SóProvas


ID
5378371
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, apesar de diferenças em termos de escolha da alternativa de ação, partem de um mesmo diagnóstico: a falta de profissionais de saúde em diversas localidades brasileiras. Assim, o Ministério da Saúde busca resolver uma demanda vinda, sobretudo, de municípios com maior vulnerabilidade social e mais distantes dos grandes centros urbanos. Essas ações evidenciam um panorama em que

Alternativas
Comentários
  • A política do chapéu perdura.

    GAB A

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre princípios e características das políticas públicas.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A elaboração de políticas públicas é caracterizada pelo processo de gerar um conjunto de escolhas de políticas razoáveis para resolver determinados problemas. Conforme preconizado na Constituição Federal de 1988, o Governo Federal adota uma série de medidas para realização das políticas públicas, entre essas medidas está a observância dos princípios que as regem: descentralização, participação e universalização.

    Partindo do pressuposto da descentralização das políticas públicas cria-se o programa Mais Médicos que possui como objetivo fulcral o atendimento aos municípios de todos os perfis o que inclui os grandes centros urbanos.

    Em 2019, é criado o programa Médicos pelo Brasil como o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de fixar o profissional e com alta vulnerabilidade. O referido programa vai substituir gradativamente o Mais médicos.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. O sistema federativo como estrutura de governo, como é o caso brasileiro, possui entre suas características a descentralização para melhor atendimento de suas políticas públicas.

    Com isso, a descentralização do SUS dispõe aos municípios responsabilidades pela gestão dos serviços primários de saúde em seu território. Ambos os programas, Mais médicos e Médicos pelo Brasil possuem como principal objetivo prestar atendimento médico em localidades distantes e vulneráveis.

    Esse atendimento, contudo, depende dos entes subnacionais de políticas públicas federais, pois a disponibilização de recursos financeiros e humanos advém dos Estados e da União.

    B) ERRADA. SUS possui entre suas características a descentralização.

    C) ERRADA. A atuação do Governo Federal não é algo pontual, uma vez que interação do ente federal não diminui e nem afeta a autonomia dos municípios, os quais são responsáveis pela gestão dos serviços primários de saúde a chamada Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde.

    D) ERRADA. A atuação do governo é descentralizada e a ampliação dos programas não é prejudicada.

    E) ERRADA. Os municípios são responsáveis pela gestão de serviços de saúde em seu território, a descentralização do SUS não exime os entes federados de sua responsabilidade de fornecimento e manutenção de saúde pública, seja ela em nível federal ou municipal.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Geyne, tiveram a "liberdade" frente à inência federal. Ainda assim, restrita aos recursos financeiros, logísticos e operacionais deste ente.
  • Alguém tem indicação de vídeos, professor etc para esse assunto?

  • ????????????????????