Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a gestão de conflitos. Neste caso, a alternativa que corresponde ao conflito descrito no enunciado.
O conflito que gera benefícios à organização é o funcional, é aquele que permite o debate entre pontos de vista antagônicos, tornando possível a entrada e implementação de novas ideias. É o tipo de conflito que apoia os objetivos do grupo e melhora seu desempenho.
Segundo Chiavenato (2014), entre os resultados positivos e construtivos do conflito estão:
- O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir soluções criativas e inovadoras.
- O conflito estimula sentimentos de identidade e aumenta a coesão intragrupal.
- O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.
Já os conflitos disfuncionais são aqueles que acabam por comprometer o funcionamento e os objetivos estabelecidos pela organização, produzindo altos níveis de tensão e desgastando energia que poderia ser mais bem utilizada para melhores finalidades. Dentre alguns dos resultados negativos e destrutivos do conflito estão (Chiavenato, 2014):
- O conflito apresenta consequências indesejáveis para o funcionamento da organização, pois indivíduos e grupos veem seus esforços bloqueados, desenvolvendo sentimento de frustração, hostilidade e tensão.
- Grande parte da energia criada pelo conflito é dirigida e gasta nele mesmo. Isso desvia a energia que poderia ser utilizada no trabalho produtivo, pois ganhar o conflito passa a ser mais importante do que o próprio trabalho.
- A cooperação passa a ser substituída por comportamentos que prejudicam o funcionamento da organização e influenciam a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos
Levando em consideração o que foi dito acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.
Conflito funcional
Basicamente, é o tipo de conflito em que a discordância de ideias ou o embate podem gerar benefícios para a empresa.
Veja um exemplo prático:
Quando dois colaboradores discutem sobre a melhor opção de configuração de computador para a realização dos trabalhos da empresa. Desse modo, o resultado final será interessante para toda a organização.
Conflito disfuncional
É o tipo de conflito em que a discordância de ideias contamina negativamente o clima organizacional e diminui a produtividade dos membros da organização.
Veja um exemplo prático:
Numa situação que, por vaidade, um funcionário menospreza o trabalho do outro e gera um clima desarmônico e pesado dentro da empresa.
Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/22643499