SóProvas


ID
537853
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação aos sistemas de informação em saúde utilizados no SUS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB  foi implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - SIPACS, pela então Coordenação da Saúde da Comunidade/Secretaria de Assistência à Saúde, hoje Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde, em conjunto com o Departamento de Informação e Informática do SUS/Datasus/SE, para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes  do Programa Saúde da Família - PSF.

    O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como  território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes. 

    Principal instrumento de monitoramento das ações do Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação/DAB/SAS (CAA/DAB/SAS), cuja missão é monitorar e avaliar a atenção básica, instrumentalizando a gestão e fomentar /consolidar a cultura avaliativa nas três instâncias de gestão do SUS.

  • PNI - Programa Nacional de Imunizações
    SIM - Sistema de Informações sobre mortalidade
    HIPERDIA - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos
    SISPRENATAL - Sistema de Acompanhamento do Programa de Imunização no Pré-natal e Nascimento
  • O SisPreNatal é o software que foi desenvolvido pelo Datasus, com a finalidade de permitir o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde. No SisPreNatal está definido o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência pré-natal adequada. Permite o acompanhamento das gestantes, desde o início da gravidez até a consulta de puerpério.

    O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

    O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.


    Fonte: 
    PORTAL DA SAÚDE. SIAB. DISPONÍVEL EM URL: http://portal.saude.gov.br/portal/se/datasus/area.cfm?id_area=743
    MINISTÉRIO DA SAÚDE, SIS PRE NATAL. DISPONÍVEL EM URL: http://sisprenatal.datasus.gov.br/SISPRENATAL/index.php
    MINISTÉRIO DA SAÚDE. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÕES. DISPONÍVEL EM URL: http://pni.datasus.gov.br/
    PORTAL DA SAÚDE. HIPERDIA. DISPONÍVEL EM URL: http://portal.saude.gov.br/portal/se/datasus/area.cfm?id_area=807


    BONS ESTUDOS A TODOS!!!!



  • Alternativa => A
    Referente aos sistemas de informação em saúde utilizados no SUS, podemos destacar:

    Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI/PNI) => Visa a contribuir para o controle, a eliminação e/ou a erradicação das doenças transmissíveis. O objetivo principal do Programa é oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso País, buscando alcançar coberturas vacinais de 100%, de forma homogênea, em cada município e em cada bairro.

    Sistema de Informações do Câncer da Mulher (Siscam) => Registro dos dados de identificação da mulher e dos laudos dos exames citopatológicos e histopatológicos realizados no SUS. Disponibilizado em 2002, o sistema, a partir de dados para o monitoramento externo da qualidade dos exames citopatológicos, orienta os gerentes estaduais do programa sobre a qualidade dos laboratórios responsáveis pela leitura dos exames no município.

    Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia) => O sistema informatizado cadastra e acompanha os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do SUS. Com o objetivo de reduzir a morbimortalidade associada a essas doenças, o MS assumiu o compromisso de executar ações para apoiar a reorganização da rede de saúde, com melhoria da atenção aos portadores dessas patologias, por meio do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Para tanto, estabeleceu parceria com estados, municípios e com as sociedades brasileiras de cardiologia, hipertensão, nefrologia e diabetes, federações nacionais de portadores de hipertensão arterial e diabetes, Conass e Conasems.



     



     



  • Falou em Atenção Básica tem a ver com o Programa de Saúde da Família.
    Pra quem é relativamente leigo, pode ajudar a guardar...
  • ITEM CORRETO, LETRA A
    Quadro que ajuda!
    Resumitivo de todos os sistemas de informação em saúde:

    SISTEMA EVENTO INSTRUMENTO DE COLETA FLUXO USO (ALGUNS)
    SIM Óbito Declaração
    de
    Óbito
    Cartório
    SMS
    Regional
    SES
    Estudos de mortalidade,
    Vigilância de Óbitos
    (infantil, materno, etc.)
    SINASC Nascidos vivos Declaração
    de
    Nascido Vivo
    Unidade
    SMS
    Regional
    SES
    Monitoramento
    da Saúde da Criança
    Vigilância
    a Criança de Risco
    SINAM Agravos de notificação FINotificação
     e
     FIInvestigação
    Unidade
    SMS
    Regional
    SES
    Acompanhamento dos
    agravos sob notificação,
    surtos, epidemias, etc.
    SIH Informação hospitalar AIH Unidade
    SMS
    Regional
    SES
    Morbidade hospitalar,
    Gestão hospitalar,
    Custeio da Atenção
    Hospitalar
    SIA Produção ambulatorial BPA Unidade
    SMS
    Regional
    SES
    Acompanhamento da
    produção ambulatorial,
    Gestão Ambulatorial
    Custeio da Atenção
    Ambulatorial,
    SIAB Atenção básica BPA Unidade
    SMS
    Regional
    SES
    Acompanhamento da
    produção dos profissionais da atenção básica,
    gestão A.B
    cobertura de atendimento a acompanhamento das principais doenças e promoção de saúde
    OUTROS API(Avaliação do Programa de Imunizações ), SISVAN (vigilância nutricional),  SIGAB, ETC.      
  • SIAB: SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA. Tem como instrumento o B.P.A e presta-se aos serviços dos P.S.F e PACS.