SóProvas


ID
5375740
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos equipamentos de redes de computadores, do sistema de nomes de domínios (DNS) e do proxy, julgue o item.


No DNS, as representações textuais que fornecem informações sobre hosts na internet são conhecidas como domínios.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das pessoas não sabe muito sobre o Domain Name System, mas se você tem acesso à Internet, provavelmente, você utiliza o DNS quase todo o tempo. Toda vez que você manda um e-mail ou usa um telnet ou um rlogin para acessar um outro host está utilizando o DNS.

    Seres humanos preferem utilizar e se lembrar de nomes de computadores. Computadores preferem se referir uns aos outros utilizando números. Na Internet esse número possuí 32 bits e podem ser facilmente armazenados pelos computadores, que possuem memória dedicada ao armazenamento de números. Mas isso não é tão fácil para os seres humanos. Para nós é muito mais fácil nos lembramos de nomes do que uma infinidade de endereços IP, que é o método absoluto de alcançarmos uma máquina qualquer conectada à Internet.

    Essa é parte da razão pela qual é necessária a utilização do DNS. O DNS é responsável pelo mapeamento entre os host names, convenientes para os seres humanos, e os endereços numéricos utilizados pelos computadores. Na verdade o DNS é o mecanismo utilizado na Internet para acessar todos os tipos de informação sobre hosts, não só endereços. O DNS é utilizado por quase todos os programas utilizados na Internet, incluindo correio eletrônico, programas de terminal remoto (telnet) e programas de transferências de arquivos (ftp).

    Outra função importante do DNS é tornar as informações dos hosts disponíveis e espalhadas por toda a Internet. Manter informações sobre os hosts num só computador só será útil para os usuários deste computador. O DNS proporciona meios para acesso e compartilhamento remoto dessas informações de qualquer lugar da rede.

    Mais que isso o DNS permite que a gerência de informações sobre os vários hosts existentes seja distribuída entre vários sites e organizações. Você não precisa enviar suas informações a um site central ou periodicamente acessar uma base de dados mestra. Basta você se preocupar em atualizar seu domínio no seu name server. Este será responsável por disponibilizar todas as informações contidas em seu domínio para todos os outros name serves da rede.

    Já que o DNS é um banco de dados distribuído é necessário que o sistema seja capaz de localizar a informação desejada. Logo, o DNS permite que os name serves tenham inteligência para navegar por essa base de dados e localizar informações em qualquer domínio.