A questão versa sobre uma série de termos, alguns técnicos e outros que dependem de contexto, buscando a alternativa que elenca os princípios que são a base para a classificação.
a) O contexto do documento diz respeito ao momento de produção, à função e à atividade a que ele faz referência e a todos os elementos que promovam a ligação entre o documento e à instituição. O termo "nível relevante" necessita de um contexto para ser definido. Errada.
b) Dimensão dos arquivos, a depender do contexto, possui ligação quanto ao seu tamanho, em meio digital ou convencional. Versão atual é a versão recente do documento. Errada.
c) Visão preventiva, a depender do contexto, pode ser um conjunto de procedimentos que prevê ações que serão empreendidas nos documentos arquivísticos. Arquivo legalizado é um termo que depende de contexto para ser definido. Errada.
d) Segundo o Professor Renato Tarciso, em "Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento",
"O que parece ser o fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos é, sem dúvida nenhuma, a base sobre a qual tem se construído a arquivística contemporânea: o princípio da proveniência, que delimita externamente o conjunto, e o princípio da ordem original, que dá o caminho para a organização interna do fundo."
É bom lembrar que essa é a única alternativa que elenca princípios arquivísticos. Certa.
e) Fonte primordial é uma fonte necessária. Grau de clareza é um nível de entendimento sobre um assunto. Entretanto, ambos os termos necessitam de contexto para serem definidos. Errada.
Fonte: SOUSA, R. T. B. A Classificação como função matricial do que fazer arquivístico. In: SANTOS, V. B. (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Brasília: SENAC, 2007.
Gabarito do Professor: D.