Os fenômenos TRANSFORMATIVOS se dividem em dois: DESTRUTIVOS e CONSERVADORES.
São eles:
a) TRANSFORMATIVOS DESTRUTIVOS (MAP)
Maceração: destruição dos tecidos moles do cadáver, através da ação prolongada pelos líquidos, podem ser: submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) e, por ex.: fetos mortos (a partir do 6° mês) no interior do útero. (maceração asséptica) -> Pode ocorrer em: I) indivíduos: a) séptica (com germes); b) asséptica (sem germes); II) fetos;
‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵
Autólise: destruição das células causada por suas próprias enzimas.
A autólise é a destruição das células pela ação descontrolada das suas próprias enzimas. É desencadeada pela diminuição do pH intracelular, e não pelo aumento.
- Acontece de forma anaeróbica (sem a presença de oxigênio)
‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵
Putrefação: Se divide em: CRO-GA-COLI-ES:
1° Período - cromática (aparecimendo das manchas verdes abdominais, surge entre 18 e 24h e se espalha por todo corpo entre 3º e 5º dia após a morte);
2º Período Gasoso ou Enfisematoso – São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. começa em torno de 48 a 72h. O sujeito fica inchado, surgindo a circulação póstuma de BRUARDEL
Bruardel
2º dia, 3º dia e 4º dia: GASES INFLAMÁVEIS
1º dia e do 5º dia em diante: GASES NÃO INFLAMÁVEIS
3º Período Coliquativo ou de Liquefação – O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos.
4º Período de Esqueletização – A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares. A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se solta.
A FASE GASOSA é a segunda fase da putrefação. Do interior do corpo, vão surgindo esses gases, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido. O cadáver toma aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdome e nos órgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador.
A circulação póstuma de Brouardel ocorre por força de gases da putrefação, que se espalham no interior dos vasos sanguíneos (que ficam com a aparência de "teia de aranha"). Por ocasião dos livores de hipóstase, a tendência é que o sangue se concentre nos vasos sanguíneos mais baixos, fazendo com que os mais elevados sejam esvaziados. No entanto, por causa desta circulação póstuma, os vasos podem voltar a ficar cheios. Esse sinal significa que o cadáver se encontra no período gasoso, com tempo de morte estimado em uma semana, aproximadamente.
Fonte: Palermo e Genival Veloso