Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a motivação humana nas organizações. Dito isso, vejamos como as afirmativas a seguir pode ser julgadas.
I. correto. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas;
II. correto. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico;
III. incorreto. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização;
Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide. Da base para o topo, as necessidades são:
Necessidades primárias:
- Fisiológicas – são as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais – ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – é a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
Notamos que são cinco categorias.
IV. incorreto. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Segundo os estudos de Herzberg, existem dois fatores que atuam sobre os indivíduos no exercício das suas atividades nas organizações. São eles:
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes: são os fatores relacionados com os aspectos que envolvem trabalho. Tidos como extrínsecos, independentes da vontade e do controle do indivíduo. Os fatores higiênicos são incapazes de gerar motivação, de modo que ao serem atendidos forem atendidos, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Como exemplos de fatores higiênicos, temos: salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
- Fatores motivacionais: são aqueles fatores ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Os fatores motivacionais, ou satisfacientes, são os que podem levar o indivíduo à satisfação no trabalho. Vale salientar que esses fatores são intrínsecos.
O correto seria indicar os fatores intrínsecos.
A partir dos pontos acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
LETRA E).
III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização. (ERRADO).
Para Maslow, diante da Teoria das Necessidades, há CINCO necessidades humanas, ou seja, fatores que motivam o indivíduo:
-FISIOLOGICAS;
-SEGURANÇA;
-SOCIAIS;
-ESTIMA;
-AUTORREALIZAÇÃO.
A teoria abordada acima faz parte das TEORIAS DE CONTEÚDO: explicam quais os fatores que motivam o indivíduo.
IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho. (ERRADO).
Os fatores EXTRINSECOS (Higiênicos) não possuem relação com a satisfação no trabalho, e sim com a INSATISFAÇÃO e NÃO INSATISFAÇÃO.
Por outro lado, os fatores INTRINSECOS (motivacionais) possuem relação com a satisfação no trabalho, com base nos aspectos de SATISFAÇÃO e NÃO SATISFAÇÃO.
A teoria abordada acima também faz parte das TEORIAS DE CONTEÚDO: explicam quais os fatores que motivam o indivíduo.