SóProvas


ID
5378359
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o trecho para responder à questão.
  O Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) escolheu o dia 22 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial sem Carro, para lançar oficialmente o projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos –, um amplo programa de promoção da participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte, que vai capacitar representantes de 50 entidades para exercer o controle social e incidir na elaboração e aplicação de políticas públicas no município. A iniciativa foi lançada durante a abertura do 3° Fórum Municipal de Mobilidade Urbana, evento que integra a programação da Semana da Mobilidade e foi promovido pelo IIS, em parceria com o Poder Executivo local, com o objetivo de debater temas prioritários – e favorecer a governança – nas áreas de transporte público, incentivo ao uso da bicicleta, acessibilidade e travessia da balsa. Participaram do evento os representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, bem como de entidades e organizações da sociedade civil, além de dezenas de cidadãos interessados no futuro de Ilhabela e um grupo de estudantes, favorecendo a ação coletiva em torno dessa agenda.
(Disponível em link: https://iis.org.br/farol-da-ilha/projeto-mobcidades-e- -lancado-em-ilhabela/. 23.09.2020. Adaptado)

O texto, em sua descrição, caracteriza o modelo de análise de política pública de

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Equilíbrio pontuado = grupos temporários com prazo definido.

  • Coalizões de defesa: grupos de atores que se organizam, formal ou informalmente, com o objetivo de exercer pressão sobre uma determinada política pública, e assim, influenciar seu resultado

    Racional: baseada na eficiência, custo-benefício

    Em rede: tem por proposição a interdependência das relações, tanto formais quanto informais, passando pela negociação dos interesses governamentais e não governamentais, possibilitando ações colaborativas entre os diversos agentes sociais.

  • NOVA ARQUITETURA PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

    São novos os valores sociopolíticos que pressionam gestores públicos a inovar arranjos e desenhos da política e programas sociais:

    > Uma arquitetura fundamentada na lógica da cidadania que promova ações integradoras em torno do cidadão e do território como eixos de um desenvolvimento sustentável.

    > O cidadão já não quer ser reconhecido como um somatório de necessidades e direitos; deseja atenções integrais (integralizadas).

    > Quer-se foco no território e em suas populações como portadoras de identidades, saberes, experiências e projetos de futuro que precisam ser reconhecidos no fazer dos serviços. Os cidadãos querem dos serviços públicos abertura para sua participação.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre teorias e modelos de análise contemporâneos de políticas públicas.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A análise das políticas públicas pode ser realizada sob diversas lentes teóricas, tais como: a teoria de redes de políticas públicas, teoria dos múltiplos fluxos, teoria do equilíbrio pontuado e teoria das coalizões de defesa. O processo contínuo de negociação social e política converge para a definição da forma como os recursos públicos serão aplicados na implementação de políticas públicas.

    Sobre as teorias é válido mencionar algumas características das referidas teorias.

    - Teoria das Coalizões de Defesa (as políticas públicas são empregadas como um sistema de crenças que acaba por aderir as teorias e meios adequados e legítimos para alcançar os objetivos relacionados aos valores e prioridades).

    - Teoria de Redes de Políticas Públicas (mecanismo de coordenação horizontal no qual instituições informais se fundamental em regras preestabelecidas e acordadas para alcançar objetivos em comum).

    - Teoria dos Múltiplos Fluxos (agrupamento de propostas, ideias, alternativas que possuem como objetivo a solução de problemas políticos).

    - Teoria do Equilíbrio Pontuado (é dividido em subsistemas, os quais cuidam das questões paralelamente e operando mudanças a partir de experiências de implementação e avaliação. Já no macrossistemas, as questões mais significativas e complexas são tratadas pelo núcleo do governo e suas lideranças).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que o enunciado da questão traz que houve participação representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal, de entidades e de organizações da sociedade civil. Portanto, houve interação de instituições informal e formal. Segundo Kenis; Schneider (1991), as redes de políticas públicas são as novas formas de governança política, pois refletem uma relação modificada entre Estado e sociedade.

    Essas redes são mecanismos de mobilização de recursos políticos em situações em que a capacidade de tomada de decisão, de formulação e de implementação de programas é amplamente distribuída ou dispersa entre atores públicos e privados. Portanto, a alternativa de letra b abrange exatamente o enunciado do item.


    Fonte:

    KENIS, P.; SCHNEIDER, V. Policy networks and policy analysis: scrutinizing a new analytical toolbox. Frankfurt: Campus, 1991, 25-59. In: MARIN, B.; MAYNTZ, R. (org.). Policy Networks. Empirical Evidence and Theoretical Considerations. Frankfurt:Campus, 1991.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • A-Coalizões de Defesa pela mobilidade urbana local. (Este define-se como um conjunto de atores, integrados em organizações públicas e privadas, que se interessam ativamente por uma determinada área de política e tentam influenciar o desenvolvimento político nessa área)

    B-Redes de Políticas Públicas em torno da mobilidade urbana municipal.(Redes de políticas públicas são mecanismos de mobilização de recursos políticos em situações em que a capacidade de tomada de decisão, de formulação e implementação de programas é amplamente distribuída ou dispersa entre atores públicos e privados.)

    C-Escolha Racional em prol da mobilidade, orçamento e direitos no município. (se refere a uma série de ações organizadas que buscam alcançar objetivos pré-determinados com a máxima eficiência.)

    D-Equilíbrio Pontuado entre atores do setor público e da sociedade civil organizada. (A Teoria do Equilíbrio Pontuado explica o comportamento de estabilidade e mudança nos processos políticos em relação à trajetória anterior)

    E-Múltiplos Fluxos dos interesses públicos em detrimento dos interesses privados. (O que faz uma situação entrar na agenda de discussões? Três fluxos de variáveis: a percepção pública dos problemas (fluxo dos problemas), o conhecimento de soluções políticas e técnicas adequadas aos valores dominantes (fluxo das políticas) e as condições de governação (fluxo da política).)