Katzenbah & Smith (1993), por sua vez, destacam que, no processo de formação das equipes, existem 05 estágios de evolução para que um grupo se transforme em uma equipe.
Estágio 4 – Equipe Real: Aqui, os indivíduos passam a apresentar habilidades complementares. Além disso, os membros da equipe começam a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. Existe preocupação com o resultado final e os membros assumem a responsabilidade pelos resultados. Os membros passam a acreditar e confiar uns nos outros, e ocorre um aumento considerável do desempenho
Grupos de trabalho: não existe estímulo para transformar-se em equipe. Partilham informações entre si, porém mantêm-se, de forma individual, as responsabilidades e objetivos. Não se produz desempenho coletivo.
Equipe potencial: existe intenção de produzir desempenho coletivo. Necessita assumir compromisso quanto ao resultado de grupo e requer esclarecimentos das finalidades, objetivos e abordagem de tarefa.
Equipe real: composta de pessoas que, além de possuírem habilidades que se complementam, se comprometem umas com as outras, através da missão e objetivos comuns e da abordagem de trabalho bem definida. Existe confiança entre os membros do grupo, assumindo responsabilidade plena sobre o desempenho.
Equipe de elevado desempenho: equipe com membros profundamente comprometidos com o crescimento pessoal de cada indivíduo e com o sucesso deles mesmos e dos outros. Possuem resultados muito além das expectativas.
Fonte: http://metodologiacientifica-rosilda.blogspot.com/2010/04/trabalho-em-equipe.html