Herbert Simon nos trouxe o modelo da racionalidade limitada. Simon observou que, na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.
c) Errada. Segundo o modelo da racionalidade limitada, há restrição de tempo e de custo que limita as informações disponíveis; e há limitação na capacidade dos decisores quanto à inteligência e/ou percepção dos fatos – juntas essas restrições impedem que a solução seja ótima.
Atenção: para o modelo racional de tomada de decisão é correto afirmar que o tomador de decisões tem informações perfeitas, tem uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
d) Certa. Nesse modelo, a busca de solução termina quando se encontra a primeira alternativa aceitável, que é adotada e implementada sem a busca de outras alternativas.
e) Certa. Para a Teoria Comportamental não é somente o administrador quem toma as decisões. Todas as pessoas na organização, em todas as áreas de atividades e níveis hierárquicos e em todas as situações estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o seu trabalho.
Segundo Simon, a racionalidade limitada do tomador de decisão pressupõe a escolha de uma opção entre todas as alternativas possíveis, no qual apenas uma parte destas é conhecida.
Todas as pessoas na organização, em todas as áreas de atividades e níveis hierárquicos, estão continuamente tomando decisões consciente e racionalmente. Assim, a organização pode ser considerada um complexo sistema de decisões.