausência do verbo auxiliar para construir corretamente a locução verbal, que é necessária para a clareza da informação. Assim, o correto é estamos aguardando. Além disso, falta um conectivo para ligar as informações: [...] foi submetida a aprovação da Presidência deste Conselho, e estamos aguardando seu pronunciamento a respeito.
- o 3º erro está na falta de clareza decorrente do emprego do pronome possessivo seu que antecede o vocábulo pronunciamento. A construção não deixa claro de quem está sendo aguardado o pronunciamento, se do que fez a sugestão ou da Presidência, o que acaba infringindo o atributo da clareza.
- o 4º está no emprego do acento grave em "à respeito". Tendo em vista que "respeito" é um substantivo masculino, a crase não pode ser empregada. Há somente duas exceções para essa regra: antes do pronome demonstrativo "aquele" e quando a expressão "à moda" está subentendida.
Gabarito do Professor:
ERRADO.