Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos conhecer alguns conceitos relativos à administração das organizações. Vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.
A - incorreta. A autoridade significa o direito de dar ordens e obter a obediência dos subordinados (CERTO). Nas organizações, a autoridade formal é suficiente para produzir a obediência dos subordinados. Essa é a visão mais moderna sobre autoridade.
- Não, apenas a autoridade formal não é suficiente, e a ideia de que apenas a autoridade formal é suficiente pertence à visão tradicional sobre autoridade.
B - correta. A centralização significa que boa parte das decisões, referente ao trabalho que está sendo realizado, não é tomada por quem o executa, mas por pessoas que estão situadas em um ponto mais alto da organização.
Segundo Chiavenato (2014), suas principais vantagens são:
- As decisões são tomadas por administradores que têm visão global da empresa.
- Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
- As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
- A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
- Certas funções – como compras e tesouraria – permitem maior especialização e vantagens com a centralização.
C - incorreta. Descentralizar é delegar uma autoridade para um subordinado tomar uma decisão.
Segundo Chiavenato (2014),o grau de descentralização é tanto maior quando:
- As decisões são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
- As decisões mais importantes são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
- Menor supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando nenhum controle direto é feito ao se tomar uma decisão. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões.
D - incorreta. As organizações podem centralizar as grandes decisões e o planejamento estratégico, possibilitando que a administração superior possa ter tempo para pensar no seu futuro; já as decisões intermediárias e os planos táticos e operacionais podem ser descentralizados, evitando que a alta cúpula perca tempo com questões em níveis que não seja o global.
E - incorreta. A hierarquia representa divisão vertical do trabalho, tendo como resultado a distribuição da autoridade em níveis distintos, dividindo a organização em camadas ou níveis de autoridade.
Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
GABARITO - B
Este esqueminha pode te ajudar:
Centralização -
o poder decisório é concentrado na alta cúpula da empresa, e, comumente, é utilizada para manter a uniformidade de decisões para melhor gerir as urgências.
Descentralização - ocorre a distribuição do poder para a tomada de decisão nos níveis hierárquicos da organização. Desta forma, o poder decisório não fica mais concentrado na alta cúpula. A gestão descentralizada tem por objetivos minimizar o volume de trabalho da alta administração, para promover o desenvolvimento gerencial dos que ocupam o nível tático, para gerar maior motivação e assim por diante.
Delegação -
Ocorre geralmente quando o superior hierárquico na empresa passa a responsabilidade de uma tarefa ao subordinado. Entretanto, não é porque algo foi delegado que o colaborador deverá executar a atividade sem supervisão e apoio.
Bons estudos!