SóProvas


ID
5379589
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de Turvo - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os pronomes de tratamento são considerados, por grande parte dos gramáticos e linguistas, um caso específico de pronomes pessoais. Pela nossa cultura, levamos em conta o contexto e o tipo de relação que temos com a pessoa a quem nos direcionamos ou que citamos em nosso enunciado. Consideramos a intimidade, a familiaridade, a formalidade, o nível de hierarquia, entre outros fatores que definem como deve ser a interlocução. Todo tipo de pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido etc.) segue regras gramaticais estabelecidas na língua portuguesa padrão que norteiam o seu uso. No caso dos pronomes de tratamento, algumas regras devem ser levadas em consideração:
I. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
II. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no masculino.
III. Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa.
IV. Emprega-se o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa.
V. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 2ª pessoa.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
    • Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
    • Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência. Note que o termo “Vossa” concorda com o título que vem a seguir.
    • Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão , em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa. Veja nos exemplos abaixo:
    • Vossa Excelência decidiu a medida a ser tomada?
    • Sua Excelência, o Presidente, decidiu a medida a ser tomada.
    • Vossa Santidade é um homem de muita fé.
    • Sua Santidade, o Papa, é um homem de muita fé.
    • Você sabe o que tem para o almoço?

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/pronomes-tratamento.htm

  • I. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc., 

    II. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no masculino.

    III. Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. 

    IV. Emprega-se o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. 

    V. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 2ª pessoa. 

  • O gabarito é a letra D, mas acredito que o item V esteja errado. O pronome de tratamento fica na segunda pessoa, mas o verbo vai pra terceira igual ao pronome possessivo.

    EX:Vossa Senhoria designará seu substituto

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do uso dos pronomes de tratamento na redação oficial.
    I. Conforme explica o Manual de Redação, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Ou seja, de fato eles estão relacionados com títulos ou qualidades das pessoas, como por exemplo, respeito devido à idade. Portanto, item correto.

    II. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino. Como por exemplo "Vossa Excelência", "Sua Excelência", "Vossa Senhoria". Sendo assim, este item é incorreto.
    III. De acordo com o Manual de Redação, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor, ou seja, na 2ª pessoa. Assim, este item está correto.
    IV. Os pronomes possessivos, como é o caso do SUA, referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Sendo assim, este item está correto.
    V. O Manual de Redação explica que os pronomes de tratamento, embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Desse modo, este item está incorreto.

    Com base na análise das afirmativas apresentadas em cada item acima, identificamos que estão incorretos apenas o II e o V. Portanto, a alternativa correta é a letra D.
    Gabarito do Professor: Letra D.